menu
Partilhar

Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?

 
Por Ketlyn Araujo. Atualizado: 29 março 2021
Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?

Sempre que lavamos nossas roupas queremos que o cheiro bom de amaciante permaneça pelo maior tempo possível, certo? Felizmente, isso não é tarefa difícil. Há várias dicas que podem ser colocadas em prática para responder a pergunta "por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?", deixando as peças sempre limpas e frescas.

Quer saber o que fazer para minha roupa ficar com cheiro de amaciante? Pois neste artigo do umCOMO vamos te dar os melhores conselhos práticos para lavar as roupas e não deixar que elas fiquem com mau cheiro. Dê adeus ao cheiro de umidade e suor e aproveite um armário cheio de peças com cheirinho bom. Anote!

Também lhe pode interessar: Como fazer amaciante de roupa caseiro

Pendure as roupas corretamente

Não estender as roupas corretamente é um dos erros mais comuns após lavá-las, e uma das principais causas do mau cheiro nas peças. Se você não pendurar a roupa de maneira adequada após tirá-las da máquina de lavar, o cheiro do amaciante vai desaparecer assim que ela secar, provocando maior concentração de umidade e, por consequência, o mau cheiro quando estiver seca.

Além disso, é recomendável que você estenda as roupas em locais que tenham corrente de ar, ou ao ar livre, sempre que der. Por outro lado, para potencializar o cheiro bom do amaciante, é aconselhável colocar as roupas no varal com um certo espaço entre elas, para que fiquem o mais espalhadas possível. Além de evitar que amassem, você vai fazer com que o cheiro do amaciante permaneça por mais tempo nas peças. Teste!

Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante? - Pendure as roupas corretamente

Arroz para umidade

A umidade pode ser uma grande inimiga das roupas limpas. Se você recolher a roupa estendida antes do tempo sem perceber que ela não está completamente seca, o cheiro de úmido vai ficar ainda mais forte quando as peças forem guardadas no armário ou gaveta. Para evitar que isso aconteça, existe um truque caseiro que usa arroz.

Coloque uma tigela cheia de arroz cru dentro do armário. Os grãos de arroz vão absorver a umidade que ficou impregnada nas roupas, impedindo que o cheiro apareça. Se você quiser manter o cheiro do amaciante por mais tempo e acabar com a umidade, o arroz pode se tornar seu grande aliado.

Além disso, o arroz também é um excelente remédio para tirar o cheiro de guardado dos armários. Descubra mais dicas como essas no artigo sobre como tirar cheiro de mofo do armário.

Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante? - Arroz para umidade

Óleos essenciais para lavagens à mão

Sabe qual a melhor dica para lavar roupas à mão e deixá-las com cheiro bom? Quando for lavar à mão peças delicadas ou roupas íntimas, use alguns de seus óleos essenciais favoritos ao longo do processo, para que a roupa fique com um aroma agradável. Siga as etapas para fazer isso com sucesso:

  1. Primeiro, borrife suas roupas usando o óleo essencial que você mais gosta. Para isso, recomendamos usar um borrifador com água dentro, e adicionar algumas gotas de óleo essencial. Opte por aromas frescos e que dão sensação de limpeza, como flores ou cítricos.
  2. Depois, lave suas peças à mão da maneira como está habituado, usando água fria e sabão específico.

Caso você não tenha óleos essenciais, pode recorrer aos sabões com fragrâncias, que vão te ajudar a perfumar suas roupas - inclusive quando você for lavá-las a mão.

Além disso, você também pode usar os óleos essenciais para perfumar toda a casa. Te ensinamos a fazer isso no nosso artigo sobre como perfumar a casa naturalmente.

Borrife amaciante nas roupas

Para manter o frescor e garantir um cheiro suave e duradouro de amaciante nas suas peças de roupa, recomendamos que você anote esta dica. Prepare uma mistura à base de água e amaciante, coloque em um borrifador e, depois, borrife o líquido nas roupas antes de passá-las. Dessa forma, o cheiro ficará presente nas peças por muito mais tempo.

Dica: lembre-se de que o amaciante pode fazer com que novas manchas apareçam nas roupas, caso você o utilize de maneira exagerada. Por isso, recomendamos que você não exagere na dose e borrife a mistura a uma certa distância das peças, para que o cheiro permaneça e novas manchas deixem de aparecer.

Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante? - Borrife amaciante nas roupas

Lavar as roupas adequadamente

Roupas devem ser lavadas corretamente para que o cheiro de amaciante dure por mais tempo. Existem outras dicas que vão te ajudar a obter a lavagem perfeita, desde que você leve em consideração as particularidades de cada peça e tecido. Anote:

Escolha o modo de lavagem correto

Escolher o modo de lavagem correto é o primeiro passo para conseguir uma lavagem perfeita. Para isso, você deve prestar atenção no quanto as roupas estão ou não sujas, e também no tipo de vestimenta, pois existem certos tecidos que exigem maior ou menor frequência de lavagem, e até mesmo programas ou tratamentos específicos.

Caso a roupa esteja muito suja, recomenda-se ciclos de lavagem longos, para conseguir um melhor enxágue. Já quando as roupas não apresentarem muitas manchas, você pode escolher um ciclo mais curto, com o qual economizará energia e conseguirá um melhor resultado para a peça, mantendo o cheiro de amaciante por mais tempo.

Para certificar-se de que você está lavando cada peça de roupa corretamente, recomendamos:

  • Confira os símbolos presentes nas etiquetas da roupas para saber as condições de lavagem necessárias. Neste artigo você verá o que significam os símbolos de lavar a roupa.
  • Lave roupas íntimas, meias, roupas esportivas, meias-calças, leggings ou camisetas de algodão (ou seja, peças que tendem a reter mais o mau cheiro) logo após cada uso.
  • Evite lavar toalhas sujas, panos e outros pedaços de tecidos com o restante das roupas.

Tire as roupas da máquina rapidamente

Outra dica para garantir uma boa lavagem é tirar a roupa da máquina imediatamente após o término do ciclo programado. Quanto mais tempo as roupas molhadas ficarem na máquina de lavar, mais elas reterão a umidade e, portanto, mais facilmente o aroma do amaciante será perdido.

Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante? - Lavar as roupas adequadamente

Fique de olho na quantidade de amaciante e sabão em pó

A quantidade de amaciante que usamos também vai determinar o cheiro que vai ou não ficar nas roupas. Alguns acreditam que, quanto mais amaciante ou sabão em pó, melhor vão cheirar as roupas - mas pode ser que o efeito seja o contrário. Adicionar mais produto do que o recomendado pode acabar fazendo com que apareçam manchas nas roupas, por conta do excesso, o que vai demandar ainda mais lavagens.

Para ter certeza de que está usando a quantidade correta, consulte as recomendações do fabricante do seu amaciante ou sabão em pó. De maneira geral, a medida de uma tampa já será suficiente.

Como tirar mau cheiro da roupa

Às vezes pode ser que algumas peças de roupa cheirem mal, exalando um odor forte, como de umidade ou suor. Se você quer saber como tirar mau cheiro da roupa, os truques caseiros a seguir são perfeitos para você. O mais recomendável na hora de colocá-los em prática, porém, é lavar as peças à mão antes de fazer a lavagem comum, com o restantes das peças na máquina.

Água e bicarbonato

Para que a primeira lavagem à mão seja mais eficaz, sugerimos que você use uma mistura de duas partes de água e uma de bicarbonato, que será capaz de neutralizar o mau cheiro. Após lavar as peças com essa mistura, já pode incluir as roupas na sua próxima lavagem na máquina.

Água e vinagre branco

Outro ótimo truque antes de lavar na máquina as peças que estão cheirando mal é deixá-las de molho durante algumas horas, com uma mistura de água e vinagre branco. O vinagre branco é um potente limpador e neutralizador de odores. Outra opção é adicionar a medida de uma tampinha de vinagre junto com o detergente no ciclo de lavagem.

Potencialize o cheiro do amaciante

Uma forma de manter suas roupas cheirosas, inclusive após terem ficado muito tempo guardadas, é limpando os armários e gavetas com frequência. Você pode perfumá-los para que, dessa forma, também fiquem com cheiro bom.

Outra dica para fazer com que o cheiro de amaciante dure nas roupas é colocar algodões embebidos em amaciante dentro do armário - dessa forma, peças que ficarem guardadas não vão perder o cheirinho. Outras opções são saquinhos de chá, sabonetes em barra ou, até mesmo, velas aromáticas (apagadas), que devem ser colocados entre as roupas. O aroma agradável não vai sair dali!

Depois dessas dicas do umCOMO, garantimos que você não terá mais que se perguntar "por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?", porque já saberá todas as respostas para deixar sua roupa sempre cheirosinha!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?
1 de 5
Por que minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?

Voltar ao topo da página