Partilhar

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais

O lírio-da-paz é uma planta milenar que exige poucos cuidados, mas tem origem em lugares mais frios do que o Brasil. Com aparência bonita, é bem resistente. Porém, algumas pessoas acabam tendo problemas na hora do lírio-da-paz florescer, já que esta. Isso pode acontecer devido às condições em que o lírio está plantado ou fator ambiental. Com uma conotação religiosa e cheia de misticismo, a flor de lírio é adorada por muitos. Por isso, neste artigo, nós do umCOMO explicamos como fazer o lírio-da-paz florescer.

Como cuidar de lírios-da-paz

O lírio-da-paz não tem segredo para ser cultivado. Primeiro, você precisa de um ponto quente, úmido e sombreado, assim como as florestas tropicais, lugar do qual ele vem. Por isso, quando a planta é deixada dentro de casa consegue se desenvolver melhor, quando comparada aos ambientes do lado de fora da casa.

Deixe o lírio-da-paz próximo de uma janela em um quarto bem quente e com a luz indireta do sol. Tome cuidado ao expor o lírio ao sol muito direto e em excesso ou ao ar frio. Isso pode fazer com que ela morra antecipadamente. Se o clima de sua cidade for tropical, você pode deixar a planta para fora pelo ano todo.

Outro fator importante na hora de cuidar dos lírios é regar o lírio da forma correta. Faça isso apenas quando o solo estiver seco e coloque água o suficiente para deixá-lo úmido e sem poças. Caso você não regue a planta, ela poderá morrer. A água em excesso, porém, também não é boa e pode causar a raiz podre, fatal para qualquer planta. A média de regadas por semana é, normalmente, uma vez. Além de regar, você deve borrifar água na planta durante a semana. Isso servirá para reproduzir o ambiente natural dele, que é bem úmido.

As folhas não-saudáveis devem ser aparadas com frequência. Isso irá impedir que a planta gaste energia com partes mortas. Faça cortes limpos e bem próximos ao solo.

Como cuidar de lírios em vaso

Nós explicamos como cultivar lírios em vaso. Para envasar um lírio-da-paz, você deve, primeiro, usar o tamanho apropriado de vaso. Para isso, o ideal é que tenha cerca de 25 centímetros de diâmetro. Este tamanho normalmente faz com que as raízes se espalhem e cresçam o suficiente.

O fundo do vaso deve ter buracos de drenagem -- isso é essencial para a sobrevivência da planta. Lugares especializados em jardinagem oferecem uma mistura de envasamento própria para lírios. Escolha um solo que tenha cascas de árvores compostas e seja bem leve.

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais -  Como cuidar de lírios em vaso

Quando o lírio-da-paz floresce?

A incidência de flores no lírio-da-paz acontece a partir da primavera, quando o bulbo já passou pelo período de dormência, que acontece no inverno, nos meses mais frios do ano.

Como fazer o lírio-da-paz florir

Em regiões mais quentes do Brasil, entretanto, o inverno pode não ser frio o suficiente para o choque térmico inverno-primavera responsável por fazer o lírio-da-paz florescer. Para florescer os lírio precisam de mudanças bruscas de temperatura. Uma das técnicas simples e possíveis para fazer o lírio-da-paz florescer é deixando o bulbo na geladeira até a próxima primavera, assim:

  1. Após o período de floração, quando as flores e folhas secam e caem, você precisa recuperar os bulbos na terra;
  2. Para isso, corte as partes secas, retire o bulbo da terra e os 'filhotes' (bulbinhos que possam estar por ali);
  3. Lave eles, seque bem, envolva em papel toalha e guarde na geladeira;
  4. Replante na próxima primavera e provavelmente você terá o privilégio de ver os seus lírios florescerem novamente.

Tipos de lírios

O lírio-da-paz é encontrado de diversas formas. Conheça alguns tipos de lírios:

  • Asiático: tem a flor mais simples de ser cultivada e com várias cores, como lírios rosa, amarelo, lírios brancos e laranja.
  • Candidum: tipo mais raro de lírio, que normalmente é cultivado por colecionadores.
  • Trompete: lírios maiores com fragrância mais agradável.
  • Americana: mais comum nos EUA e no Canadá, tem as pétalas em sua volta unidas.
  • Martagon: este tipo de lírio aparece manchado com vermelho, amarelo e laranja como cor base.

Lírio amarelo - significado

O lírio é uma das flores mais antigas do mundo. Por isso, é normal que haja um significado místico em torno dele. Segundo a lenda, o lírio nasceu a partir das lágrimas de Eva após abandonar o Jardim de Éden. Há lendas egípcias, gregas e de outras cultura que fazem alusão à pureza do lírio.

Ao receber o lírio amarelo de um amigo, isso pode significar que ele está interessado em ser muito mais do que seu amigo. Outro conceito associado ao lírio amarelo é o de decepção e desengano. O lírio rosa, por sua vez, indica beleza e amor. Os lírios brancos são associados à pureza e inocência, muitas vezes usados em buquês de noivas.

Depois de plantar lírios, aprenda como fazer arranjos de flores.

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais - Tipos de lírios

Bulbo de lírio

Encontrados em lojas de jardinagem, os bulbos de lírios vem prontos para serem plantados. O indicado é plantar logo depois da compra, para ter mais chance deles florescerem. Faça isso no outono ou inverno para que, na primavera, você consiga ter flores.

Primeiro, cave um buraco com 10 a 15 cm de profundidade. Depois, coloque o bulbo e mantenha-o em um local úmido e com luz indireta do sol. Se você plantar mais de um bulbo de lírio, mantenha uma distância de 15 cm entre eles.

Dica: confira ainda Como cultivar copo-de-leite e como florescer kalanchoe!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • O sinal que o lírio dá quando não está bem são as folhas enrugadas e marrons.

Escrever comentário sobre Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais

O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
Sonia Regina da Silva
Meu lirio da paz está ficando com as flores verdes, ele sempre foi muito saudável e da muitas flores,agora não sei o que fazer.
A sua avaliação:
Jane neves
O que fazer pra recuperar minha descenda tricolor
A sua avaliação:
ANDREA
QUERO DICAS COMO CUIDAR DE LIRIO DA PAZ, ORQUIDIA, FLOR DE MAIO E FLOR DE DESERTO. POR FAVOR
A sua avaliação:
Li
Para florir, realizar adubações de reposição de nutrientes, usar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10. Ver quantidade recomendada na embalagem.
A sua avaliação:
gislaine goes
Por que as folhas do meu mini lirio da paz estão ficando enrugadas ?
A sua avaliação:
Jardina Da Silva teles
Meu lirio nunca floriu
aparecidadenise514@gmail.com
Gostaria de ter lírio amarelo rosa. Tenho três tamanhos de lírio, só o menor floriu
Roseli Maria Pantaleão
Gostei muito se saber sobre o local e quantidade de água para o Lírio da Paz.
Geralmente coloco muita água e mato todas as flores e folhagens da minha casa.
Amoooooo flores, folhagens mas, infelizmente, não sei cuidá-los.
Beijos Amigos. Amo dicas e artigos. Leio todos.
Cecília

Oi boa noite eu tenho um lírio da mas,aquele da flor branca e pequena , desculpe.plantei a muda ñao é uma planta já formada ,mas gostaria de receber dicas de como cuidar uma vez que ele ñao desenvolve ok? Mas peço por favor que gostaria de receber dicas sobre plantas sempre que vcs tiverem ,um abraço.
Marli
O lirio e muito simples de cuidar....tenho muitos vasos e florescem bem. Tenho o minibo normal e o gigante. O que diferencia um do outro e o tamanho das flores e das folhas. Nao gosta do sol direto mas gosta do calor. Se prolifera por mudas com raiz. De tempo em tempo precisa ser mudado porque cria muita raiz....se o seu nao esta se desenvolvendo mude ele de vaso e de lugar.
Maria de Fátima de Oliveira Silva Gonçalves
Bom dia gostaria de adquirir outras cores so tenho branca e demora muito tempo para florecer.
Ilidia Ferreira de Matos
Como fazer o lírio da paz florescer?
Doty garcia
Como florecer o lirio da paz
Li
Npk 10-10-10

Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais
1 de 3
Como fazer o lírio-da-paz florescer - Cuidados essenciais

Voltar ao topo da página