Partilhar

Como plantar petúnia - dicas e cuidados

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 27 fevereiro 2018
Como plantar petúnia - dicas e cuidados

As petúnias são belas e coloridas plantas de jardim, conhecidas por suas flores multicoloridas e seu caráter ornamental. Comuns em muitos jardins e terraços ao redor de todo o mundo ocidental, essas belas flores são usadas frequentemente para ornamentar ambientes e dar um charme especial para qualquer casa, além de possuírem um cuidado bastante simples se comparadas com algumas outras flores de jardim. Apesar disso, existem diversos cuidados específicos que devem ser tomados quando estamos tratando do cuidado e do plantio da petúnia. Para conhecê-los mais profundamente, continue lendo o nosso artigo Como plantar petúnia, desenvolvido por umCOMO para dar mais flores ao seu jardim e garantir um ambiente leve e belo.

Também lhe pode interessar: Quais são os cuidados básicos das petúnias

Como semear petúnia

O primeiro passo na hora de semear petúnias é comprar sementes adequadas para o plantio. A grande maioria das lojas de jardinagem e agricultura especializadas possuem esse tipo de flores em seu catálogo. Após pedir as sementes, pergunte se estas são mais adequadas para o plantio em vaso ou em solo de jardim. Independente disso, os passos para o cultivo são bastante similares.

Recomendamos que o cultivo de petúnias se inicie na primavera, época mais adequada para um floreio saudável e para um desenvolvimento adequado das plantas como um todo. Postulamos também que é necessário que cada semente se distancie em cerca de 30 centímetros uma da outra, para que não exista problema na fotossíntese e na absorção de nutrientes provindos do solo. Além disso, é necessário dizer que as petúnias em início de crescimento não são muito fãs de sol direto, por isso, nesse primeiro momento de semeio é importante mantê-las em região sem contato com o sol, apenas com leve luz artificial, se possível.

Sugestão: Leia nosso artigo Como cuidar das petúnias para conhecer mais sobre os cuidados dessa planta.

Como fazer mudas de petúnias

Muita gente acredita que o corte de mudas é uma coisa simples e que qualquer ramo de planta irá vingar caso seja enfiado na terra. Mas isso não é verdade. Cada planta requer um cuidado especial na hora de fazer a sua reprodução por via de estacas, o jeito mais profissional de falar que vai se "plantar uma mudinha". Pois bem, assim como as outras plantas, existe um jeito adequado de fazer o corte das mudas de petúnia.

Portanto, como fazer mudas de petúnias? O jeito mais fácil de fazer mudas de petúnias é cortando um galinho da planta depois de 5 gemas de folhas (5 grupos de folhas), contando da flor para a terra. Depois, é só colocar essa planta em solo fertilizado com nutriente NPK (Fósforo, nitrogênio e potássio) e esperar o crescimento da planta.

Como cultivar petúnias em vasos

Para cultivar petúnias em vasos, não existem muitos segredos. Regue as petúnias três vezes por semana e coloque fertilizante moderadamente, preferencialmente a cada três meses. Muitos nutrientes podem acabar atrapalhando o desenvolvimento das plantas. Além disso, pode as flores com constância, pois essa poda irá aumentar o número de botões e garantir maior constância no período de floreio.

Leia mais o nosso artigo Quais os cuidados básicos da petúnia para saber melhor como cultivar petúnias em vasos.

Flor petúnia gosta de sol?

Sim. A petúnia só não gosta de sol quando estamos falando de sua primeira fase de desenvolvimento. Posteriormente, a petúnia será uma planta que depende muito do sol e que deve ser exposta em áreas com bastante claridade e iluminação natural, se possível, durante todo o período a maior parte do dia. Porém, não é muito bom que ela pegue altas temperaturas, para não acabar com suas flores queimadas e ter seu crescimento prejudicado.

Sugestão: Acesse também esse artigo e descubra como plantar astromélia!

Tipos de petúnias

Existem dois principais tipos de petúnias, duas espécies que são variedades bastante comuns da petúnia. São as seguintes: Petunia hybrida e Petunia axillaris. Cada uma delas possui características específicas na sua aparência, mas de qualquer maneira, o seu cuidado é o mesmo. O tipo hybrida tem pontas arredondadas e é triangular em seu centro. Já quando estamos falando do tipo axillaris, falamos de espécies com pétalas arredondadas mas com pontas. As cores de cada espécie variam entre branco, roxo, rosa e azul. Além desses dois tipos de petúnia, existem algumas outras variações mais raras no mercado.

Leia também: Quais são as melhores plantas para varanda?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar petúnia - dicas e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar petúnia - dicas e cuidados

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
rlimaguedes@yahoo.com.br
Minha planta jasmime está com as folhas amarelo.

Como plantar petúnia - dicas e cuidados
Como plantar petúnia - dicas e cuidados

Voltar ao topo da página