Cuidados das plantas de interior

Plantas para despoluir o ar de casa

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Plantas para despoluir o ar de casa

Para aqueles que vivem em centros urbanos ou próximos a zonas industriais normalmente sofrem com a poluição que geralmente acompanha a composição da atmosfera destes locais. O convívio frequente com a fumaça que sai das chaminés das fábricas, escapamentos de carros e vapores tóxicos de salões de beleza podem ser um problema, sem contar com os produtos que utilizamos mesmo dentro de casa.

Mudar-se de casa, de bairro para um local mais próximo à natureza nem sempre é a melhor solução - muito menos a mais barata. Desta forma, podemos resolver o problema trazendo a natureza até nós. Entre as plantas que podemos plantar em nossos jardins, existem aquelas que possuem maior capacidade para "filtrar" o ar. O objetivo deste artigo em umComo é justamente apresentar algumas das plantas para despoluir o ar de casa para que o ambiente doméstico se torne mais saudável, confortável e até mais bonito.

Também lhe pode interessar: Plantas fáceis de cuidar

Índice

  1. Combatendo a poluição de forma sustentável
  2. Plantas para despoluir o ar de casa: Lírio-da-paz
  3. Plantas para despoluir o ar de casa: Gérbera
  4. Plantas para despoluir o ar de casa: Hera
  5. Plantas para despoluir o ar de casa: Espada-de-São-Jorge
  6. Plantas para despoluir o ar de casa: Antúrio
  7. Plantas para despoluir o ar de casa: Dracena

Combatendo a poluição de forma sustentável

Recentemente, num estudo lançado pela NASA que buscava plantas com grande capacidade de eliminar poluentes conhecidos de cidades grandes e zonas industrial, nos foi disponibilizado uma lista destas plantas.

Entre os poluentes nós podemos citar o formaldeído, gás carbônico, benzeno, tricloroetileno, tolueno e amônia. Sim, são um monte de nomes estranhos mas as suas consequências são bem conhecidas, entre elas nós podemos citar a rinite, irritação de mucosa que também acontece pelo ar seco, problemas de envelhecimento de pele, entre outros.

Em nosso site, você encontrará artigos que ensinam a plantar algumas das plantas que listaremos e que são essenciais, afinal, para uma boa despoluição do ar é preciso um bom cultivo. Veja nossas dicas de como plantar cada planta respectiva.

Lembrando que algumas dessas plantas podem ser consideradas tóxicas, ou seja, possuem componentes que se ingeridos, podem trazer consequências à saúde. Pense nisso caso você tenha crianças ou animais pequenos em casa, para deixá-las fora do alcance.

Plantas para despoluir o ar de casa: Lírio-da-paz

Os lírios-da-paz são plantas bem conhecidas pelas suas belas flores. Esta é essencial se você procura uma planta para despoluir o ar de casa e ainda deixar um toque de beleza. Suas flores podem ser brancas, roxas, vermelhas e amarelas.

O seu plantio, porém, não é do mais fácil. Isso se você pretende plantá-la a partir de seu bulbo. De qualquer forma, ensinamos como fazê-lo em Como cuidar de Lírios.

Plantas para despoluir o ar de casa - Plantas para despoluir o ar de casa: Lírio-da-paz

Plantas para despoluir o ar de casa: Gérbera

A gérbera também é uma flor, mas esta possui um toque exótico em sua beleza. Nativa da África do Sul e o seu nome, define cerca de 30 espécies do gênero.

Esta planta já não necessita de tantos cuidados especiais, apenas os de costume para aquelas que possuem belas flores. Gosta muito de sol e solo levemente úmido. Saiba mais em: Como cuidar de gerbera.

Plantas para despoluir o ar de casa - Plantas para despoluir o ar de casa: Gérbera

Plantas para despoluir o ar de casa: Hera

A Hera possui muitas variedades, portanto, o primeiro desafio será escolher entre elas qual aquela que se identifica mais com o seu ambiente doméstico. Muito utilizada para cobrir muros e árvores, a hera possui alta capacidade de melhorar o ambiente pois, além de despoluir o ar com a sua grande quantidade de folhas, ajuda a combater o efeito de ilha de calor, desviando a incidência do sol dos muros das grandes cidades. Saiba mais em: Como plantar Hera.

Plantas para despoluir o ar de casa - Plantas para despoluir o ar de casa: Hera

Plantas para despoluir o ar de casa: Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge também possui sua origem no continente africano, onde era muito utilizada de forma espiritual, pela sua dita capacidade de espantar mal olhados. Além dos mal olhados, a espada-de-são-jorge também tem grande capacidade para despoluir o ar de casa. Seu plantio em si, não costuma ser complicado, é possível alcançar um bom desenvolvimento através do método de estaquia. Confira: Como plantar Espada-de-São-Jorge.

Plantas para despoluir o ar de casa - Plantas para despoluir o ar de casa: Espada-de-São-Jorge

Plantas para despoluir o ar de casa: Antúrio

O Antúrio é muito conhecido entre as plantas que ajudam a despoluir o ar em casa, assim como é conhecido no Brasil. Nativa de ambientes tropicais, está acostumada com ares mais úmidos. A sua flor, que na verdade não é uma flor e sim uma folha modificada, costuma chamar a atenção, fazendo com que ela se torne um grande atrativo no seu jardim. Veja mais em: Como cuidar de Antúrio.

Plantas para despoluir o ar de casa - Plantas para despoluir o ar de casa: Antúrio

Plantas para despoluir o ar de casa: Dracena

A Dracena é talvez a planta ideal para escritórios e casas sem muito movimento. Isto se da pela sua resistência incrível para ar condicionados, fumaças de cigarros e poluentes no ar. Além da sua grande capacidade de purificação de ambientes, consegue passar um bom tempo sem regas - o que não significa que você deve deixá-la passar sede. Saiba mais em Como cuidar de uma Dracena.

Caso necessário, em umComo o que não falta são artigos para te ensinar o que for. Nos casos abaixo, falamos sobre métodos de multiplicação de espécies e preparação de substratos e mudas. Não deixe de nos seguir.

Plantas para despoluir o ar de casa - Plantas para despoluir o ar de casa: Dracena

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas para despoluir o ar de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Nerilda Hott
Quero saber mais sobre as plantas que podem ficar dentro de casa,
1 de 7
Plantas para despoluir o ar de casa