Partilhar

Como remover silicone de vidro

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como remover silicone de vidro

Em uma série de momentos é possível se deparar com um vidro onde esteja grudado silicone. Se ele não for retirado, as manchas se manterão na superfície, acumulando poeira e deixando o vidro com aspecto sujo e feio. Por isso, o umComo.com.br vai dar algumas dicas muito simples de como remover silicone de vidro de maneia fácil e eficiente, utilizando apenas alguns produtos.

Também lhe pode interessar: Como remover o calcário dos vidros
Passos a seguir:
1

Na hora de instalar um vidro na janela ou em uma porta e mesmo ao montar um aquário e em demais ocasiões em que seja o silicone a substância usada para fixar os vidros, não raro, a sua superfície fica com manchas do produto que serve para colar. No entanto, é possível remover silicone de vidro, o que pode ser feito de modo bastante prático. Uma das receitas consiste em usar um pouco de querosene misturado com sabão em pó.

Como remover silicone de vidro - Passo 1
2

Com esses materiais a mão e mais um pano macio e limpo, preferencialmente de algodão, basta umedecer o pano com a mistura e passar no vidro. Já que tanto o silicone quanto o querosene são derivados do petróleo, o segundo consegue agir no primeiro, fazendo com que ele se desmanche. O sabão em pó ajuda a limpar a superfície, uma vez que o silicone possui um tipo de gordura.

3

Depois de passar o pano úmido no vidro, basta usar um cartão de débito ou de crédito ou outro cartão plástico parecido e até uma espátula de plástico para remover o silicone que já estará mais mole. Para tanto, basta raspá-lo sobre as manchas com a substância. Para tirar silicone do vidro, outra dica é usar uma mistura com álcool e querosene, sendo que o primeiro vai ter a mesma função do sabão em pó, que é o de limpar a gordura do silicone.

4

Para remover o mais grosso do silicone que está incrustado no vidro, é possível usar ainda a lâmina de um estilete e, para passar a solução, uma esponja de aço ao invés do pano. No entanto, com esses materiais o vidro pode ser riscado. Outro produto que se usa para tirar silicone da superfície do vidro, inclusive, quando se trata de uma mancha antiga é thinner, que é um solvente para remover tinta a óleo. Porém, como se trata de um produto forte, ao usá-lo é melhor estar com máscara no rosto e luvas nas mãos para evitar danos.

Aproveite e confira também os nossos artigos sobre como tirar a gordura dos vidros e como remover o calcário dos vidros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover silicone de vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como remover silicone de vidro

2 comentários
A sua avaliação:
Júlia Alves
Olá, gostaria de saber se há outro produto que possa ser usado no lugar do querosene?
Alessandra
Muito excelente, fiz com querosene e sabão em pó, deu muitíssimo certo, limpei o azulejo da minha cozinha.
Editor umComo.com.br
Oi Alessandra! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando!

Como remover silicone de vidro
1 de 2
Como remover silicone de vidro

Voltar ao topo da página