Passos para plantar uma flor

Como plantar Prímula - Passo a passo e cuidados

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 25 agosto 2017
Como plantar Prímula - Passo a passo e cuidados

As Prímulas são encantadoras plantas herbáceas originárias da China, mas muito populares no mundo ocidental. São de pequeno porte, atingindo no máximo 20 cm de comprimento. As Prímulas apresentam uma enorme variedade de cores e gostam de ambientes de sombra, portanto são ideais e adequadas para a decoração de interiores - com certeza alguma cor de Prímula cairá como uma luva em algum cômodo da sua casa. Apesar da beleza, é preciso cuidado para manuseá-las, pois a estrutura semelhante a pelos presente em suas folhas pode ser tóxica para os seres humanos. Se você também se encantou por essa planta, veja as recomendações do umCOMO sobre como plantar Prímula!

Vai precisar de:

  • Sementes de prímula
  • Terra fértil e adubada
  • Vaso médio
  • Água
Também lhe pode interessar: Como plantar petúnia - dicas e cuidados

Índice

  1. Flor Prímula - Significado
  2. Como plantar Prímula
  3. Como fazer mudas de Prímula
  4. Cuidados com a planta Prímula

Flor Prímula - Significado

Em sua origem etimológica, a palavra prímula vem do latimprimus, que significa primeiro. No Hemisfério Norte, as Prímulas eram as primeiras a florescer na primavera, vindo daí a origem do nome. Segundo a FloresWiki[1], a Prímula é a flor da juventude e da inocência.

Como plantar Prímula

As Prímulas são muito delicadas, o que exige diversos cuidados em seu plantio. Para plantar Prímula, você irá precisar de:

  • Sementes de Prímula
  • Terra fértil e adubada
  • Um vaso de tamanho médio
  • Água para regas

Passo a passo de como plantar Prímula

  1. Preencha o vaso de tamanho médio com a terra fértil e adubada.
  2. Faça pequenos furos no solo e jogue as sementes de Prímula, cobrindo-as com a terra.
  3. Regue a terra de maneira a deixar a terra úmida - cuidado para não colocar água demais. Esse processo deve ser feito preferencialmente no final do outono, o que no Brasil ocorre nas semanas finais de junho.
  4. Mantenha o vaso à sombra, pois as Prímulas não gostam de sol.

As raízes das Prímulas irão se desenvolver durante o inverno e as flores vão desabrochar no início da primavera. Lembre-se de regá-la durante todo o inverno, de modo a manter a terra úmida e garantir o desenvolvimento adequado desta linda planta.

Uma observação importante é que a primeira florada da Prímula é a mais bonita e intensa, sendo necessário substituí-las anualmente (ou seja, plantá-las novamente a partir das sementes) caso queira manter o mesmo padrão de flores.

Como plantar Prímula - Passo a passo e cuidados - Como plantar Prímula

Como fazer mudas de Prímula

As Prímulas são flores muito delicadas, o que torna difícil sua fixação por mudas - o ideal é plantá-las através de semente. Contudo, caso mesmo assim você tenha o desejo de optar pelas mudas, descubra como fazer mudas de prímula seguindo nossas recomendações. Você irá precisar de:

  • Folha de Prímula;
  • Vaso com terra adubada;
  • Enraizador (facilmente encontrado em lojas de produtos naturais);
  • Plástico filme.

Passo a passo de como fazer mudas de Prímula

  1. Para fazer mudas de Prímula, retire cuidadosamente uma folha de uma Prímula já desenvolvida.
  2. Aplique um pouco do enraizador na parte da folha que a ligava à planta original - o enraizador irá estimular o desenvolvimento das raízes.
  3. Coloque a folha sobre o vaso com terra adubada e cubra-a com um pedaço de plástico filme para protegê-la do frio.
  4. Após algum tempo, as raízes aparecerão e a muda de Prímula poderá ser plantada normalmente.

Cuidados com a planta Prímula

  • É necessário ter muitos cuidados com a planta Prímula, pois ela é de natureza delicada e sensível. As Prímulas não podem ser expostas ao sol diretamente, pois seus raios irão queimar as folhas e flores. Portanto, deixe-as à sombra e protegidas do vento.
  • A terra da Prímula deve estar sempre úmida e com a terra bem adubada. As plantas são como pessoas: se não recebem a alimentação adequada, se enfraquecem e ficam mais suscetíveis a doenças.
  • Você pode fazer seu próprio adubo em casa: confira nosso artigo sobre como fazer compostagem em casa.
  • Para que as flores se desenvolvam melhor, retire sempre as folhas e flores que já estiverem secas e murchas - assim a seiva se dirige para as partes da planta que estão crescendo.
  • A Prímula pode ser tóxica, o que exige muito cuidado em seu manuseio. Use sempre luvas ao manuseá-la, pois a espécie de “penugem” que cobre as folhas pode conferir irritação na pele de algumas pessoas. Também mantenha suas Prímulas longe do alcance do seu bichinho de estimação, pois uma mordida pode ser fatal para cachorros e gatos.

Se você se interessou por saber como plantar Prímula, confira nossa categoria Jardim e descubra como plantar diversas outras flores, plantas e também os cuidados gerais para manter um jardim bonito e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Prímula - Passo a passo e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como plantar Prímula - Passo a passo e cuidados