Partilhar

Como cuidar das petúnias

Por Sara Viega. Atualizado: 17 novembro 2017
Como cuidar das petúnias

Umas das flores mais abundantes em jardins e terraços são as petúnias, e estas flores coloridas crescem de forma muito abundante e criam estampas realmente bonitas. Além disso, a petúnia não requer muitos cuidados além dos básicos, sendo, portanto, uma planta ideal para decorar exteriores e sacadas. Se quer saber mais a respeito de como cuidar das petúnias, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os cuidados básicos das petúnias
Passos a seguir:
1

Quanto ao lugar ideal para colocar as petúnias, devemos destacar o fato de que precisam receber sol em abundância; por isso, deverá procurar uma área de seu jardim com luz solar durante a maior parte do dia ou, em caso de as plantar em vasos, colocá-las em sua varanda ou terraço.

2

Cabe destacar que as petúnias são uma variedade muito usada também como planta pendente, bem como seu híbrido: as surfinias. Nesse caso, deverá usar cestos para pendurar vasos ou colocar os vasos de forma apropriada para isso.

Como cuidar das petúnias - Passo 2
3

Na hora de regar as petúnias, é necessária uma irrigação abundante, especialmente na primavera e no verão, podendo essa irrigação ser inclusive diária. Entretanto, deve-se evitar molhar as flores e folhas das petúnias para que não sejam danificadas.

4

Do mesmo modo, é preciso garantir um bom sistema de drenagem para as petúnias, com o objetivo de evitar o encharcamento da água, que poderia causar o apodrecimento das raízes e, consequentemente, a morte da planta.

Como cuidar das petúnias - Passo 4
5

É importante destacar que as petúnias resistem muito bem às baixas temperaturas e, inclusive, ao gelo. Deste modo, não se preocupe com elas no inverno, embora a chuva abundante possa deteriorar suas flores, pois preferem climas secos.

Sugestão: descubra também como cuidar de lisianto em vaso nesse artigo.

6

Com respeito ao solo e aos substratos necessários às petúnias, acrescente fertilizantes na época de crescimento, e fósforo durante a floração, para que possam crescer mais fortes e saudáveis.

Como cuidar das petúnias - Passo 6
7

Entre os cuidados básicos das petúnias, destaca-se a necessidade de retirar as flores e folhas secas da planta. Deste modo, as novas flores terão mais espaço e força para brotarem.

Dica: Acesse esse artigo para saber como plantar petúnia - dicas e cuidados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das petúnias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar das petúnias

29 comentários
marina borba
as minhas ficam na sombra ,quem me vendeu falou que elas nao gostam de sol
Antonio de Oliveira Coutinho
Gostei, mas queria mas dicas como cuidar quanto a tomar sol se pela manhã ou tarde e qual o horário melhor para elas? Agredecido, muita paz.
A sua avaliação:
Cristina
Boa noite E possivel retirar mudas da propria flor petunia. Obrigada E o cravo resiste ao clima de campos do jordao
Luciane Amadio berto
como cuidar das petunis e beijos
Sonia
Sempre que tentei cultivar em pleno sol, não deu certo, elas morreram. Plantei novamente e coloquei em um local com claridade, mas não com sol direto, estão lindas.
maria de fatima
comprei uma mudade petunia,noinicio ela ate floresceu mas agora ela esta com as folhas amareladas e murchas e nao sei oq fazer/
jjoão Alberto Luiz da osta
Muito bom , bastante esclaecedor, - Gostaria de saber um pouco mais a respeito das Petunias e da Primavera em vasos.
Editor umComo.com.br
Oi João! Que bom que gostou das dicas. Dê também uma conferida nesse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-primavera-buganvilia-28085.html#anchor_1
adriano morais
queria saber pois plantei três vesses a planta petúnias elas morrerao secando queria saber uma solucao
Gleris Suhett Fontella
Comprei uma petúnia suspensa e coloquei-a na parede da varanda da frente, bem próxima da parte exterior. A compra foi realizada no dia 05/05/2017; portanto, há +/- 20 dias. Minha varanda só recebe um pouquinho de sol à tardinha. Aguamos todo tia. A planta vio bem florida, mas permaneceram as folhas viçosas até ontem, hoje ela está com as folhas todas murchas. O que faço? Será que ela ainda sobreviverá?
Marinalva
Comprei dois vasos pendentes com petunias, troquei para um vaso maior mais percebi que elas estão murchando o que fazer?

Como cuidar das petúnias
1 de 4
Como cuidar das petúnias

Voltar ao topo da página