Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados
A Euphorbia milii, popularmente conhecida como coroa-de-cristo, é uma planta originária da Ilha de Madagascar, na África, mas muito difundida no Brasil. Geralmente, é utilizada como planta ornamental e também como proteção em cercas vivas. Seu arbusto pode chegar a 2 metros de altura, e seus espinhos podem ter até 3 centímetros cada. Além de coroa-de-cristo, a Euphorbia milii também pode ser conhecida como colchão-de-noiva, dois-amigos, coroa-de-espinhos, martírios, duas-amigas, bem-casados, dois-irmãos e coroa-de-nossa-senhora.
No artigo de hoje em umCOMO, traremos curiosidades e informações a respeito da coroa-de-cristo e a forma ideal de se fazer o plantio desse arbusto. Se você deseja saber como plantar coroa-de-cristo, não deixe de continuar lendo.
Planta coroa de cristo: curiosidades e informações
O principal uso da planta coroa-de-cristo é como cercas vivas, isoladas ou junto ao muro. A planta floresce o ano inteiro e possui alto valor paisagístico, ou seja, além de ser funcional, ainda é um excelente complemento decorativo no jardim. Suas flores podem se apresentar em diversas cores: vermelhas, rosas, brancas ou amarelas. Quando é cortada, a planta libera uma espécie de látex tóxico, que pode causar irritação na pele e nos olhos. Por conta disso, o manuseio da coroa-de-cristo deve ser feito com luvas grossas.
A coroa-de-cristo é uma planta que necessita de luz solar direta e lida muito bem com climas tropicais e subtropicais, mas não suporta temperaturas próximas a 0 graus. É de fácil cultivo e bastante resistente à seca, mas se desenvolve melhor com regas constantes - mas tomando cuidado com o excesso de água, que pode prejudicar o crescimento da planta.
É um arbusto muito versátil. Aguenta podas, cresce em solo arenoso, aguenta frio, vento, meses sem água e até mesmo maresia. Pode ser complicado o cultivo em ambientes frequentados por crianças, mas seu uso é diverso: pode isolar uma área, dificultar a escalada de um muro ou impedir o acesso a uma janela, dentre outros. Se você se interessou pelo assunto e quer aprender como cultivar coroa-de-cristo, confira as dicas a seguir.
Como plantar coroa-de-cristo
A resposta para a pergunta "como plantar coroa-de-cristo" é a seguinte: se você quer iniciar o cultivo dessa plantinha em casa, o ideal é fazer mudas. E para isso, existem dois métodos principais: a propagação por estaquia e a propagação por sementes. Confira o que é cada uma delas e o passo a passo para plantar coroa-de-cristo a partir dessas técnicas a seguir:
Plantar coroa-de-cristo por estaquia
A propagação por estaquia é um método de reprodução assexuada das plantas. Através de pequenas estacas (caules, raízes, folhas, etc) de uma planta original plantadas no solo, novas plantas começam a se desenvolver. Para cultivar a planta coroa-de-cristo utilizando este método, o passo a passo é o seguinte:
- Escolha uma planta-mãe saudável e nutrida
- Faça um corte de cerca de 10cm de um dos ramos com folhas da planta
- Deixe a estaca secar em um lugar sombreado por alguns dias
- Plante o pedaço de coroa-de-cristo em um vasinho com terra úmida e rica em matéria orgânica
- Faça a rega e aguarde o enraizamento das raízes
Pronto! Agora que você seguiu todos os passos, é só esperar. O processo de surgimento das primeiras raízes demora cerca de 1 mês. Depois desse período, é provável que você já comece a ver a nova plantinha brotando do solo.
Plantar coroa-de-cristo usando sementes
Já a propagação por sementes é um meio sexuado para plantar coroa-de-cristo. Na natureza, as flores geram sementes que, ao cair na terra, criam mudas e geram plantinhas novas. Mas para reproduzir essa técnica em casa, é preciso comprar sementes da plantinha em lojas especializadas em Jardinagem e fazer a germinação no solo. Como? É o que você confere no passo a passo abaixo:
- Compre sementes da planta coroa-de-cristo
- Adicione terra enriquecida em matéria orgânica em um vasinho
- Faça um buraco de alguns centímetros de profundidade no solo
- Posicione as sementinhas dentro do buraco
- Cubra as sementes com mais um pouco de substrato
- Faça a rega e aguarde a germinação
Essa forma de plantio é ideal para o jardineiro que busca novas variedades da planta. A coroa-de-cristo começa a germinar após 15 dias, em média. Espere as primeiras quatro a seis folhas surgirem para transferir a planta para o solo definitivo, seja no quintal, jardim ou em um vaso maior.
Seja qual for o método que você escolher para fazer as mudas da planta coroa-de-cristo, nossa dica é proteger a pele dos espinhos e também olhos, nariz e boca. Utilize luvas e lembre-se de lavar as mãos após qualquer contato com a coroa-de-cristo, para certificar que quaisquer toxinas foram eliminadas.
Agora você já sabe como cultivar coroa-de-cristo. Se quer continuar se aprofundando no tema Jardinagem, sugerimos que acesse também: Como preparar mudas
Euphorbia milii - cuidados
Se você decidiu aprender como plantar coroa-de-cristo e quer cultivar um exemplar desse arbusto em casa, deve estar atento às seguintes orientações para plantar e cuidar de coroa-de-cristo corretamente:
Quanto ao solo, ele precisa ser bem drenado, leve e moderadamente fértil. Apesar dessas recomendações, reforçamos que a coroa-de-cristo é bastante resistente ao tipo de solo. Na hora do plantio, caso você queira construir uma cerca viva, o espaço recomendado entre as plantas é de 25cm a 60cm, variando de acordo com a variedade da espécie que você irá plantar. Cuidado com o excesso de espaçamento, pois poderá produzir falhas na cerca. Caso tenha dúvidas, o ideal é tirá-las junto o vendedor na hora da compra.
Quando as condições de cultivo são ideais, a planta pode florescer o ano inteiro. Contudo, as principais épocas de floração são entre a primavera e o verão, por conta da luz do sol e do calor. Lembramos, ainda, que para garantir um crescimento saudável da planta, ela deve receber luz solar direta. Portanto, tenha cuidado especial na hora de decidir aonde posicionar a sua muda de coroa-de-cristo.
Conforme falamos anteriormente, a planta coroa-de-cristo é uma planta bastante resistente à seca, mas o seu desenvolvimento melhora se não faltar água. Deve-se tomar cuidado com o excesso de rega, pois pode prejudicar a planta e produzir o efeito contrário. Tente aguar a planta a cada dois dias.
Sugestão: Como plantar dracena
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.