Outros Plantas de interior

Melhores plantas para quarto

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 5 outubro 2023
Melhores plantas para quarto

Colocar plantas nos quartos não é apenas uma excelente opção para decorar com um toque alegre e natural, mas também uma medida simples que contribui para um bom descanso. A princípio não é ruim dormir com plantas, já que é um mito a ideia de que à noite elas prejudiquem ou contaminem o ar do quarto e possam fazer mal à saúde.

As plantas ajudam a criar um ambiente descontraído que convida ao sono e algumas também proporcionam umidade e melhoram a qualidade do ar que nos rodeia. Quer saber quais são as melhores plantas para quarto? Veja a lista de opções que reunimos neste artigo do umCOMO e escolha as que mais te agradam.

Índice
  1. Sansevieria
  2. Lavanda
  3. Monstera (Costela de Adão)
  4. Pothos
  5. Fita
  6. Jasmim
  7. Samambaia
  8. Aloe Vera
  9. Gardênia
  10. Valeriana
Ver mais >>

Sansevieria

Também chamada de língua de tigre ou língua de sogra, está entre as plantas purificadoras de ar, pois é capaz de transformar dióxido de carbono em oxigênio mesmo na ausência de luz, ou seja, à noite. É também uma planta muito resistente que requer poucos cuidados, sendo ideal para dar um toque de natureza ao quarto.

Melhores plantas para quarto - Sansevieria

Lavanda

As lindas flores de lavanda, com seus tons malva, não só decoram adicionando um toque alegre de cor. Além disso, seu aroma agradável é ideal para induzir ao relaxamento e ao sono. Sua fragrância, utilizada como base para diversos produtos e também na aromaterapia, auxilia na redução do estresse e da ansiedade, promovendo um descanso de qualidade.

Descubra neste artigo Como aromatizar a casa com lavanda.

Melhores plantas para quarto - Lavanda

Monstera (Costela de Adão)

Se você tem um quarto grande, a monstera pode ser uma excelente opção, pois suas lindas, grandes e intensas folhas verdes ajudam a manter o ambiente fresco e agradável. Não é uma planta exigente, mas necessita de umidade ambiente suficiente e também de estar em local iluminado.

Melhores plantas para quarto - Monstera (Costela de Adão)

Pothos

Se optar por dormir com plantas, as diferentes variedades de pothos são uma opção a considerar pela facilidade de cuidar delas e pelos benefícios que podem proporcionar na hora de desfrutar de um bom descanso.

Pothos ajuda a limpar o ar de substâncias nocivas, como formaldeídos ou benzeno, ao mesmo tempo que libera oxigênio à noite. Em ambientes quentes, o pothos é um excelente aliado para proporcionar o frescor necessário para tornar um quarto confortável.

Melhores plantas para quarto - Pothos

Fita

A planta fita ou aranha requer poucos cuidados e rega mínima, sendo perfeita até para quem não tem muito jeito com plantas. Em troca, as ‘humildes’ fitas são responsáveis ​​por purificar o ambiente, neutralizando, como o pothos, as substâncias tóxicas voláteis que o ar do quarto possa conter.

Melhores plantas para quarto - Fita

Jasmim

Se você quer ter um ambiente com plantas que também produzam flores, o jasmim é um dos mais recomendados. Suas flores brancas decoram com discrição e elegância ao mesmo tempo que exalam um aroma delicado e inconfundível. O cheiro do jasmim é muito relaxante e estima-se que dormir perto desta planta promova um sono profundo e reparador.

Melhores plantas para quarto - Jasmim

Samambaia

As samambaias também estão entre as melhores plantas para quartos, pois para ficarem esplêndidas precisam de rega moderada e luz indireta, ou seja, não devem ficar muito expostas à ação dos raios solares.

A samambaia é uma planta repleta de boas propriedades e entre outras qualidades é considerada boa para aliviar a congestão das vias respiratórias em caso de gripes e resfriados. Colocá-las em vasos pendurados no teto transforma-as em originais e belas peças de decoração.

Melhores plantas para quarto - Samambaia

Aloe Vera

Embora o aloe vera seja uma planta de exterior, tê-la no quarto também é uma excelente ideia, pois ajuda a manter um ambiente saudável. Está incluída entre as plantas purificadoras de ar, pois também emite oxigênio à noite, ajudando a reduzir a presença de dióxido de carbono. Às boas propriedades do aloe vera, entre as quais se destaca o seu poder antibacteriano e cicatrizante, devemos acrescentar, portanto, o fato de ser uma planta que promove boas condições de descanso.

Melhores plantas para quarto - Aloe Vera

Gardênia

A gardênia é outra planta com flores, ideal para colocar no quarto. Suas lindas flores brancas são uma bela decoração e também exalam um aroma delicado que promove relaxamento. Eles precisam de luz suficiente, então você deve tentar colocá-las perto de uma janela e garantir que a terra do vaso permaneça sempre úmida. Em contrapartida, o perfume desta bela planta pode ajudar a eliminar o estresse e até aliviar problemas de insônia.

Melhores plantas para quarto - Gardênia

Valeriana

Você provavelmente sabe que as infusões feitas com as folhas e raízes desta planta são perfeitas para promover o relaxamento e o sono, mas talvez não tenha percebido que tê-las no quarto também pode conseguir efeitos semelhantes. A planta valeriana, com suas flores pequenas, pode dar um toque de cor ao quarto, tornando-se também uma aliada de um bom descanso.

Agora que você sabe quais são as melhores plantas para quarto, também pode se interessar por este artigo sobre As melhores plantas para banheiro.

Melhores plantas para quarto - Valeriana

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhores plantas para quarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Melhores plantas para quarto