Outros As flores

Como cultivar gerberas

Como cultivar gerberas

As gerberas são flores parecidas às margaridas e relacionadas com o girassol que costumam ser usadas para aliviar as dores musculares, como bebida aromática ou para decorar os cantos da casa. Estas bonitas e coloridas plantas - vão do branco ao vermelho, passando pelo laranja, o amarelo ou o rosa - são perfeitas para serem cultivadas em climas frios. Se você já tem gerberas ou está pensando em colocá-las em seu jardim, anote os seguintes conselhos que oferecemos no seguinte artigo de umComo.com.br. Aprenda a cultivar gerberas de forma adequada e consiga que estas bonitas plantas deem um toque de cor à sua casa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de Gerberas

Passos a seguir:

1

As gerberas são um tipo de planta que precisa de solos leves, profundos e bem arejados, pois só assim poderão se desenvolver facilmente. Além disso, o solo deve garantir a drenagem adequada para prevenir a asfixia das gerberas, bem como possíveis doenças como a infecção por fungos. Por isso, recomendamos os solos de cultivo com poucas rochas e carregados com uma grande quantidade de matéria orgânica.

2

Quanto ao clima ideal para o desenvolvimento das gerberas, deve-se saber que estas plantas preferem temperaturas frias. As altas temperaturas podem afetar gravemente as gerberas e sendo superiores a 21ºC, a planta pode murchar.

3

A quantidade de luz solar é, também, um aspecto fundamental para o cultivo das gerberas. É importante que os raios solares cheguem à planta para que esta floresça mais e cresça melhor, já que a luz influencia o diâmetro do pêndulo floral, bem como a sua cor e tonalidade. Tenha cuidado nos meses de verão, pois muita luz e altas temperaturas podem provocar problemas graves. Durante este período é aconselhável mudar as gerberas para áreas com sombras e frescas.

4

Quanto à irrigação das gerberas, é necessário manter o solo com um alto nível de umidade. Por isso, as gerberas costumam ser regadas entre duas a três vezes ao dia. Mas cuidado, já que o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado, pois neste caso poderia apodrecer. Além disso, aconselhamos que durante os meses de verão você molhe um pouco as flores para refrescá-las e evitar o superaquecimento.

5

A gerbera cresce aos poucos e é necessário realizar uma poda, um procedimento que ajuda no cultivo da planta. Você deverá eliminar todas aquelas folhas envelhecidas, doentes ou que evitem que a luz solar chegue a toda a planta, deste modo livrará a planta de deformações ou doenças. Esta espécie de poda floral será útil para evitar o surgimento de parasitas e pragas na gerbera. Você deverá fazer a poda durante os meses de verão.

6

Quanto aos inseticidas para combater as possíveis pragas e doenças das gerberas, aconselhamos perguntar em sua loja de jardinagem ou viveiro de confiança qual se adapta ao tipo de problema que sua gerbera está sofrendo.

7

Para que as gerberas se desenvolvam adequadamente você deverá ter muito cuidado com as condições do solo e do clima. Em compensação, a luz que a planta receber determinará a sua cor e seu diâmetro. Por último, você deve saber que a temperatura influenciará no crescimento e floração das gérberas.

8

No nosso artigo damos mais dicas sobre como cuidar de gerberas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar gerberas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
mariadejesus838@gmail.com
Como fazer mudas ou so nasce de semente??
Diogo Ruiz
Excelente artigo sobre gérberas, comigo deu resultados surpreendentes seguindo as orientações publicadas.
Como cultivar gerberas