menu
Partilhar

Como tirar cheiro de mofo do armário

 
Por Redação umCOMO. 15 março 2021
Como tirar cheiro de mofo do armário

Ainda que não costumemos nos atentar a isso, o espaço onde guardamos nossa roupa, sapatos e demais acessórios também requer uma limpeza periódica e um mínimo de manutenção. Às vezes, ao abrir o armário torna-se inevitável detectar o odor característico de mofo que pode acontecer por uma combinação de distintos fatores, entre eles se destaca a umidade concentrada no interior.

Está se perguntando porque a sua roupa mofa ou cheira a guardado? A roupa que já não utilizamos, os acessórios guardados sem ventilação ideal e os sapatos, tudo que fica armazenado em um lugar reduzido e sem ventilação costuma ser afetado pela umidade presente no armário, especialmente nos cantinhos. Este odor tão característico que conhecemos como "cheiro de guardado" não é tão fácil de ser eliminado com um simples abrir de portas dos armários. Por isso, neste artigo do umCOMO te explicamos como tirar cheiro do mofo do armário com truques mais efetivos.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de mofo dos sapatos

Arroz

Se você se pergunta como tirar cheiro de mofo do armário, deve saber que a solução está mais perto do que você acredita. Usar alguns grãos de arroz da despensa da sua cozinha será um remédio caseiro muito eficaz para tirar o cheiro de umidade do guarda-roupas.

O arroz absorve a umidade com rapidez, por isso colocar um recipiente com uma pequena quantidade deste cereal em uma esquina do seu armário fará que quando você abra a porta da próxima vez o "cheiro de guardado" seja história. Troque o recipiente de vez em quando e mantenha-o sempre dentro do armário para prevenir que o cheiro regresse.

Como tirar cheiro de mofo do armário - Arroz

Desumidificadores para armários

Estes são uma solução tão prática como inovadora se a umidade fez com que a sua roupa fique com "cheiro de guardado".

Assim como existem desumidificadores pensados para espaços amplos, também existem os para pequenas dimensões, que são perfeitos quando o assunto é como tirar cheiro de mofo do armário. Estes desumidificadores absorvem a umidade do ambiente e, diferentemente dos tradicionais, transformam as micro partículas de vapor em gel para o que o ambiente do seu armário fique seco e você possa tirar o cheiro de umidade da roupa.

Aromatizador caseiro para o armário

As ervas aromáticas são a base para fazer aromatizadores caseiros ideais para saber como cheiro de mofo do armário, substituindo o odor desagradável por aromas florais. A lavanda é uma das plantas aromáticas mais recomendáveis para este fim, ainda que um raminho de tomilho, romero e umas pétalas de rosa são também uma excelente escolha. Te explicamos como fazer aromatizador caseiro com estas características seguindo estes simples passos:

  1. Faça saquinhos caseiros com um pedaço de tecido e faça pequenos orifícios que permitam liberar o aroma do aromatizador. Neles você poderá colocar as plantas que você quiser.
  2. Abra o pedaço de pano em uma superfície plana e coloque no centro as plantas que você escolher.
  3. Dê forma ao saco levando ao centro as quatro pontas do tecido e amarre-as com uma fita de tecido ou cordinha, fazendo um formato de trouxinha.
  4. Coloque o saco dentro do armário e faça vários iguais, se quiser, para pendurar também em alguns cabides. Em alguns dias o cheiro desagradável desaparecerá.

Se quiser mais ideias como esta confira nosso artigo com dicas para deixar as gavetas cheirosas.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são um remédio infalível para conseguir que sua roupa tenha um cheiro fenomenal, ainda que ela esteja guardada no armário e você não a utilize durante semanas ou meses. Os óleos essenciais concentram aromas intensos e duradouros, por isso são perfeitos para evitar maus odores no armário. Para utilizá-los, faça da seguinte forma:

  1. Escolha seu óleo essencial favorito: lavanda, violeta, jasmim, citronela, eucalipto ou qualquer outro.
  2. Pegue 2 a 3 bolinhas de algodão e pingue nelas algumas gotas do seu óleo essencial favorito.
  3. Distribua os algodões perfumados no interior do armário e deixe que a delicada fragrância faça efeito e acabe com o "cheiro de guardado".

Se você gostou desta dica, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como fazer com que o armário cheire bem.

Como tirar cheiro de mofo do armário - Óleos essenciais

Carvão ativado

O carvão ativado é um material que se obtém, geralmente, da combustão de elementos vegetais, como a madeira, o bambu ou a casca do coco. O resultado é um material altamente poroso que, portanto, possui grande capacidade de absorver a umidade sendo ideal quando o assunto é como tirar cheiro de mofo do armário.

É uma boa opção também caso você queira neutralizar o odor sem adicionar nenhuma fragrância, já que ele não tem cheiro, basta colocar um saquinho de carvão ativado dentro do armário e pronto.

Como tirar cheiro de mofo do armário - Carvão ativado

Sal e temperos

Especialmente em lugares próximos a costa, a umidade pode chegar a ser um verdadeiro problema em armários que não são abertos com frequência. É, por exemplo, um inconveniente muito comum nos que estão reservados para armazenar roupa de cama, toalhas, etc. Nestes casos, a umidade aumenta o "cheiro de guardado" e você necessitará de um aromatizador caseiro que combine um bom aroma com uma alta capacidade de absorção.

Experimente fazer o seu misturando sal grosso com algum tempero aromático, como anis ou cravo. Ponha um pequeno recipiente de vidro em uma esquina do armário com um punhado de sal grosso e dois ou três cravos e na próxima vez que você abrir o armário, verá que conseguiu um objetivo duplo: armário livre de umidade e com um cheirinho gostoso.

Como tirar cheiro de mofo do armário - Sal e temperos

Sabonete

O remédio caseiro ao qual recorriam nossas avós para manter armários e gavetas sem "cheiro de guardado" continua funcionando. Coloque no interior deles uma barra de sabão de mãos em uma bolsinha de tecido ou diretamente no fundo do armário. Você notará que o mau odor da roupa desaparece.

Vinagre e limão

Seu armário cheira a guardado e tem manchas de mofo em seu interior? Você necessita de uma solução para limpá-lo profundamente que, além do mais, deixe um aroma agradável. O vinagre e o limão são dois compostos muito utilizadas na limpeza do lar, já que são caseiros, naturais e têm excelentes propriedades desinfetantes e branqueadoras. Para usar em seu armário com "cheiro de guardado", siga estes passos:

  1. Esvazie seu armário para arejar a roupa que tem nele.
  2. Prepare a seguinte combinação: meia xícara de vinagre branco, meia xícara de água e suco de meio limão.
  3. Molhe um paninho com essa mistura e passe-o pelas paredes e cantinhos do seu armário. Caso precise tirar manchas de mofo, utilize uma esponja.
  4. Deixe-o aberto para que seque e volte a colocar sua roupa. O mofo e o "cheiro de guardado" deixarão de ser um problema.

Granos de café

O café é outro dos remédios caseiros efetivos quando você quer saber como tirar "cheiro de guardado" das roupas. É muito eficaz e, com certeza, você tem em casa. O aroma do café e sua capacidade de absorção são seus melhores aliados para desfazer-se dos maus odores de roupas e sapatos.

Para usar, você só tem que colocar grãos de café em um recipiente ou introduzi-los em um saquinho de pano. Colocá-los no armário e sempre tê-los a mão para que se esqueça para sempre dos maus odores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de mofo do armário, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar cheiro de mofo do armário
1 de 5
Como tirar cheiro de mofo do armário

Voltar ao topo da página