Partilhar

Como fazer amaciante de roupa caseiro

Como fazer amaciante de roupa caseiro

Fazer o seu próprio amaciante de roupa caseiro é muito fácil. E para além disso é econômico e ecológico, porque para a elaboração de amaciante de roupa caseiro só se usam ingredientes baratos e que não contaminam o ecossistema. O amaciante que lhe vamos ensinar a fazer a seguir deixa a roupa suave, é bom para fixar as cores, especialmente da roupa escura e é bom para a máquina, uma vez que ajuda a eliminar o calcário da água e os resíduos de sabão. Por não conter produtos químicos agressivos para o meio ambiente e para a pele é especialmente indicado para a lavagem da roupa de pessoas com pele sensível e para a roupa de bebê.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como usar o amaciante da roupa
Passos a seguir:
1

A quantidade de água e de vinagre branco a utilizar, irá depender da quantidade de amaciante que pretender fazer. Assim, por cada 2 partes de água deverá de utilizar 1 parte de vinagre branco. Por exemplo, pode misturar 2 xícaras de água por cada xícara de vinagre.

2

De seguida, adicione uma parte de bicarbonato de sódio muito lentamente. O bicarbonato de sódio é efervescente, ao adicioná-lo vai se formar muita espuma. Quanto mais depressa o fizer mais espuma se irá formar. Continuando o exemplo o acima, pode adicionar uma xícara de bicarbonato de sódio (uma parte).

Como fazer amaciante de roupa caseiro - Passo 2
3

Mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

4

O amaciante caseiro está pronto, no entanto se quiser dar mais suavidade e um pouco de perfume à sua roupa pode juntar umas gotas de óleos essenciais, de lavanda, de amêndoas, de coco ou o que preferir.

5

Utilize o amaciante caseiro do mesmo modo que o amaciante comercial habitual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amaciante de roupa caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Para fazer amaciante em casa é recomendável o uso de luvas ao misturar os ingredientes.

Escrever comentário sobre Como fazer amaciante de roupa caseiro

49 comentários
A sua avaliação:
jefferson fernando martins
esse amaciante dura qto tempo guardado? como posso colocar aroma para q deixe a roupa cheirosa? posso colocar desinfetante concentrado cheiroso?
CARLOs
Qual seria a quantidade de bicarbonato? Em proporção a água e o vinagre?
Rafaela dos Santos Viana
Achei bem legal. estou fazendo um trabalho para a escola sobre sustentabilidade. E eu resolvi fazer esse amaciante que deu muito certo e também acrescentei o sabonete ralado dissolvido na água que deu a consistência e a cor ao amaciante.
Editor umComo.com.br
Valeu pela dica Rafaela! :)
ivanide ribeiro
bom dia, gostei das dicas.obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Ivanide! Valeu pleo comentário. Continue nos acompanhando :)
VERALUCIA BARROS COELHO
ACHEI MUITO INTERESSANTE . QUERO FAZER EM MINHA CASA .
Editor umComo.com.br
Oi Veralucia! Que bom saber! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
lisa Kunanga
Bom dia. gostaria de receber receitas caseiras para eliminar maus odores dentro de casa e nos armários.
A sua avaliação:
vanessa
muito bom esta receita.
A sua avaliação:
elisa
grata ..gostaria de receber todas as dicas caseiras.
A sua avaliação:
josefa fernandes da silva filha
gostaria de receber receitas caseiras de higiene de limpeza completa.
Dafne
Posso acrescentar sabonete na receita? Ou seja: Água. Sabonete (dá a cremosidade) Vinagre branco. Bicarbonato de sódio. Óleo essencial

Como fazer amaciante de roupa caseiro
1 de 2
Como fazer amaciante de roupa caseiro

Voltar ao topo da página