menu
Partilhar

Como cuidar de Lágrimas-de-cristo

Como cuidar de Lágrimas-de-cristo

As lágrimas-de-cristo ou Clerodendrum thomsoniae são plantas trepadeiras com caule semilenhoso, pertencentes à família Verbenaceae. A espécie é muito usada na ornamentação de jardins por causa de seus longos ramos e flores e folhagens decorativas, que são muito bonitas e relativamente fáceis de se cuidar. Trepadeiras por natureza, as lágrimas-de-cristo ajudam a compor o paisagismo do jardim dando um belo tom de verde ao seu muro. Nativas do continente africano (particularmente nos países Camarões e Senegal), estas plantas se adaptaram muito bem ao clima tropical brasileiro, pois gostam de muita incidência do sol e ambientes úmidos. Cabe salientar também que as lágrimas-de-cristo são muito versáteis, podendo ser cultivadas em vasos dentro de casa, em estufas, treliças ou até mesmo em muros e colunas. Neste artigo umCOMO iremos ensinar tudo sobre como cuidar de lágrimas de cristo.

Como cuidar de lágrimas-de-cristo

Como qualquer planta, a lágrima-de-cristo exige alguns cuidados básicos no que diz respeito à luminosidade, quantidade de água, exposição ao vento, entre outros. Vamos tratar deles a seguir:

  • Encontre o local ideal para a lágrima-de-cristo, levando em consideração que seu ramo principal pode chegar a 3 metros de comprimento. Por isso, vale considerar a possibilidade de deixá-la em um local onde ela possa crescer sem limitações;
  • Esta planta se desenvolve muito bem em estufas e locais semiabertos, desde que tenham incidência do sol por no mínimo quatro horas diárias e circulação de ar;
  • A lágrima-de-cristo precisa de muita luz solar para que ela se desenvolva bem e apresente flores saudáveis. Ela pode florescer mais em locais com luz difusa, mas a planta fica muito mais bonita e viçosa se estiver em contato com luz direta. Ao falarmos em "planta" mencionamos toda sua estrutura, como caule, folhas, etc, não só as flores. É importante salientar que essa planta floresce nos meses mais quentes do ano, ou seja, na primavera e no verão;
  • A lágrima-de-cristo é uma trepadeira, então você pode utilizá-la para ornamentar muros, paredes, pilastras, etc. É preciso que ao plantar você direcione a planta para a região desejada, podendo inclusive utilizar arames para conduzir o crescimento ao seu gosto. Lembre-se de agir com delicadeza para não machucar nenhuma de suas estruturas, pois isso pode acarretar numa má formação;
  • Você deve regar constantemente a lágrima-de-cristo, visto que ela gosta de solo e ambientes úmidos e é neles que ela se desenvolve melhor, principalmente nos meses mais quentes. Lembre-se: o solo deve estar sempre úmido, porém não encharcado. Vale a pena colocar um pratinho em baixo do vaso para verificar quando é a hora de regar novamente a sua lágrima de cristo, contudo esteja atento e coloque areia grossa nesse pratinho para evitar o acúmulo de água desnecessária e não fazer com que o lugar se torne um berçário de mosquitos da dengue.
  • A lágrima-de-cristo aprecia os terrenos arenosos, então lembre-se que seu desenvolvimento não se dará de forma tão plena em outro tipo de substrato. Plantas (e especialmente plantas com flores) são muito complexas e exigem dos jardineiros uma constante atenção.

Que tal colocar coroas-de-cristo fazendo companhia para suas lágrimas-de-cristo no jardim? Neste artigo do umCOMO explicamos como plantar coroa-de-cristo - confira!

Como cuidar de Lágrimas-de-cristo - Como cuidar de lágrimas-de-cristo

Como fazer muda de lágrima de cristo

A reprodução da lágrima de cristo pode ser feita através de estacas, sementes ou por alporquia (técnica um pouco mais complexa de reprodução de plantas). Se você pretende fazer alguma muda da sua planta, dê preferência a deixar o processo para o período de primavera, que é o mais apropriado devido ao desabrochar das lágrimas-de-cristo.

Apesar de ser possível plantar lágrimas-de-cristo por sementes, não recomendamos esse método, uma vez que ele é muito lento e você pode se frustrar durante o processo. É possível obter mudas ou estacas de lágrima de cristo em lojas de jardinagem ou até mesmo pela internet. Certifique-se de que está comprando com um vendedor confiável!

No entanto, pode ser que algum parente, amigo ou conhecido tenha uma lágrima-de-cristo da qual você deseja uma muda. Nunca fez esse procedimento antes? Confira como fazer mudas de lágrimas-de-cristo:

  1. No período da primavera, retire dos ramos terminais da sua planta uma estaca de cerca de 15 centímetros. É importante que estes ramos não tenham flores!
  2. Deixe as estacas enterradas em substrato arenoso e úmido até a metade, em local que não receba iluminação solar direita.
  3. Aguarde até a formação dos brotos para transferir sua muda de lágrima-de-cristo para um vaso maior, onde ela poderá se desenvolver de forma plena.

Outras dúvidas sobre esse tema podem ser solucionadas em nosso artigo sobre como fazer estaquia.

Vale lembrar que é necessária a realização de podas mensais da lágrima de cristo, uma vez que ela pode ser vista como um arbusto invasor por crescer demasiadamente. Você também deve levar em conta quais outras plantas você já tem em seu jardim, de modo a ter certeza de que as lágrimas-de-cristo não irão sufocá-las.

A adubação e replantio da lágrima de cristo podem ser feitos juntos e de preferência no período de inverno, anualmente e após o florescimento para que a planta consiga se adaptar ao novo solo, fértil e úmido.

Como cuidar de Lágrimas-de-cristo - Como fazer muda de lágrima de cristo

Lágrima de cristo em vaso

A terra do seu vaso ou do solo onde a lágrima de cristo vai ficar deve ser fértil porém ácido. Medir a acidez do solo pode ser algo um pouco complexo para jardineiros de cidade grande, e de forma geral não é algo com o que você deve se preocupar se for um amador. De todo modo, temos um artigo que fornece todos os meios necessários para que você possa aprender a como medir o pH do solo.

Quanto aos nutrientes que devem estar biologicamente disponíveis para sua lágrima-de-cristo, é bom ter em mente o clássico das plantas: o bom e velho adubo orgânico, que pode ser produzido em casa. Caso prefira, você pode utilizar o adubo NPK 10-10-10 (nitrogênio, fósforo e potássio) que podem ser colocados no fundo do vaso para garantir a boa drenagem, junto com alguns cascalhos. Dê preferência ao solo arenoso, pois é o preferido por essa planta tão especial.

Trepadeira lágrima de cristo

Por ser uma trepadeira muito atraente a lágrima de cristo é a planta ideal para as cercas do seu jardim, desta forma dando ainda mais beleza para ele. Mas lembre-se, esta planta é uma trepadeira, então deve ser apoiada em algum lugar onde ela possa se agarrar, se for plantar a sua lágrima de cristo em vasos coloque sempre algum apoio para ela se agarrar, como um pedaço de madeira ou flanges. Há várias dicas sobre o assunto no artigo do umCOMO sobre como cuidar de uma planta trepadeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Lágrimas-de-cristo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • Hildrum, H. (1973). The effect of day length, source of light and growth regulators on growth and flowering of Clerodendrum thomsonae Balf. Scientia Horticulturae, 1(1), 1–11. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0304423873900022>. Acesso em 09 de abril de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
Ana Cristina Vieira da Costa
Adorei
A sua avaliação:
Marli
Tem época que ela resseca e perde todas as folhas?
Porque a minha está sem folhas e sem flores
A sua avaliação:
Rafaela
Por caridade, o Nome da Caridade, Cristo Nosso Senhor, é com Maiúscula! Sempre! Lágrima de Cristo! Salve Maria Puríssima, sem pecado concebida!
(Obrigada pelas informações para cuidar desta tão bonita planta!)
sonia
tenho no quintal e esta bem desenvolvida so que florece e derepente as flores ficam feias parece que queimam o que posso fazer para que fiquem lindas
DENILSON PEREIRA
Minha lagrima de cristo não dar mas flores.
carlos reimche
a trepadeira flor de cristo resiste a geadas ?
Sonia Abigail de Andrade
tenho uma Lágrima de Cristo em um pequeno vaso. moro em apartamento, como devo cuida-la e qual lugar da casa será melhor para mante-la. hoje esta na área de serviço.
Sobre o artigo achei muito interessante. Gostei.
Toninho
Tenho um vaso com Lágrimas de Cristo, estava lindo cheio de flores, viçoso, de um dia para outro murcharam as flores e folhas , e nao e falta de água nem luz solar. Não entendi o que aconteceu. Existe motivo?
valeria cristina bonadia
a minha esta com a folhagem linda mas não dá flor porque, BOA TARDE ME AJUDEM
manuel Pereira
Como podá-la para que fique como um buquê
Dilma Rocha e Silva
Porque se alagrima de Cristo toma sol as folhas queimam .
maria helena zucarelli
Olá pessoal, gostei muito deste artigo e quero encher me pedaço de terra com muitas flores.
Gostaria muito de saber porque a minha planta lágrima de cristo, não todas mas varias flores ficam queimadas, já que gostam de sol não teria porque. Um abraço e muito obrigada.
Leonardo
como faço a poda da lágrima de cristo, tem lua certa, qual o cuidado que tenho que ter
Eliane
Como cuidar de trepadeira lagrimas de cristo
Danis
se puede plantar en tierra y a pleno sol?tiene donde trepar...el clima es frio ahora en invierno( RGSur)..con el frio como se da?..gracias.-
ediene
ola,por favor tenho essa planta e a amo muito sempre floresce so que todo ano as formigas acabam com ela tambem. e isso mim deixa muito triste ,nesse momento ela ta brotando as folhas de novo todo ano e esse ritual ,tenho medo de qualquer momento ela nao voltar ,mais aguardo
Editor umComo.com.br
Oi Ediene! Neste outro artigo poderá encontrar algumas soluções para eliminar as formigas das plantas: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-as-formigas-das-plantas-17320.html
Espero que resulte!
Anderson
Se a formiga que acaba com a sua planta for a sauva (aquela vermelha de roça) então, vc pode comprar uma isca para esse tipo de formiga. Eu tinha aqui exatamente esse tipo de formiga e matei o formigueiro com essa isca. Ela é um pacote muito barato que tem varios saches. A isca em si parece um grão de arroz e tem um cheiro que lembra a casca da laranja. As formigas adoram o cheiro da isca. Vc aplica a noite em um local protegido da chuva e acessivel para asformigas.
Jorge Benissi
Tenho 02 lagrimas de cristo plantas na entrada do saláo de festas em uma chacara de ventos..a florada foi espetacular...deixando a todos com muita admiracáo..mas de hora para outra , apresentou as folhas competamente murcha e a planta como um todo comecou a secar apesar do solo estar umido e aparentemente nao haver nada de anormal. trocamos a terra ao redor e adubamos levemente com NPK..Pergunto e normal acontecer este tipo de reacáo da planta! Se for necessario envio fotos...! Agradeco a atencáo ! Jorge xxxxxxxxx Whats / OI xxxxxxxx VIVPO
marlene o. peixoto
gostaria de orientaçao relacionada as folhas da lagrima de cristo que ficam amarelas rapidamente .
A sua avaliação:
marcia
minha lagrima de cristo não dá muita flor, o que posso fazer ?
A sua avaliação:
Lizete
O meu vaso com lágrima de cristo estava lindo, florido e seus ramos subiam normalmente. Ele estava exposto ao sol. Resolvi deixa-lo na minha sala, para não se expor ao sol intenso. Foi quando as folhas começaram a amarelar e as flores morrerem. Estou precisando de orientação para recuperar a minha plantinha que tanto amo.
Como cuidar de Lágrimas-de-cristo
1 de 3
Como cuidar de Lágrimas-de-cristo

Voltar ao topo da página