Partilhar

Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

A Euphorbia milii, popularmente conhecida como coroa-de-cristo, é uma planta originária da Ilha de Madagascar, na África, mas muito difundida no Brasil. Geralmente, é utilizada como planta ornamental e também como proteção em cercas vivas. Seu arbusto pode chegar a 2 metros de altura, e seus espinhos podem ter até 3 centímetros cada. Além de coroa-de-cristo, a Euphorbia milii também pode ser conhecida como colchão-de-noiva, dois-amigos, coroa-de-espinhos, martírios, duas-amigas, bem-casados, dois-irmãos e coroa-de-nossa-senhora.

No artigo de hoje em umCOMO, traremos curiosidades e informações a respeito da coroa-de-cristo e a forma ideal de se fazer o plantio desse arbusto. Se você deseja saber como plantar coroa-de-cristo, não deixe de continuar lendo.

Também lhe pode interessar: Como plantar petúnia - dicas e cuidados

Planta coroa de cristo - curiosidades e informações

O principal uso da planta coroa-de-cristo é como cercas vivas, isoladas ou junto ao muro. A planta floresce o ano inteiro e possui alto valor paisagístico, ou seja, além de ser funcional, ainda é um excelente complemento decorativo no jardim. Suas flores podem se apresentar em diversas cores: vermelhas, rosas, brancas ou amarelas. Quando é cortada, a planta libera uma espécie de látex tóxico, que pode causar irritação na pele e nos olhos. Por conta disso, o manuseio da coroa-de-cristo deve ser feito com luvas grossas.

A coroa-de-cristo é uma planta que necessita de luz solar direta e lida muito bem com climas tropicais e subtropicais, mas não suporta temperaturas próximas a 0 graus. É de fácil cultivo e bastante resistente à seca, mas se desenvolve melhor com regas constantes - mas tomando cuidado com o excesso de água, que pode prejudicar o crescimento da planta.

É um arbusto muito versátil. Aguenta podas, cresce em solo arenoso, aguenta frio, vento, meses sem água e até mesmo maresia. Pode ser complicado o cultivo em ambientes frequentados por crianças, mas seu uso é diverso: pode isolar uma área, dificultar a escalada de um muro ou impedir o acesso a uma janela, dentre outros.

Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados - Planta coroa de cristo - curiosidades e informações

Euphorbia milii - cuidados

Se você decidir cultivar um exemplar desse arbusto em casa, deve estar atento às seguintes orientações para plantar e cuidar de coroa-de-cristo corretamente:

Quanto ao solo, ele precisa ser bem drenado, leve e moderadamente fértil. Apesar dessas recomendações, reforçamos que a coroa-de-cristo é bastante resistente ao tipo de solo. Na hora do plantio, caso você queira construir uma cerca viva, o espaço recomendado entre as plantas é de 25cm a 60cm, variando de acordo com a variedade da espécie que você irá plantar. Cuidado com o excesso de espaçamento, pois poderá produzir falhas na cerca. Caso tenha dúvidas, o ideal é tirá-las junto o vendedor na hora da compra.

Quando as condições de cultivo são ideais, a planta pode florescer o ano inteiro. Contudo, as principais épocas de floração são entre a primavera e o verão, por conta da luz do sol e do calor. Lembramos, ainda, que para garantir um crescimento saudável da planta, ela deve receber luz solar direta. Portanto, tenha cuidado especial na hora de decidir aonde plantar a sua muda de coroa-de-cristo.

Conforme falamos anteriormente, a coroa-de-cristo é uma planta bastante resistente à seca, mas o seu desenvolvimento melhora se não faltar água. Deve-se tomar cuidado com o excesso de rega, pois pode prejudicar a planta e produzir o efeito contrário. Tente aguar a planta a cada dois dias.

Sugestão: Como plantar dracena

Mudas de coroa-de-cristo - como fazer

Para fazer as mudas, a primeira orientação é proteger a pele dos espinhos e também olhos, nariz e boca. Utilize luvas e lembre-se de lavar as mãos após qualquer contato com a coroa-de-cristo, para certificar que quaisquer toxinas foram eliminadas.

  • Propagação por estaquia: use as extremidades das folhas. As pontas dos ramos devem ser podadas assim que atingirem 10 centímetros. Assim que extraídas, ponha-as em local sombreado para secarem. Em seguida, coloque-as em um vaso com terra úmida, e espere cerca de um mês - tempo necessário para as primeiras raízes surgirem. Utilizando esse método de propagação da planta, é possível obter plantas exatamente iguais à planta-mãe, especialmente em casos de plantas híbridas.
  • Propagação por sementes: outra forma de plantio é pelas sementes da planta, ideal para o jardineiro que busca novas variedades da planta. A coroa-de-cristo começa a germinar após 15 dias. Espere as primeiras folhas surgirem (cerca de quatro a seis) para transferir a planta para o solo definitivo.

Sugestão: Como preparar mudas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

1 comentário
A sua avaliação:
Maria Aparecida
amo jardinagem coroa-de-cristo é das minhas favoritas

1 de 2

Voltar ao topo da página