Partilhar

Quais são os cuidados básicos das petúnias

Por Sara Viega. Atualizado: 17 novembro 2017
Quais são os cuidados básicos das petúnias
Imagem: azu1.facilisimo.com

Se existe algo bonito da primavera é ver o florescimento das petúnias em cores vibrantes. Por isso, são ideais para dar textura e cor a um jardim. Esta planta é muito versátil e pode ser cultivada em vasos, solo e pendentes. Em geral, costuma ter uma grande quantidade de folhas e se mantém florida até ao outono, sendo a preferida para decorar os jardins das cidades. Se tiver uma destas plantas ou deseja cultivá-la, ensinamos quais os cuidados básicos das petúnias neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como plantar petúnia - dicas e cuidados
Passos a seguir:
1

Se a sua petúnia estiver em um vaso, o primeiro que deve saber para cuidar dela é que o vaso deve ter um boa drenagem, já que isto lhe permitirá crescer corretamente. Se os seus vasos não têm buracos ou não são suficientemente grandes para evitar a umidade, o melhor é que compre um novo vaso e a transplante.

Dica: Acesse esse artigo para saber como plantar petúnia - dicas e cuidados.

2

Assim como a drenagem, a fertilização também é importante. O ideal é que suas petúnias estejam fertilizadas organicamente, com composto caseiro, se for possível. Também podemos adicionar areia à terra e fertilizantes especiais para petúnias que podem ser obtidos em qualquer viveiro.

3

Como dissemos no primeiro passo, para cuidar de petúnias é importante vigiar a umidade e o excesso de água. Portanto, as irrigações dependem do clima onde estejam. Se for seco, as irrigações serão mais frequentes, mas se o clima for úmido e ensolarado, as irrigações devem ser esporádicas. A melhor forma de saber a frequência da irrigação é tocando na terra. Se ainda estiver úmida, espere alguns dias e volte a testar.

4

As petúnias são plantas com muitos ramos, que podem chegar a tocar o solo se estiverem em um vaso. Ainda que isto lhes dê uma beleza especial, é importante podar a planta quando tiver muitos ramos em mau estado ou se estiver muito grande para o tamanho do vaso. Podar a planta permite que se mantenha saudável e cresça mais.

5

Ainda que a petúnia seja uma planta muito forte, pode ser afetada por fungos devido ao excesso de umidade. É importante verificar constantemente suas raízes, folhas e flores para observar se algum organismo tenha se alojado.

6

As petúnias são de luz, de modo que podem ser colocadas em um local onde recebam a luz do sol direta durante oito horas diárias. Receber luz solar permitirá que a planta floresça perfeitamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os cuidados básicos das petúnias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Quais são os cuidados básicos das petúnias

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Lucileide
eu adoro pentunia so q tenho aki n minha varanda e as folhas dela está fikando amarela e ta secando o que eu faço
Geisa
Boa tarde, me informaram que as petúnias não gostam de vento. Isso procede?
Antonio Coutinho
Compei um pé de Petúnias, adorei, veio cheia de flores no período do otono e metade do inverno, agora em julho deixaram de brotar as flores, ela fica em varanda de apartemento, durante à noite venta, bastante e pela manhã recebe reflexo do sol e à tarde a partir das 16 horas recebe o sol se pondo, as vezes forte e as vezes não, está correto ou tenho que mudar de lugar?
A sua avaliação:
CLAUDIA MENDES TERRA
EU E MINHA MÃE ADORAMOS ,PETÚNIA ELA GANHOU DO MEU IRMÃO .E QUER SABER MAIS SOBRE CUIDADOS COM
ELA .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudia! Os cuidados que deve ter com essas flores são os que indicamos acima. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Mirian
Como devo replantar

Quais são os cuidados básicos das petúnias
Imagem: azu1.facilisimo.com
Quais são os cuidados básicos das petúnias

Voltar ao topo da página