Partilhar

Como tirar silicone do azulejo

 
Por Redação umCOMO. 3 junho 2020
Como tirar silicone do azulejo

Fazer a limpeza dos azulejos é essencial para mantê-los sempre em bom estado. As manchas que podem aparecer na superfície deles, especialmente aquelas ocasionadas por selantes, como o silicone, devem ser removidas para que o azulejo não perca o brilho. Da mesma forma, a aplicação de silicone em excesso na intenção de garantir que os azulejos fiquem bem vedados ou quando eles são trocados, também requer atenção especial na hora da faxina.

Além da limpeza, é igualmente importante saber como tirar silicone do azulejo. É necessário eliminar esses possíveis excessos do material para que a superfície fique limpa e livre dos resíduos de sujeira. É importante, ainda, remover o silicone antigo e trocá-lo por um novo, principalmente quando falamos dos azulejos do piso, do banheiro ou de demais locais com umidade. Se você quer saber como remover o silicone de uma superfície lisa, como a dos azulejos, além de conhecer os melhores produtos e métodos para fazê-lo, recomendamos que você dê uma olhada neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como deixar os azulejos brilhando

Como tirar silicone do azulejo com acetona

Como remover silicone velho ou seco de azulejos e outras superfícies lisas? A verdade é que, embora o uso de um objeto pontiagudo, como uma lâmina, às vezes ajude a remover o silicone de superfícies lisas, algumas requerem muito cuidado para não serem danificadas. Para evitar que seus azulejos fiquem marcados após o uso de um objeto afiado ou pontiagudo, você pode usar acetona. Se você deseja saber como tirar silicone do azulejo com acetona, siga as etapas:

  1. Para remover uma camada de silicone antiga ou seca, use uma espátula com o cuidado necessário para não danificar a superfície dos azulejos.
  2. Depois de remover a primeira camada, use a espátula novamente para remover a pátina, que é uma camada mais fina e difícil de limpar, porque costuma aderir com mais força à superfície.
  3. Antes de usar a acetona, certifique-se de deixar o ambiente bem ventilado, além de colocar luvas. O cheiro forte do produto torna conveniente a ventilação adequada.
  4. Molhe um pano com a acetona e esfregue-o bem nos restos de silicone, até que desapareçam.
  5. Aguarde cerca de 10 minutos para que o produto termine de agir, e passe uma esponja fazendo movimentos circulares para remover o silicone restante sem arranhar os azulejos.
  6. Lave a área em que você trabalhou anteriormente usando um pouco de água e sabão e, quando terminar, passe um pano ou esponja apenas com água sobre ela.

Confira outros truques para limpar os azulejos.

Éter para remover silicone de azulejo

Seguindo estas etapas simples, você aprenderá tirar silicone do azulejo do banheiro ou da cozinha com éter e acetona:

  1. Dilua acetona e éter. Use a mesma quantidade dos dois produtos, ou seja, em um recipiente, adicione 50% de acetona e 50% de éter e misture bem.
  2. Umedeça um pano com a mistura ensinada acima, e esfregue-o nos azulejos onde houver sujeira e resíduos de silicone.
  3. Para limpar de maneira mais eficaz, primeiro esfregue suavemente os azulejos, e vá aumentando gradualmente a intensidade. Assim, o silicone será removido automaticamente ao entrar em contato com o líquido da mistura.
  4. Observe o estado dos azulejos durante todo o processo, pois a acetona é especialmente agressiva em algumas superfícies, podendo danificar certos materiais, além de remover o brilho e a cor.
  5. Limpe a superfície com o produto que você comumente utiliza para os azulejos, e eles brilharão novamente.
Como tirar silicone do azulejo - Éter para remover silicone de azulejo

Como remover silicone com solvente

Outro produto que vai te ajudar a tirar silicone dos azulejos do banheiro ou da cozinha é o solvente. Para isso, basta seguir os passos:

  1. Remova o máximo de silicone possível com uma espátula, e cuide para não arranhar a superfície enquanto estiver raspando.
  2. Deixe as janelas abertas para manter o ambiente ventilado.
  3. Aplique um solvente específico para silicone específico nos restos que permanecerem nos azulejos. Faça testes em uma área pequena primeiro, para garantir que a cor da superfície não seja perdida.
  4. Use uma esponja para remover o silicone, que será amolecido pelo solvente aplicado anteriormente.
  5. Finalmente, molhe uma toalha com água e sabão e esfregue-a nos azulejos para limpá-los.

Como tirar silicone do azulejo com álcool

O álcool etílico também costuma ser bastante eficaz, além de econômico, na hora de tirar os restos de silicone dos azulejos.

  1. Remova os resíduos de silicone mais superficiais com uma espátula ou com um raspador.
  2. Para remover as camadas mais finas, continue usando a espátula, mas com mais cuidado, pois isso aumenta o risco de arranhar a superfície.
  3. Ventile o ambiente e vista luvas antes de aplicar o álcool para evitar inalar o cheiro forte do produto.
  4. Mergulhe um pano no álcool e esfregue os azulejos, com ênfase especial nas áreas com resíduos de silicone.
  5. Deixe o álcool agir por cerca de 10 minutos, use uma esponja ou um pano limpo para passar na superfície novamente e remover permanentemente o silicone.
  6. Use um detergente ou sabão comum que você já tenha em casa para limpar os azulejos e terminar o processo.
Como tirar silicone do azulejo - Como tirar silicone do azulejo com álcool

Como remover silicone para limpar

Além de tirar silicone do azulejo, em alguns casos, é importante também saber como tirar o mofo do silicone dos azulejos, quando o objetivo não é remover o material, mas livrar-se da sujeira e do mofo acumulados nele, que são prejudiciais à nossa saúde. Esse mofo desagradável geralmente aparece nos banheiros devido à umidade acumulada diariamente pelo uso do chuveiro. Siga as dicas do umCOMO para saber como limpar o silicone do chuveiro ou dos azulejos de outras áreas que ficaram escurecidas:

  • Esfregar um pano úmido com água sanitária na superfície permitirá limpar o silicone sem removê-lo ou desgrudá-lo.
  • Para remover a sujeira das tiras de silicone, você também pode aplicar álcool ou éter, em uma quantidades pequenas, nessa parte dos azulejos afetados.
  • Se o mofo estiver muito grudado graças à ação do tempo, opte pela troca do silicone atual por um específico para áreas úmidas, como banheiros.

Agora que você já sabe como tirar sujeira e mofo do silicone dos azulejos, além de conhecer diversos métodos sobre como limpar o próprio silicone das superfícies, recomendamos que você leia também este outro artigo do umCOMO com conselhos para limpiar o silicon de vidro e removê-lo quando necessário, evitando que o mofo apareça. Da mesma forma, se você tem problemas com mofo, pode dar uma olhada neste outro post sobre como remover o mofo do chuveiro, onde você vai encontrar ainda mais dicas para tal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar silicone do azulejo, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar silicone do azulejo
1 de 3
Como tirar silicone do azulejo

Voltar ao topo da página