Partilhar

Como cuidar da planta violeta

Por Sara Viega. Atualizado: 11 julho 2017
Como cuidar da planta violeta
Imagem: jardineria.pro

Uma violeta é uma planta fantástica para decorar seu lar, seja nos ambientes internos ou no pátio ou jardim. Seu nome indica a cor geral de sua flor, embora também possa ser encontrada alguma espécie de cor branca. Além de bonitas e muito ornamentais, as violetas têm um aroma leve. Se você gostaria de cultivar esta planta ou se já conta com uma violeta em casa, preste atenção ao seguinte artigo. Em umComo.com.br explicamos como cuidar da planta violeta. Siga estes conselhos e suas flores crescerão saudáveis, fortes e bonitas. Anote!

Também lhe pode interessar: Como cuidar uma violeta africana
Passos a seguir:
1

A violeta é um tipo de planta que requer muita água e umidade, bem como uma temperatura quente. Deve ter em conta que é uma flor original das zonas mais tropicais, por isso, as condições climáticas são a chave para que cresçam bem.

2

Irrigação. Sabendo que precisam de uma grande quantidade de água, é importante que a terra em que estejam plantadas esteja sempre úmida. Molhe-as entre duas e três vezes por semana. A irrigação deve ser realizada com água morna. Tente não molhá-las com água fria, pois poderiam sair manchas escuras em suas folhas.

3

Exposição solar. A violeta é uma planta de interior e exterior, por isso não é muito recomendável que os raios de sol incidam diretamente sobre ela; embora seja necessário que recebam alguma luz para que possam florescer fortes, caso contrário suas flores serão muito fracas. É ideal tê-las em zonas sombrias não frias, mas aquecidas e onde haja luz parcialmente. Lembre-se: o excesso de luz pode fazer com que a flor murche ou inclusive queime. Você notará isso se observar suas folhas com um tom amarelo.

4

Frio. Como já foi referido, as violetas são flores originárias de zonas quentes, por isso, o excesso de frio pode afetá-las e reduzir sua fortaleza. É importante que jamais fiquem em lugares onde a temperatura seja inferior aos 12º C. As temperaturas baixas podem causar a perda da cor das flores, bem como fazer com que as folhas se tornem amareladas.

5

Pragas. As violetas costumam ser afetadas pelas cochonilhas, pulgões ou pela mosca branca. Se sua planta está doente, utilize um pesticida orgânico para a terra de seu vaso. Borrife nas primeiras horas da manhã, mas não o faça nunca sobre as folhas ou as flores da violeta, pois poderia danificá-las ainda mais. Aplique o pesticida sobre a terra. Acabará com qualquer praga!

Dica: Confira também esse artigo que explica como fazer violeta florescer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da planta violeta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar da planta violeta

5 comentários
A sua avaliação:
Kelly
Olá, Tinha alguns pés de violetas que ganhei o ano passado, porem elas veem morrendo aos poucos, as folhas estão soltando e as flores tbm.. não sei o que está acontecendo com elas.. simplesmente elas soltam do talo.. Help please
Márcia
Muito Boa a sua orientação Eu regrava todos os dias com água fria e ainda colocava pra tomar banho de sol diariamente
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Márcia! Que bom saber que as dicas foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Diná
Eu sempre soube ao contrário, que a violeta não gosta de muita água, inclusive estraguei umas com excesso de água., suas folhas começam a apodrecer e matam a planta. Assim, passei a regar, como me disseram, e deu certo. Podem me virar está dúvida
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Diná! O ideal é você não jogar água nas flores e folhas, mas sim na terra, e uma pequena quantidade de cada vez. O ideal é que durante o verão regue a sua violeta duas vezes por semana e, no inverno apenas uma vez por semana. Espero ter esclarecido a sua dúvida e obrigada pelo seu comentário :)
Edna Cordeiro da Silva
Este artigo foi muito útil pra mim, pois molhava minhas violetas com água gelada. Obrigada pelas informações!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue nos acompanhando :)
Marlene Della Sávia
Preciosas informações, as flores tornam nossas vidas mais alegres e festivas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Marlene, é bem verdade :) Muito obrigada pelo seu comentário e um feliz natal! ;)

Como cuidar da planta violeta
Imagem: jardineria.pro
Como cuidar da planta violeta

Voltar ao topo da página