Partilhar

Como fazer ambientadores caseiros para armários

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer ambientadores caseiros para armários

Está cansado da sua roupa cheirar sempre mal? Quando colocamos as nossas peças dentro do armário é possível que acabam cheirando a fechado, já que o ar não entra pelas portas e, no final, o cheiro do gel e do amaciante com o qual as lavamos desaparece para ficar um aroma desagradável. É por este motivo que cada vez mais pessoas usam purificadores com fragrâncias frescas e doces que conseguem que a roupa cheire bem durante o tempo todo. Se quer aprender a fazer ambientadores caseiros para armários você mesmo, neste artigo de umComo vamos dar algumas ideias que ajudarão você a consegui-lo fácil e rápido. Chega de maus odores!

Também lhe pode interessar: Como organizar o meu armário

Um ambientador para ambientar a roupa

Começamos com um ambientador caseiro para armários muito simples de fazer e que servirá para pulverizar a roupa e, assim, lhe dar um aroma bem mais fresco. Deve saber que para fazer este produto só vamos usar o perfume que têm alguns óleos essenciais como, por exemplo, o de baunilha o de lavanda, o de coco, etc. Aproveitando as fragrâncias deliciosas destes óleos conseguirá que a sua roupa cheire perfeitamente.

Para fazê-lo vai precisar de:

  • 1 copo de água
  • 10 gotas do óleo essencial que preferir (baunilha, lavanda, coco, eucalipto, limão, etc.)
  • 1 garrafa com pulverizador

Agora só terá que verter a água e as gotas de óleo essenciais dentro da garrafa e misturar bem para que os dois produtos se integrem e se misturem. Pense que a água é imprescindível para que o aroma se expanda bem pelos tecidos e não manche, por isso não arrisque!

Para dar um bom cheiro à sua roupa só deverá borrifar 1 ou 2 vezes por semana o armário com este pulverizador que fez e verá que prazer sente cada vez que abrir o armário e sentir seu cheiro fresco.

Guarde o produto em um espaço seco e fresco para que se conserve melhor; poderá jogar fora quando notar que o aroma sumiu ou mudou.

Como fazer ambientadores caseiros para armários - Um ambientador para ambientar a roupa

Sacos aromáticos para o armário

Quando pensa em ambientadores para armários é provável que lhe venha à mente esses produtos que têm forma de pequenos sacos e que no seu interior contêm produtos aromáticos que contribuem com um cheiro delicioso a qualquer espaço. Pois bem, de seguida vamos indicar como você mesmo pode criar estes ambientadores para que possa colocar dentro do armário e conseguir que toda a sua roupa cheire bem.

Para isso vai precisar dos seguintes materiais:

  • Tecido grosso de algodão para criar o saquinho.
  • Produtos aromáticos naturais como, por exemplo, cravo da índia, canela, alecrim ou cascas de cítricos.

Para preparar este ambientador a primeira coisa fazer é cortar o tecido em forma de círculo de uns 10 centímetros de diâmetro; no centro adicione o produto aromático que mais lhe agrade e, depois, costure os retalhos para conseguir que o cheiro fique condensado no interior do saco.

E pronto! Só deverá colocar este ambientador caseiro no interior do armário e toda sua roupa começará a cheirar maravilhosamente bem. Também é uma ideia perfeita para colocar dentro de caixas.

Como fazer ambientadores caseiros para armários - Sacos aromáticos para o armário

Cítricos com cravo da índia

Agora vamos propor outra ideia que é bem mais simples de fazer e que conseguirá que suas peças de roupa cheirem perfeitamente bem. Para isso, aproveite o cheiro dos cítricos como o limão ou a laranja e o inigualável aroma do cravo da índia, ideal para conseguir tirar o mau cheiro de qualquer canto de sua casa.

Para aproveitar a fragrância destes dois produtos só deverá cortar meio limão ou meia laranja e introduzir em sua carne diferentes cravos da índia. Fácil, rápido e eficaz! Colocando no interior do armário conseguirá reduzir os maus odores e fazer com cheire sempre bem.

Como fazer ambientadores caseiros para armários - Cítricos com cravo da índia

Ervas aromáticas para uma roupa com um cheiro melhor

Mas também há outra forma mais fácil de conseguir que a sua roupa cheire bem e é aproveitar o perfume de algumas ervas ou plantas que, por elas mesmas, já deixarão os tecidos com suas fragrâncias. Por exemplo, a lavanda é uma planta com um cheiro muito doce e suave, também o alecrim, o eucalipto, etc., são opções perfeitas para embeber sua roupa de aromas perfeitos.

Para conseguir preparar este ambientador caseiro para o armário só terá que pegar em um raminho destas flores amarrá-las entre elas e pendurá-las de cabeça para baixo para secarem em dois ou três dias; passado este tempo poderá introduzir estas ervas dentro do armário ou, se quiser, dentro de uma bolsa de tecido para não se sujarem. Neste artigo de umComo recomendamos a você algumas das melhores plantas aromáticas de exterior.

Como fazer ambientadores caseiros para armários - Ervas aromáticas para uma roupa com um cheiro melhor

Conselhos para a roupa cheirar bem

Além de colocar ambientadores no armário, é recomendável que tenha cuidados específicos em relação à sua roupa para conseguir que o bom cheiro das lavagens dure por mais tempo. Por exemplo, é essencial que a máquina de lavar esteja limpa para que, assim, as peças que lave possam ficar perfeitas e com bom cheiro; em umComo explicamos para você como limpar a máquina de lavar. Além disso, também é muito recomendável usar amaciante para dar um extra de fragrância à sua roupa, além de um tato realmente muito agradável.

Para conseguir que a roupa cheire bem nunca deverá deixar muito tempo a roupa limpa e molhada no interior da máquina de lavar pois, com o passar das horas, começará a cheirar bem mais forte e desagradável. É recomendável pendurar a roupa logo depois que tiver terminado a lavagem ou durante os minutos seguintes; também é melhor que a roupa seque ao ar livre para evitar o cheiro de comida, espaços fechados ou umidade.

No momento de passar, pode adicionar umas gotas de líquido perfumado na água de passar para, assim, potencializar o cheiro a limpo e reduzir ao máximo os maus odores. Neste artigo de umComo damos a você mais conselhos para deixar a roupa cheirosa.

Como fazer ambientadores caseiros para armários - Conselhos para a roupa cheirar bem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ambientadores caseiros para armários, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer ambientadores caseiros para armários

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer ambientadores caseiros para armários
1 de 6
Como fazer ambientadores caseiros para armários

Voltar ao topo da página