Outros As flores

Como cuidar da planta véu de noiva

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 11 novembro 2019
Como cuidar da planta véu de noiva

A véu de noiva, de nome científico Gibasis pellucida, é uma planta com origem no México também encontrada de forma natural em regiões ao sul do Estados Unidos da América no estado do Texas[1]. Fazendo parte da família Commelinaceae, que está distribuída em diversas regiões tropicais e temperadas, a véu de noiva também foi naturalizada no Taiwan[2] e é cultivada no Brasil tanto em ambientes internos quanto externos. Sendo ideal para lugares quentes e tendo uma cultivação fácil, a flor véu de noiva tem uma tonalidade branca que contrasta com o verde de suas folhas e dá uma aparência bonita e delicada aos ambientes onde se encontra. Se você quer saber mais sobre o cultivo e cuidado, veja como cuidar da planta véu de noiva nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das margaridas

Índice

  1. Características da planta véu de noiva
  2. Como cuidar da planta véu de noiva
  3. Solo e adubo
  4. Luz
  5. Poda
  6. Água
  7. Localização

Características da planta véu de noiva

O véu de noiva é uma planta pendente, ou seja, que possui um caimento natural, além de ser florífera e muito utilizada no ornamento de casas e jardins por florir durante todo o ano, garantindo sempre uma bela decoração quando saudável e bem cuidada. A véu de noiva planta cresce muito bem em ambientes quentes e úmidos, sendo ideal para plantio em regiões tropicais.

A planta possui ramos finos e abundantes, flores brancas, pequenas e delicadas com uma característica constante que é a de possuir apenas 3 pétalas, flores essas que nascem durante todo o ano. Suas folhas são também pequenas e finas, com tonalidade verde-escura. Apesar de ter aparência delicada em razão se suas folhas e flores pequenas, a véu de noite cresce bastante, podendo chegar até um metro e tendo um bonito caimento ocasionado pelo peso de seus ramos.

O cuidado com a véu de noiva é bastante simples e exige apenas cuidados básicos como a rega, adubação e cuidado com o ambiente na qual será plantada, afinal, é uma espécie originária de locais quentes e úmidos que não suporta o frio de um inverno intenso e não lida bem com a falta de água.

Além das dicas de cuidado para a véu de noiva, caso você for mantê-la em casa, veja também como cuidar das plantas de interior.

Como cuidar da planta véu de noiva - Características da planta véu de noiva

Como cuidar da planta véu de noiva

Ainda que a véu de noite seja uma planta de cuidado simples, que não exige muito tempo nem esforço, como todas as outras plantas que criamos, é necessário que tenhamos cuidados básicos para manter sua planta saudável:

  • Solo drenado (vasos de argila são ideais);
  • Rega moderada;
  • Adubo orgânico;
  • Meia-sombra;
  • Ambientes quentes e ensolarados;
  • Retirar folhas e flores secas e ramos danificados;
  • Atenção à presença de pulgões;

Entenda, a seguir, detalhadamente como cuidar da planta véu de noiva em cada um desses critérios:

Solo e adubo

O maior cuidado com a véu de noiva em relação ao solo deverá ser para evitar afogamentos. A planta gosta bastante de água mas a retenção de líquidos em suas raízes pode deixar a planta fraca e até mesmo matá-la, sendo assim, mantenha o solo bastante drenado, utilizando vasos de argila e não de plástico. Esse cuidado visa permitir a passagem de água e de ar, além de também ser válido introduzir pedaços de cascalho ou pedra que evitem o empedramento do solo, que impede a passagem de água.

O adubo utilizado na véu de noiva deverá ser orgânico, sendo assim, evite comprar misturas prontas e artificiais em lojas de jardinagem. Uma das possibilidades para resolver o problema é fazendo seu adubo em casa e, caso você não saiba como, veja como fazer adubo natural. Além de simples, fazer adubo natural pode ser uma ótima forma de aproveitar restos orgânicos de frutos e vegetais que, não fosse por isso, acabariam indo para o lixo.

A diferença do adubo orgânico é utilizado não apenas para a nutrição da planta mas também para melhorar a qualidade do solo. Utilizando adubos do tipo, a liberação de nitrogênio, potássio e fósforo ocorrerá de maneira lenta e gradual, podendo seguir surtindo efeito de algumas semanas até 2 anos após sua disposição, dependendo do material utilizado[3].

Luz

Apesar de ser uma planta tropical e que lida muito bem com ambientes mais quentes, a véu de noite deve ser mantida em meia sombra e nunca em contato direto e constante com a luz do sol. Caso você mantenha sua planta em ambiente aberto como no jardim de casa, garanta que estará próxima de plantas mais altas que bloquearão parcialmente a luz do sol.

Poda

No cuidado da planta véu de noiva, podar é algo que sempre causa preocupação, afinal, essa é uma planta que necessita que cuidados constantes, sendo a poda a real única preocupação quando cuidaremos de plantas como o véu de noiva. Não existe tempo certo para a poda de véu de noiva, é necessário estar sempre observando a planta e removendo folhas, flores e ramos danificados.

Outra importante para cuidar da véu de noiva é sempre olhar, quando for podá-la, seus interiores. Já que a planta é muito volumosa, por vezes existem pragas como ácaros e pulgões na véu de noiva que não são muito visíveis quando não fazemos uma boa procura e, quando se tornam visíveis, já é tarde demais.

Água

A véu de noiva necessita de bastante água e deve ser regada 2 a 3 vezes por semana, o que pode variar de acordo com a umidade do ar. Para ter certeza de que já está em época de adicionar água ao solo, coloque seu dedo na terra e sinta se está seco ou molhado. Caso a terra pareça muito pouco hidratada, é a época certa de regá-la.

Localização

Por ser uma planta tropical[2], a véu de noiva precisa ser mantida em ambiente quente e ensolarado. Caso você vá mantê-la no interior de casa, garanta que estará em um lugar onde conseguirá receber luz do sol durante o dia, além disso, também é necessário manter a planta em lugar arejado pois a véu de noite tem tendência a adquirir ácaros, o que pode ser facilitado por ambientes fechados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da planta véu de noiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. ROSEN, D. J.; FADEN, R. B. Gibasis pellucida (Commelinaceae), a new and potentially weedy genus and species for Texas. Sida, Botanical Miscellany Series, Botanical Research Institute of Texas, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/293603448_Gibasis_pellucida_Commelinaceae_a_new_and_potentially_weedy_genus_and_species_for_Texas. Acesso em: 03/11/2019.
  2. CHAO, C. T.; HUANG, Y. L.; LIU, S. Q.; TSENG, Y. H. Gibasis pellucida (Martens & Galeotti) D.R. Hunt (Commelinaceae), A Newly Naturalized Plant in Taiwan. Disponível em: http://www.for.nchu.edu.tw/up_book/1.p77-84(Gibasis_pellucida)%E6%9B%BE%E5%BD%A5%E5%AD%B8%E4%B8%80%E6%A0%A120140325.pdf. Acesso em: 03/11/2019.
  3. PENHALLEGON, R. Nitrogen phosphorus and potassium values of organic fertilizers. Oregon State University Extension Service, 2003. Disponível em: https://extension.oregonstate.edu/sites/default/files/documents/1/lc437organicfertilizersvaluesrev.pdf. Acesso em: 03/11/2019.

Vídeos relacionados com Como cuidar da planta véu de noiva

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cuidar da planta véu de noiva
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como cuidar da planta véu de noiva