Partilhar

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais

O lírio-da-paz é uma planta milenar que exige poucos cuidados. Com aparência bonita, é bem resistente. Porém, algumas pessoas acabam tendo problemas na hora do lírio-da-paz florescer. Isso pode acontecer devido às condições em que o lírio está plantado ou fator ambiental. Com uma conotação religiosa e cheia de misticismo, a flor de lírio é adorada por muitos. Por isso, neste artigo, nós do umCOMO explicamos como fazer o lírio-da-paz florescer.

Como cuidar de lírios-da-paz

O lírio-da-paz não tem segredo para ser cultivado. Primeiro, você precisa de um ponto quente, úmido e sombreado, assim como as florestas tropicais, lugar do qual ele vem. Por isso, quando a planta é deixada dentro de casa consegue se desenvolver melhor, quando comparada aos ambientes do lado de fora da casa.

Deixe o lírio-da-paz próximo de uma janela em um quarto bem quente e com a luz indireta do sol. Tome cuidado ao expor o lírio ao sol muito direto e em excesso ou ao ar frio. Isso pode fazer com que ela morra antecipadamente. Se o clima de sua cidade for tropical, você pode deixar a planta para fora pelo ano todo.

Outro fator importante na hora de cuidar dos lírios é regar o lírio da forma correta. Faça isso apenas quando o solo estiver seco e coloque água o suficiente para deixá-lo úmido e sem poças. Caso você não regue a planta, ela poderá morrer. A água em excesso, porém, também não é boa e pode causar a raiz podre, fatal para qualquer planta. A média de regadas por semana é, normalmente, uma vez. Além de regar, você deve borrifar água na planta durante a semana. Isso servirá para reproduzir o ambiente natural dele, que é bem úmido.

As folhas não-saudáveis devem ser aparadas com frequência. Isso irá impedir que a planta gaste energia com partes mortas. Faça cortes limpos e bem próximos ao solo.

Como cuidar de lírios em vaso

Nós explicamos como cultivar lírios em vaso. Para envasar um lírio-da-paz, você deve, primeiro, usar o tamanho apropriado de vaso. Para isso, o ideal é que tenha cerca de 25 centímetros de diâmetro. Este tamanho normalmente faz com que as raízes se espalhem e cresçam o suficiente.

O fundo do vaso deve ter buracos de drenagem -- isso é essencial para a sobrevivência da planta. Lugares especializados em jardinagem oferecem uma mistura de envasamento própria para lírios. Escolha um solo que tenha cascas de árvores compostas e seja bem leve.

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais -  Como cuidar de lírios em vaso

Tipos de lírios

O lírio-da-paz é encontrado de diversas formas. Conheça alguns tipos de lírios:

  • Asiático: tem a flor mais simples de ser cultivada e com várias cores, como lírios rosa, amarelo, lírios brancos e laranja.
  • Candidum: tipo mais raro de lírio, que normalmente é cultivado por colecionadores.
  • Trompete: lírios maiores com fragrância mais agradável.
  • Americana: mais comum nos EUA e no Canadá, tem as pétalas em sua volta unidas.
  • Martagon: este tipo de lírio aparece manchado com vermelho, amarelo e laranja como cor base.

Lírio amarelo - significado

O lírio é uma das flores mais antigas do mundo. Por isso, é normal que haja um significado místico em torno dele. Segundo a lenda, o lírio nasceu a partir das lágrimas de Eva após abandonar o Jardim de Éden. Há lendas egípcias, gregas e de outras cultura que fazem alusão à pureza do lírio.

Ao receber o lírio amarelo de um amigo, isso pode significar que ele está interessado em ser muito mais do que seu amigo. Outro conceito associado ao lírio amarelo é o de decepção e desengano. O lírio rosa, por sua vez, indica beleza e amor. Os lírios brancos são associados à pureza e inocência, muitas vezes usados em buquês de noivas.

Depois de plantar lírios, aprenda como fazer arranjos de flores.

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais - Tipos de lírios

Bulbo de lírio

Encontrados em lojas de jardinagem, os bulbos de lírios vem prontos para serem plantados. O indicado é plantar logo depois da compra, para ter mais chance deles florescerem. Faça isso no outono ou inverno para que, na primavera, você consiga ter flores.

Primeiro, cave um buraco com 10 a 15 cm de profundidade. Depois, coloque o bulbo e mantenha-o em um local úmido e com luz indireta do sol. Se você plantar mais de um bulbo de lírio, mantenha uma distância de 15 cm entre eles.

Dica: confira ainda Como cultivar copo-de-leite e como florescer kalanchoe!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • O sinal que o lírio dá quando não está bem são as folhas enrugadas e marrons.

Escrever comentário sobre Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais

22 comentários
Edleusa
Qualquer lírio pode cultivar dentro de casa?
Djlama
Como adquirir outras especie só tenho branco.
Vanil Sellmer
Lírio da Paz pode ser plantado em vaso? E pode colocar no quarto de dormir?
A sua avaliação:
Socorrinha araujo
Lendo os comentários sobre o lirio da paz entendo que muitas pessoas tem i mesmo problema que eu, o de fazer o seu Lírio florescer. Quando comprei o meu já veio com algumas flores porem ficou sónas que já tinham e a partir dai já faz um ano e nunca mais floresceu. Há algo que eu possa fazer?
A sua avaliação:
Marli Messias
Como acabar com caramujos das plantas meus lírios estão sendo acabados por conta desses bichos nojentos ?
A sua avaliação:
Jose de Ribamar dos Santos Costa
onde posso adquirir outras especie de lírio da paz
Tissiana
Encontras em qualquer floricultura e na Rede Walmart.
Elaine Santos
Como fazer para o lírio da par(branco tipo mãozinha arrumada )pequeno e o grande florescer e mantê-los saudáveis e bonitos. Obrigado pela atenção.
Rozeli
Meu lírio está muito bonito mas não a Florence. O que devo fazer para que ele a Florença.
Editor umComo.com.br
Oi, Rozeli. Além das dicas já sugeridas nesse artigo, você também pode dar uma lida no post sobre como cuidar de lírios: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-lirios-17940.html
A sua avaliação:
Andréa Marques dos Santos
Tenho um vaso de lírio da paz branco no banheiro ,mas ele nunca Florence
Junior
Eu tenho um lírio da paz que fica próximo a uma janela, com caridade e sol indireto porém a cada dois dias percebo que as folhas começam a murchar, eu coloco água o suficiente p ficar úmido e qdo escorre embaixo paro de colocar p não enxarcar demais, dizem que normalmente se deve aguar uma vez na semana mais como devo fazer se em dois dias as folhas já caem???

1 de 3

Voltar ao topo da página