Outros Plantas de interior

As melhores plantas purificadoras de interiores

As melhores plantas purificadoras de interiores

Ainda que você não acredite, o ar exterior é bem mais limpo que o ar interior de casa, do escritório ou de qualquer outro ambiente fechado, uma vez que as árvores e as plantas estão constantemente limpando o ar exterior. As plantas não são só um bom elemento decorativo, mas também são excelentes purificadoras do ar, eliminando mais de cem substâncias químicas potencialmente perigosas para a saúde, entre as quais se destacam o formaldeído, o benzeno, o xileno, o tolueno, a acetona, o dióxido de carbono e o amoníaco (algumas delas com comprovados efeitos cancerígenos). Estas plantas além de purificarem e limparem o ar, absorvendo as substâncias químicas, proporcionam outros benefícios, como a regulação da umidade ambiental, a diminuição da presença de poeira, a atenuação do ruído, a diminuição da eletricidade estática e a produção de oxigênio. Neste artigo de umComo vamos lhe mostrar as melhores plantas purificadoras de interiores.

Também lhe pode interessar: Plantas aromáticas de interior

Índice

  1. Palmeira Areca
  2. Palmeira Ráfis
  3. Palmeira Bambu
  4. Árvore-da-borracha
  5. A Hera Inglesa e a Dracena
  6. Palmeira Anã e Ficus
  7. Samambaia Americana e o Lírio da Paz

Palmeira Areca

Esta é a melhor de todas as plantas para eliminar as toxinas do ar. Elimina substâncias químicas como o formaldeído, o xileno, o tolueno e o dióxido de carbono da fumaça do cigarro. A Areca ou Chrysalidocarpus lutescens libera umidade, conseguindo manter a sua casa ou escritório úmidos em épocas secas. No inverno, pode até substituir o uso de umidificadores elétricos.

As melhores plantas purificadoras de interiores - Palmeira Areca

Palmeira Ráfis

A Palmeira Ráfis ou Rhapis Excelsa é uma palmeira de interior bastante rústica, que resiste tanto à falta de luz como de irrigação. Elimina do ambiente o formaldeído e o benzeno.

As melhores plantas purificadoras de interiores - Palmeira Ráfis

Palmeira Bambu

A Palmeira Bambu ou Chamaedorea Seifrizii é uma palmeira de interior, pois tolera luz tênue. Elimina o formaldeído e o benzeno do ar. Além disso, proporciona umidade ao ambiente. Portanto, é muito útil para purificar interiores em regiões distantes do mar ou de rios e proporcionará umidade aos ambientes mais secos da casa.

As melhores plantas purificadoras de interiores - Palmeira Bambu

Árvore-da-borracha

A Árvore-da-borracha ou Ficus elastica é uma excelente planta para eliminar do ambiente o formaldeído. As suas folhas podem ser tóxicas, por isso é preciso cuidado se tiver animais domésticos que mastiguem folhas.

As melhores plantas purificadoras de interiores - Árvore-da-borracha

A Hera Inglesa e a Dracena

A Dracena ou Dracaena Deremensis é uma das plantas mais eficazes na eliminação de tricloroetileno do ar, um produto químico emitido normalmente pelas fotocopiadoras. Além disso, elimina o formaldeído, o xileno e o tolueno. Brilhante e radiante, a Dracena purifica o ar onde a colocar. A Hera Inglesa ou Hedera helix é considerada uma solução para as alergias, eliminando até 60% de mofo no ar. Esta planta é especial para as pessoas com asma, alergia ou que desejem respirar um ar mais limpo. Além disso, esta planta elimina o formaldeído.

As melhores plantas purificadoras de interiores - A Hera Inglesa e a Dracena

Palmeira Anã e Ficus

A Palmeira Anã ou Phoenix Roebelinii é uma das palmeiras de interior mais elegantes e das mais usadas. É muito eficaz na eliminação de xileno do ar, que pode provir de calafetamento, adesivos, revestimentos de pisos, revestimentos de paredes, tintas e tábuas de partículas, além do formaldeído e do tolueno.

Ficus Alii: O Ficus Alii ou Ficus Macleilandii suporta zonas com pouca luz, ainda que seja recomendável que a tenha, suportando inclusive insolação direta. Ajuda a purificar qualquer ambiente onde se precisa de ar limpo, ajudando a eliminar o formaldeído e o dióxido de carbono da fumaça do cigarro. Um aviso: recomenda-se usar luvas para a manipulação da planta caso se tenha alergia ao látex.

As melhores plantas purificadoras de interiores - Palmeira Anã e Ficus

Samambaia Americana e o Lírio da Paz

A Samambaia Americana ou Nephrolepis Exalta precisa de luz indireta em boas quantidades, embora tolere zonas escuras. Ela precisa de ser regada no prato e não nas partes de cima, pois assim poderiam apodrecer. É muito eficaz na eliminação de produtos químicos e na umidificação, mas requer um pouco mais de atenção no cuidado do que as plantas anteriores.

O Lírio da Paz ou Spathiphyllum s.p. é uma planta que se adapta a áreas com pouca luz, mas cresce melhor em ambientes luminosos. Deve-se evitar as correntes de ar, as mudanças de temperatura e molhar as flores. É uma planta excelente para a eliminação do formaldeído, xileno, tolueno e benzeno. Estas plantas, além de deixar a nossa casa mais bonita, purificam e renovam o ar, ajudando a manter a nossa saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores plantas purificadoras de interiores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Os crisântemos são excelentes plantas para melhorar a limpeza do ar dos interiores.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
katia
Bom dia! Trabalho em um laboratório e gostaria de saber mais sobre plantas que eliminam do ambiente o formaldeído e o benzeno. Gostaria de saber também as referências sobre o assunto. Obrigada
1 de 7
As melhores plantas purificadoras de interiores