Partilhar

Como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante

 
Por Letícia Lima. 24 julho 2020
Como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante

Quem não gosta de ter uma casa limpa e perfumada? Cheiros são tão importantes para comunicar sensações que muitas lojas investem em perfumes e essências marcantes para atrair os consumidores, desde as brasileiras[1] até gigantes internacionais como o parque de diversões Walt Disney World[2]. Tudo que sentimos pelo nosso olfato se comunica diretamente com o sistema límbico do nosso cérebro, produzindo as mais diversas sensações, a depender do cheiro e de quem o sente. Por que não tornar o seu lar um espaço cheiroso e agradável sem se tornar dependente da limpeza diária, podendo criar uma atmosfera única e aconchegante a partir de um delicioso cheirinho para ambiente? Tudo isso é possível e muito mais fácil e descomplicado do que você pode imaginar. Por isso, nesse artigo do umCOMO você vai aprender de forma fácil e prática tudo sobre como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante. Confira!

Também lhe pode interessar: Como fazer um aromatizador caseiro de limão

Aromatizador de ambiente caseiro com amaciante

Como dissemos acima, um aromatizador de ambiente caseiro com amaciante é algo muito mais simples de se fazer do que você imagina. Para fazer o seu aromatizador caseiro com amaciante, você irá precisar reunir os seguintes produtos (e você provavelmente já os têm em casa!):

  • Amaciante com o cheiro da sua preferência (dê preferência aos com fórmula concentrada);
  • Bicarbonato de sódio;
  • Água morna para diluição;
  • Garrafa com bocal em spray/pulverizador.

Como fazer aromatizador de ambiente com amaciante

Siga as instruções abaixo:

  1. Despeje três colheres de sopa do amaciante de sua preferência na garrafa escolhida;
  2. Adicione em seguida uma colher de sopa de bicarbonato;
  3. Coloque a água morna dentro do frasco vagarosamente, lembrando-se de misturar um pouco para diluir tanto o bicarbonato quanto o amaciante. A mistura precisa ficar líquida para não entupir a válvula de pulverização!

É importante frisar que nessa mistura o bicarbonato ajuda a manter as superfícies limpas. Se você quiser um aromatizador de ambiente caseiro com bicarbonato e amaciante ainda mais potente, dê uma chance ao vinagre de maçã.

Na mistura para fazer o aromatizador de ambiente caseiro com amaciante e vinagre, você pode adicionar cerca de quatro colheres de sopa de vinagre de maçã. Esse produto é muito útil e versátil porque ajuda a neutralizar maus odores (até mesmo o de peixe!), enquanto por sua vez o amaciante fica com a função de perfumar e deixar o ambiente agradável. Gostou da ideia? Se sim, confira nosso artigo sobre os 10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico.

Esse produto pode ser aplicado em qualquer ambiente, mas dê preferência às cortinas, sofás, estofados e tapetes, pois eles absorverão melhor o cheiro do amaciante. Você também pode borrifar um pouco da sua solução caseira dentro de armários para garantir que eles sempre cheirem bem. Outra dica é seguir as recomendações do artigo do umCOMO sobre como fazer ambientadores caseiros para armários.

Bom ar caseiro

Outra sugestão interessante é fazer um bom ar caseiro. A principal diferença dessa receita para a anterior é a mistura de água com álcool e a ausência de bicarbonato. Confira os itens necessários para por o plano em prática:

  • Amaciante com o cheiro da sua preferência;
  • Álcool líquido;
  • Água morna para diluição;
  • Garrafa com bocal em spray/pulverizador.

Para preparar o bom ar caseiro, recomenda-se o seguinte:

  1. Despeje três colheres de sopa do amaciante de sua preferência na garrafa escolhida;
  2. No frasco, adicione meia parte de álcool para uma parte inteira de água morna;
  3. Coloque a água morna dentro do frasco vagarosamente, lembrando-se de misturar bem para diluir tudo. Novamente esclarecemos que deve-se evitar a viscosidade do amaciante, para que o spray não fique entupido. Portanto, preste bastante atenção à diluição adequada.

Cheirinho para ambiente com óleos essenciais

Se você prefere alternativas naturais, recomendamos um spray aromatizador de álcool de cereais com óleos essenciais, uma alternativa aos aromas sintéticos dos amaciantes que podem causar alergia à algumas pessoas. Cada óleo essencial possui propriedades terapêuticas distintas mas a lavanda é o grande curinga da aromaterapia. Para fazer o spray aromatizador ou bom ar natural, você vai precisar de:

  • Um frasco de vidro âmbar com bocal pulverizador;
  • Álcool de cereais;
  • Óleo essencial de lavanda 100% puro.

Para preparar o bom ar natural, recomenda-se que você siga essas instruções:

  1. Com o auxílio de um funil, transfira 120 ml do álcool de cereais para o frasco âmbar. O álcool de cereais é um pouco menos agressivo do que o álcool disponível em supermercados, e o frasco âmbar ajudará a preservar as propriedades do óleo essencial. Você pode encontrar todos esses produtos em lojas de produtos químicos (em geral lojas que vendem produtos para fabricação de velas também contam com esses produtos disponíveis em estoque).
  2. Adicione quinze gotas do óleo essencial de lavanda. É muito importante que seja de fato um óleo essencial puro, e não a essência de lavanda, que é sintética. Peça ajuda ao vendedor caso tenha dúvidas na hora de comprar.
  3. Feche o frasco e misture bem. Pronto! Você já pode perfumar sua casa e suas roupas com seu bom ar natural, além de testar outras combinações com outros óleos essenciais.

Para mais soluções caseiras e naturais, confira os nossos artigos sobre como perfumar a casa naturalmente e como fazer um aromatizador caseiro de limão. Viva o conforto de um lar bem aromatizado!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. NEURONIOWEB. A relação do olfato com o cérebro emocional. Disponível em: <https://neuronioweb.com.br/a-relacao-do-olfato-com-o-cerebro-emocional/>. Publicado em 21 de março de 2016. Acesso em 22 de julho de 2020.
  2. CUNHA, Tatiana. 15 segredos da Disney que quase ninguém sabe. Revista VEJA. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/modo-aviao/15-segredos-da-disney-que-quase-ninguem-sabe/>. Publicado em 18 de novembro de 2016. Acesso em 22 de julho de 2020.
Bibliografia
  • BEATY, Vanessa. 15 Genius DIY Ways to Make Your Home Smell Wonderful. DIY & Crafts. Disponível em: <https://www.diyncrafts.com/4575/home/15-genius-diy-ways-make-home-smell-wonderful>. Publicado em 07 de fevereiro de 2014. Acesso em 22 de julho de 2020.
  • WOLFF, Carina. 7 Ways To Make Your Home Smell Nice (No Cleaning Required). Simplemost. Disponível em: <https://www.simplemost.com/7-ways-make-home-smell-nice-no-cleaning-required/>. Publicado em 19 de agosto de 2016. Acesso em 22 de julho de 2020.

Escrever comentário sobre Como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante
Como fazer aromatizador de ambiente caseiro com amaciante

Voltar ao topo da página