Partilhar

Como cultivar gerberas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cultivar gerberas

As gerberas são flores parecidas às margaridas e relacionadas com o girassol que costumam ser usadas para aliviar as dores musculares, como bebida aromática ou para decorar os cantos da casa. Estas bonitas e coloridas plantas - vão do branco ao vermelho, passando pelo laranja, o amarelo ou o rosa - são perfeitas para serem cultivadas em climas frios. Se você já tem gerberas ou está pensando em colocá-las em seu jardim, anote os seguintes conselhos que oferecemos no seguinte artigo de umComo.com.br. Aprenda a cultivar gerberas de forma adequada e consiga que estas bonitas plantas deem um toque de cor à sua casa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de Gerberas
Passos a seguir:
1

As gerberas são um tipo de planta que precisa de solos leves, profundos e bem arejados, pois só assim poderão se desenvolver facilmente. Além disso, o solo deve garantir a drenagem adequada para prevenir a asfixia das gerberas, bem como possíveis doenças como a infecção por fungos. Por isso, recomendamos os solos de cultivo com poucas rochas e carregados com uma grande quantidade de matéria orgânica.

2

Quanto ao clima ideal para o desenvolvimento das gerberas, deve-se saber que estas plantas preferem temperaturas frias. As altas temperaturas podem afetar gravemente as gerberas e sendo superiores a 21ºC, a planta pode murchar.

3

A quantidade de luz solar é, também, um aspecto fundamental para o cultivo das gerberas. É importante que os raios solares cheguem à planta para que esta floresça mais e cresça melhor, já que a luz influencia o diâmetro do pêndulo floral, bem como a sua cor e tonalidade. Tenha cuidado nos meses de verão, pois muita luz e altas temperaturas podem provocar problemas graves. Durante este período é aconselhável mudar as gerberas para áreas com sombras e frescas.

4

Quanto à irrigação das gerberas, é necessário manter o solo com um alto nível de umidade. Por isso, as gerberas costumam ser regadas entre duas a três vezes ao dia. Mas cuidado, já que o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado, pois neste caso poderia apodrecer. Além disso, aconselhamos que durante os meses de verão você molhe um pouco as flores para refrescá-las e evitar o superaquecimento.

5

A gerbera cresce aos poucos e é necessário realizar uma poda, um procedimento que ajuda no cultivo da planta. Você deverá eliminar todas aquelas folhas envelhecidas, doentes ou que evitem que a luz solar chegue a toda a planta, deste modo livrará a planta de deformações ou doenças. Esta espécie de poda floral será útil para evitar o surgimento de parasitas e pragas na gerbera. Você deverá fazer a poda durante os meses de verão.

6

Quanto aos inseticidas para combater as possíveis pragas e doenças das gerberas, aconselhamos perguntar em sua loja de jardinagem ou viveiro de confiança qual se adapta ao tipo de problema que sua gerbera está sofrendo.

7

Para que as gerberas se desenvolvam adequadamente você deverá ter muito cuidado com as condições do solo e do clima. Em compensação, a luz que a planta receber determinará a sua cor e seu diâmetro. Por último, você deve saber que a temperatura influenciará no crescimento e floração das gérberas.

8

No nosso artigo damos mais dicas sobre como cuidar de gerberas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar gerberas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar gerberas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
mariadejesus838@gmail.com
Como fazer mudas ou so nasce de semente??
Diogo Ruiz
Excelente artigo sobre gérberas, comigo deu resultados surpreendentes seguindo as orientações publicadas.

Como cultivar gerberas
Como cultivar gerberas

Voltar ao topo da página