Partilhar

Como aromatizar a casa com lavanda

 
Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como aromatizar a casa com lavanda

A lavanda é uma planta que cresce de forma selvagem em toda a área mediterrânea e é muito habitual encontrá-la em lugares secos e com forte exposição solar, junto com outras plantas igualmente aromáticas como o tomilho ou o alecrim. No mês de julho produz flores que se agrupam em espigas (contendo de 6 a 10 flores cada espiga) e possui uma característica cor violeta claro, no entanto o mais característico da lavanda não é a sua cor nem a sua forma, mas sim sua maravilhosa fragrância pois a lavanda é a planta aromática por excelência. Quer saber como aromatizar a casa com lavanda? Então não perca este artigo onde lhe vamos dar várias ideias.

Também lhe pode interessar: Como aromatizar a casa

Por que a lavanda cheira tão bem?

O intenso e agradável cheiro da lavanda é devido aos seus múltiplos componentes ativos, entre os quais devemos destacar os seguintes:

  • Taninos.
  • Cumarinas.
  • Saponinas.
  • Ácido capróico, isobutírico, butírico, cumárico, ursólico e rosmarínico.
  • Óleo essencial rico em: linalol, citronelol, geraniol, d-limoneno, borneol, d-borneol, sabineno, farneseno, alfa-pineno, beta-pineno, alcanfor, cineol e beta-felandreno.

Sachês de lavanda seca

Para poder aromatizar a casa com lavanda, uma boa ideia é preparar sachês de lavanda seca. Para realizar qualquer preparação à base de lavanda, ela deve ser colhida entre meados e fim de julho, após a floração; um bom conselho é colher as flores durante a manhã pois são mais aromáticas ao conter maiores quantidades de óleo essencial.

Uma vez realizada a colheita, encurte o comprimento dos caules e pode as folhas. Depois forme raminhos de lavanda e amarre com uma linha ou cordão para, depois, pendurá-las de bruços em um quarto bem ventilado mas sem correntes de ar nem exposição solar direta.

A lavanda secará completamente após 1 ou 2 semanas, depois poderá utilizar para realizar sachês de lavanda, que são uma excelente opção decorativa que também poderá aromatizar qualquer cômodo da casa, além de ser muito útil para incluir dentro do armário e das gavetas.

Escolha o tecido que mais gostar para elaborar o saquinho, corte-o em quadrados do tamanho que desejar e introduza dentro o raminho de lavanda; se o tecido for suficientemente grande não precisará sequer costurar, bastará simplesmente amarrar todas as pontas do tecido com a fita decorativa que escolher.

Neste outro artigo poderá conferir melhor o processo de secagem da lavanda.

Como aromatizar a casa com lavanda - Sachês de lavanda seca

Vasos de lavanda

A lavanda fresca também é uma excelente opção para ambientar os espaços exteriores de casa, pois conserva intactas as suas propriedades aromáticas, além de ser uma excelente planta para poder cultivar em vasos.

Só deverá se lembrar que a lavanda precisa de exposição solar direta durante pelo menos 6 horas diárias. Para plantá-la em vasos recomenda-se que sejam de barro ou terracota, pois são os que melhor drenam a água e esta planta não tolera muito bem a umidade. Por isso, só deve regar a cada 10 dias. Se quiser plantar lavanda siga os passos deste outro artigo.

Quer que a fragrância da lavanda inunde toda a sua casa? Então, sempre que os vasos recebam luz solar direta, tente localizá-los o mais perto possível das portas e janelas.

Queimador de essência

Também pode usar a lavanda para aromatizar aproveitando o seu óleo. A lavanda é utilizada principalmente com fins industriais para a extração do seu óleo essencial, um produto vegetal altamente concentrado e com propriedades medicinais incríveis; no entanto pode ser utilizado como um excelente ambientador. O melhor óleo essencial de lavanda é aquele que pode ser utilizado com fins terapêuticos, pois os outros são bem mais baratos mas geralmente estão adulterados.

Existem diversos queimadores de essência, no entanto, os mais econômicos e simples também são os mais práticos. Trata-se de uma estrutura com uma superfície na parte de cima onde pode colocar algumas gotas de óleo essencial e na parte de baixo existe um espaço para colocar uma vela acesa, que irá esquentando o óleo até à evaporação do mesmo.

Quando o óleo essencial evapora no ar ele aromatiza todo o ambiente, além disso este utensílio pode ser perfeitamente utilizado para fins decorativos, pois existem múltiplos designs.

Neste artigo pode ver a receita completa para fazer óleo de lavanda caseiro.

Como aromatizar a casa com lavanda - Queimador de essência

Ambientador líquido com óleo essencial

Com o óleo essencial também pode realizar um ambientador líquido que depois poderá utilizar para perfumar qualquer canto da casa, você só precisará dos seguintes componentes:

  • 80 ml de água destilada
  • 20 ml de álcool
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda

Conserve esta mistura em um frasco opaco com vaporizador e agite sempre antes de usar. Para aromatizar diferentes superfícies lembre-se que pode aplicar o ambientador diretamente sobre as cortinas ou incluir na água com a qual for realizar a limpeza de casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aromatizar a casa com lavanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como aromatizar a casa com lavanda

O que lhe pareceu o artigo?

Como aromatizar a casa com lavanda
1 de 3
Como aromatizar a casa com lavanda

Voltar ao topo da página