Partilhar

Como cuidar de Gerberas

Como cuidar de Gerberas
Imagem: cuidar.com.br

As Gerberas são plantas floríferas nativas da Africa do Sul e o termo Gerbera, define cerca de 30 subespécies do gênero que varia de acordo com o seu tamanho, tempo de floração ou cor da floração. São plantas muito bonitas e por mais que possua uma aparência um tanto quanto delicada, as Gerberas são muito resistentes e se desenvolvem muito bem no clima tropical ou subtropical do Brasil florescendo durante todo o ano, mas suas flores podem ser mais bonitas durante o inverno ou primavera.

Além disso, a gerbera é uma ótima opção entre as plantas para despoluir o ar de casa. Neste artigo umComo te explica como cuidar de Gerberas, por mais que elas sejam naturalmente resistentes, necessitam de alguns cuidados. Confira:

Também lhe pode interessar: Como cultivar gerberas

Por hora deve se escolher o lugar para plantar sua Gerbera. Se pretende planta-la num vaso escolha um com tamanho médio, entre 20 ou 30cm de altura pois as gerberas podem crescer até cerca de 40 centímetros e algumas, dependendo do clima e da quantidade de luz que recebem podem chegar a meio metro de altura. O vaso deve ser deste tamanho para não limitar o crescimento das raízes, deixando se desenvolver melhor e suas flores mais atraentes.

imagem: 1ms.net

A composição da terra para a sua Gerbera deve conter boa quantidade de adubo misturada ao substrato para que a planta cresça bonita e saudável, pode ser feita com adubo orgânico ou NPK 4-10-8 que pode ser encontrado facilmente em floriculturas ou lojas de plantio e por ser um adubo rico em fósforo, vai garantir a beleza das flores da sua Gerbera.

Além da adubagem, procure misturar um pouco de areia grossa na composição do substrato do vaso, isso ajuda a dar vazão para a água e não deixar o vaso acumular água, podendo criar bactérias ou fungos que causam doenças às sua Gerbera.

A Gerbera gosta muito de luz, e se desenvolve muito bem nela. Procure não deixa-la dentro de um ambiente fechado que não possua o minimo de circulação de ar ou incidência de luz solar direta. No caso do inverno a planta pode ficar diretamente ao sol, se for num ambiente naturalmente mais calor você pode deixa-la à meia sombra. As flores da Gerbera são resistentes então não tem problema deixa-la em contato com luz direta do sol uma vez que as suas flores não vão se queimar.

Imagem: musgoverde.blogspot.com

Lembre-se de regar a sua Gerbera assim que o solo estiver seco, elas não precisam de regas diárias ou com muita frequência. É possível saber quando o solo não estiver úmido afundando um pouco o dedo na terra, se não sair úmido é por que está na hora de regar a sua Gerbera. Tente não encharcar o substrato, regar com um copo de 250ml a cada dois dias é suficiente, mas esta quantia pode aumentar ou diminuir, dependendo do clima e temperatura.

Dica: Confira também esse artigo e descubra como cuidar da planta zamioculca.

Uma boa dica para que as flores da sua Gerbera fiquem sempre bonitas é arrancar as folhas secas, elas geralmente custam a cair nesta espécie e só gastam energia que a planta poderia usar para as suas flores.

Veja também:

Imagem: hdwallsource.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Gerberas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de Gerberas

33 comentários
A sua avaliação:
gabriel calado
muito util
Rosaura
Posso plantar direto no jardim?
Editor umComo.com.br
oi, Rosaura. O solo precisa ser profundo e arejado. Sugerimos a leitura do artigo sobre como cultivar gerberas: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-gerberas-21606.html
Guinerly
Comprei um vaso de gérberas e no dia seguinte começaram a murchar inclusive os botões. Não mudei de vaso mas cortei todos os talos de todas as flores murchas. Restaram apenas folhas. Mantenho-o dentro de casa durante o dia e à noite às vezes ponho no sereno na varanda e pela manhã sempre ponho um pouco de água. Que fazer agora? Aguardar?
DIVA LOBATO
TENHO VÁRIOS CANTEIROS COM GERBERAS PLANTADAS A ALGUNS ANOS.AS TOCEIRAS ESTAÕ GRANDES TENHO ALGUMAS GERBERAS
Fabi
Tenho um vaso de gerbera e as flores caíram pro lado.Oque devo fazer ?Devo cortar as flores?
Aline
Ei o que você fez? Me ajuda pfvr
ALZIRA MÜLLER
muito bom este artigo.
Gabino Balduvino
Muchas gracias por este artículo. Compré la yerbera en Pelotas RS y la tengo en Chui, frontera con Uruguay. El clima es marítimo, húmedo y muy frio por lo que la tenía en el interior de la casa con poca luz. Comenzó a murcharse. Gracias a lo que aprendí la tengo un una ventana con mucho sol y se está recuperando. Agradecido por el artículo.
Editor umComo.com.br
Hola Gabino! Nos alegramos que te ha gustado el articulo :)
Maria José de Almeida
O que fazer qdo as onze horas deixa de dar flor e em seu lugar aparecem umas bolinhas brancas???
A sua avaliação:
Juliane Tirello
Gérbera murchando. O que faço?
Editor umComo.com.br
Oi, Juliane. Verifique se o solo está úmido e remova as folhas secas!
JOEL SOTERO
Comprei uma Gerbera vermelha para minha esposa, e com pouco tempos percebemos que as folhas estavam ficando com a cor marrom e murchando, trocamos o vaso por um maior com substrato, regamos com pouca água, local arejado com sol, de inicio ela reagiu bem, mas agora voltou a ficar murcha, o que fazer?

Como cuidar de Gerberas
Imagem: cuidar.com.br
Imagem: musgoverde.blogspot.com
Imagem: hdwallsource.com
1 de 3
Como cuidar de Gerberas

Voltar ao topo da página