PARTILHAR

Como fazer violeta florescer - Dicas para um jardim perfeito!

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 6 setembro 2017
Como fazer violeta florescer - Dicas para um jardim perfeito!

As violetas são belas flores que podem embelezar qualquer jardim. Muito populares no mundo todo, elas estão presentes em toda a cultura mundial, sendo símbolo de amor entre divindades e também entre casais. Com um cuidado e cultivo muito simples, a violeta é muito comum em quase todas as regiões do planeta, principal pelo motivo de que esta flor tem uma adaptabilidade muito grande a vários tipos de clima e de solo. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, iremos te dar as melhores dicas de como fazer violeta florescer, para deixar a sua vida mais bela e com flores por todo canto.

Como fazer violeta dar flor

Para florescer a violeta, são precisos alguns cuidados específicos em seu cultivo. Um dos maiores segredos para um cultivo da violeta é a luz que incide sobre a planta. A violeta tem uma grande necessidade de iluminação para que consiga fazer sua floração e também sua fotossíntese. No entanto, é importante e notável o fato de que a luz não pode incidir diretamente em suas folhas e flores, pois essa planta é sensível ao sol e pode acabar sendo "queimada" pelos raios solares que vêm diretamente ao seu corpo.

Outra dica essencial para cultivar as violetas com flores sempre é a temperatura do ambiente. A violeta não tem grande resistência às noites frias, portanto, é importante que haja uma regulação para que durante as noites a temperatura não fique abaixo de 21ºC. No entanto, não é bom que faça muito calor: temperaturas acima de 30ºC durante o dia podem inibir o florescimento da planta, te impedindo de chegar no resultado devido.

Outra informação relevante para quem deseja saber como cultivar violetas sempre floridas se refere à quantidade de irrigação da planta. Não se deve regar excessivamente a planta. Geralmente isso impede um crescimento saudável da violeta por causa de fungos que acabam prejudicando as raízes das plantas, e, consequentemente, a sua absorção de nutrientes do solo. O ideal é manter a umidade do solo, nunca encharcando a terra em que a florzinha será cultivada.

Para dar o toque final, saiba que é preferível que o cultivo se dê em vasos, tendo em vista que a necessidade de luz indireta pode acabar impedindo a plantinha de florescer como se deseja. Portanto, se tiver essa opção, procure por vasinhos de barro, que absorvem umidade e não deixam o solo ficar encharcado, garantindo as necessidades básicas que proporcionam um desenvolvimento saudável e florido da violeta.

Descubra também Como plantar violetas com esse artigo.

Adubo caseiro para violetas

A adubação é um incentivo interessantíssimo que as violetas podem ter para um cultivo florado. No mercado de adubos e floricultura, existem adubos específicos de solução NPK (Nitrogênio, potássio e fósforo) desenvolvidos para a floração de violetas. No entanto, se você deseja fazer uma produção caseira desse tipo de fertilizante, damos a receita para você. Você vai precisar de cascas de ovos, humus e banana para isso.

A combinação de adubo natural (humus), com cascas de ovos e banana garantirá a proporção perfeita entre nitrogênio, potássio e fósforo em uma planta. As cascas de ovos são ricas em fósforo, a banana é rica em potássio e o humus possui alta quantidade de nitrogênio, oferecendo a proporção necessária de nutrientes que garantem o cultivo da violeta.

Leia mais sobre adubação e fertilização do solo no nosso artigo Como fertilizar as plantas com produtos caseiros.

Como fazer violeta florescer - Dicas para um jardim perfeito! - Adubo caseiro para violetas

Como podar violetas

Outra importante tática para cultivar violetas sempre floridas é manter uma poda adequada para a planta. No entanto, muitas pessoas desconhecem as melhores técnicas de podamento especializado para violetas, acabando com sua floração e inclusive em diversos momentos degradando a planta, causando sua morte e desaparecimento de seu belo potencial de ornamentação.

A poda correta da violeta deve ocorrer durante o momento de floração. As flores que já estiverem murchas devem ser cortadas para que os nutrientes se dediquem a novas flores, além do fato de que folhas amareladas e mortas devem ser retiradas o quanto antes para que o desenvolvimento da planta não seja prejudicado. Também é interessante que você fique atento para pulgões nas plantas, sempre os retirando para que eles não usurpem os nutrientes da violetinha.

Essas são as principais dicas de como cultivar violetas sempre floridas. Se você gosta de um jardinzinho sempre cheio de flores, confira nossos artigos sobre outras plantas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer violeta florescer - Dicas para um jardim perfeito!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Maria salustiana da Silva
Tenho vários vasos de violetas, já fiz várias mudas apenas colocando a folha na terra, porém as flores mais velhas estão bonitas porém.nao então dando flores, gostaria de dicas pra que elas dessem flores. Desde já agradeço.
A sua avaliação:
ANA LETICIA BARBAS
PORQUÊ QUE MINHAS VIOLETAS NÃO DÃO FLORES. É POSSIVEL DAR UMA RECEITA CASEIRA PARA ISSO ACONTECER. AQUI NÃO HÁ FLORICULTURA PARA EU COMPRAR NPK 10 10 10 POR ISSO QUERIA UMA RECEITA CASEIRA SE FOSSE POSSIVEL, MUITO OBRIGADA..
A sua avaliação:
Maria Helena Alves Batista
As minhas violeta estão apodrecendo.o que faço?
Maria Eugénia
Antes de ter um incêndio há já alguns anos em casa, eu tinha perto de 30 vasos com violetas de todas as cores e feitios, não consigo mais ter um vaso de violetas com flor, reproduzem-se facilmente até mesmo no replantar, mas flor nunca mais, com muita pena!
Gostaria de uma dica.
Obrigado
Maria Eugénia
WILMA SIMONE ALMEIDA
Olá...Gostaria de dicas de como cultivar Begônias Gerberas e Tulipas... Pois elas morrem quando acabam a floração Amo essas três...as tulipas já ate desisti...as Gerberas ainda estou tentando,sempre compro mas morrem depois da floração Como cultiva las Obrigada
Benedito da Cruz Grilo
Olá boa noite, sempre tive vontade de iniciar um plantil de violetas, mas até agora minha dificuldade foi encontrar mundas, tu poderá me dar uma dica??? uma certa ocasião comprei sementes mas, já fiz vários testes de plantil e não funcionou , que devo fazer, podes me orientar??? obrigado , Grilo.
Editor umComo.com.br
Oi Benedito! As dicas desse artigo podem te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-violetas-12332.html
Maria Pereira Moreira
Tenho muitas violentas mais não dar flores o que faço?
Silvana Toschi
E qdo a violeta está c mudas, devo retirá-las?
Como fazer violeta florescer - Dicas para um jardim perfeito!
1 de 2
Como fazer violeta florescer - Dicas para um jardim perfeito!

Voltar ao topo da página ↑