Partilhar

Como tirar cheiro de suor da roupa

Como tirar cheiro de suor da roupa

Além de criar desagradáveis manchas na roupa, a transpiração excessiva liberta um mau cheiro que fica bastante impregnado em todas as peças de roupa. De fato, muitas vezes o cheiro de suor permanece na roupa e não desaparece mesmo depois da lavagem. Para resolver o problema e tentar tirar o cheiro de suor das roupas de forma definitiva, nesse artigo de umCOMO indicamos uma série de conselhos e pequenos truques que podem ser de grande ajuda!

Também lhe pode interessar: Como tirar cheiro de gasolina da roupa

Como tirar cheiro de suor da roupa lavada

Se suas roupas estão com mau odor, é essencial agir imediatamente e cuidar com rapidez das peças de roupa que pegaram cheiro de suor em seu tecido, afinal, quanto mais tempo o suor ficar na roupa, mais as bactérias causadoras do cheiro se reproduzem e mais difícil fica de remover o mau odor. Agindo com rapidez, conseguiremos tirar o cheiro a suor mais eficazmente e evitaremos, ao mesmo tempo, que fiquem manchas amarelas na roupa de forma permanente.

Se você notar que há peças que depois de terem sido lavadas ainda têm um cheiro desagradável de suor, você pode recorrer a alguma das soluções que indicaremos.

Por que as roupas ficam com mau odor quando suamos?

Está querendo saber como tirar cheiro de cecê de blusa? Não precisa ter vergonha, a verdade é que o mau odor nas axilas é algo comum e normal.

Quando sentimos calor nosso corpo produz suor para ajudar no controla da temperatura interna, é um método termorregulação[1] natural. De forma geral, as glândulas produzem um suor que é composto apenas por água e sal, entretanto, em algumas regiões do corpo o suor eliminado também contém proteínas e gorduras, como é o caso das glândulas localizadas na axilas.

Existem bactérias que se alimentam das proteínas e gorduras expelidas pelo nosso corpo e, no processo de quebra das moléculas, acabam produzindo substâncias com odor desagradável. Sabendo disso, podemos concluir que o que causa mau odor não é o suor em si mas sim as bactérias que se alimentam das substâncias expelidas no suor.[2]

Como tirar cheiro de suor das roupas com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um produto muito versátil que costuma ser utilizado em clareamento de manchas e em processos de limpeza e, além disso, também pode ser utilizado para eliminar o cheiro de suor de peças de roupa. Um truque que funciona bem consiste em utilizar bicarbonato de sódio misturado com água, para tal, crie uma pasta com ambos os ingredientes e aplique-a na roupa na zona das axilas, deixando atuar durante toda a noite.

Se você preferir, em vez de aplicar o bicarbonato de sódio tal como indicamos no passo anterior, experimente incluir uma xícara pequena de bicarbonato no detergente que você usa normalmente para lavar a roupa. Esse método eficaz para neutralizar e tirar cheiro de suor da roupa rápido.

Leitura complementar: Como eliminar manchas de desodorante com bicarbonato.

Como tirar o cheiro de suor das roupas com vinagre

Outro remédio caseiro para tirar o cheiro a suor da roupa é usufruir das propriedades do vinagre:

  1. Coloque vinagre branco em um pulverizador e misture-o com a mesma quantidade de água.
  2. Depois, espalhe a mistura pelas zonas afetadas e deixe repousar durante 20 minutos aproximadamente.
  3. Depois disso você já pode lavar a peça normalmente.

Além de ter muito eficaz na eliminação do cheiro desagradável das roupas o vinagre também serve para:

  • Dispersar o cheiro de mofo que acomete tecidos que ficaram por muito tempo parados e sem uso;
  • Remover manchas amareladas que podem ser tanto causadas pelo tempo quanto por perfumes, desodorantes e suor, principalmente nas áreas da axila;
  • Amaciar as roupas substituindo os amaciantes comuns de forma eficaz sem prejudicar os tecidos.

Se além de saber como tirar odor das axilas das roupas você também precisa de dicas para lavar as roupas, saiba que outra vantagem de utilizar o vinagre no trato de roupas é que, além de mais barato, o vinagre também é mais ecologicamente correto do que os usuais amaciantes e removedores de manchas.

Como tirar cheiro de suor da roupa - Como tirar o cheiro de suor das roupas com vinagre
Imagem: greenideareviews.com

Como tirar o cheiro de suor das roupas com limão

Além do vinagre, outro dos ingredientes naturais que dá bons resultados para neutralizar o cheiro a suor da roupa é o limão. Do mesmo modo, misture o suco de um limão com a mesma quantidade de água e com a ajuda de um pano ou esponja, aplique a mistura nas zonas afetadas.

Como tirar cheiro de suor da roupa - Como tirar o cheiro de suor das roupas com limão

Como tirar cheiro de suor das roupas a seco

Se você está tentando salvar uma peça que apenas pode ser limpa a seco e não tem tempo ou como de fazer a limpeza indicada na etiqueta, existe um truque pouco conhecido que as pessoas do teatro usam para tirar o cheiro de suor das roupas usadas nas peças.

O truque consiste em encher um pulverizador com vodka e usá-la na zona com mau odor. Deixe secar ao ar livre e notará que o cheiro melhora significativamente, já que a bebida neutraliza o mau odor do suor. Contudo, tenha em conta que a vodka funciona apenas como desodorante, não sendo um produto de limpeza!

Como tirar o cheiro de suor da roupa de academia

Se você usou a peça de roupa para treinar na academia e não quer ou não tem tempo para lavá-la antes do próximo uso, recomendamos um truque que funciona muito bem para tirar o cheiro de suor da roupa de academia.

As farmácias e alguns supermercados disponibilizam produtos para remover o mau odor dos sapatos, o clássico cheiro de chulé. Acontece que esses produtos funcionam muito bem para tirar o cheiro de suor de camisetas de academia, sendo também uma boa opção para quem precisa tirar cheiro de suor da camisa do trabalho.

Como tirar o cheiro de suor da roupa preta

Se você precisa tirar o cheiro de suor da roupa preta sem danificá-la com limão, bicarbonato ou outro produto mencionado até agora, existe um truque que, além de eliminar o mau cheiro, mata as bactérias! O frio pode ser a solução para tirar o cheiro de cecê da roupa sem lavar, além de ser super rápido, econômico e prático.

  1. Coloque as roupas dentro de um saco de plástico.
  2. Deixe o saco com a roupa no congelador durante a noite.
  3. Remova no dia seguinte e sua roupa já não terá cheiro desagradável a suor.

Dica: esse método é muito eficaz para desodorizar sapatos que não podem ser lavados!

Causas do excesso de mau odor nas axilas

Ainda que seja normal e até mesmo natural ficar com um mau odor nas axilas quando suamos, existem fatores que podem agravar a situação e causar incômodo. É importante avaliar se você não está sendo acometido por um desses problemas pois não adianta saber como tirar cheiro de suor das camisetas se você está com algum problema agravante. Veja abaixo os causadores de mau odor nas axilas:

  • Má higienização: quando não lavamos nossas roupas adequadamente, as bactérias que vieram com o suor continuam parcialmente no tecido e seguem se proliferando. Se você sente que seja esse o problema, talvez a causa seja o sabão utilizado, nesse caso, tente trocar de marca;
  • Hormônios: alterações hormonais podem contribuir para a produção de mau odor, entretanto, nesses casos é comum que se sinta outros sintomas em conjunto que ajudam a localizar a causa;
  • Alimentação: alguns alimentos, quando ingeridos em excesso, causam produção de suor com mau odor, sendo eles principalmente os gordurosos como lanches de fast-food e também iguarias como pimenta e curry;
  • Sobrepeso: o sobrepeso aumenta o contato entre camadas de pele e também a transpiração, podendo causar mau odor principalmente em épocas de calor.

Outras recomendações

Agora que você já conhece as melhores dicas para tirar cheiro de suor das roupas, confira também essas recomendações:

  • É aconselhável pendurar a roupa assim que o ciclo de lavagem termina ou após aplicar o método sem lavagem para impedir que ganhe cheiro de mofo e umidade
  • Deixe que as peças sequem ao vento e não use a secadora se o cheiro não tiver desaparecido, já que o calor fixa ainda mais os odores.
  • Se a transpiração excessiva é algo que afeta a sua vida diariamente, confira também nosso artigo que explica como diminuir o suor excessivo nas axilas.

Como cuidar de roupas delicadas

Às vezes, não é o preço da roupa ou a marca que ela tem, mas o apreço que temos por ela. As nossas peças têm parte de nossa personalidade e para muitas pessoas são parte delas mesmas. Há peças que quereríamos que durassem toda a vida com a mesma aparência do primeiro dia que compramos ou nos presentearam. E se estas peças, além disso, são delicadas como podem ser as blusas de seda, peças de tricô ou lingerie, têm que receber um cuidado específico. Agora que você já entendeu como tirar mau cheiro da roupa contamos para você como cuidar da roupa delicada para que ela fique melhor e dure mais tempo.

Fique atento às etiquetas

Se prestarmos atenção às etiquetas da nossa roupa delicada, veremos que a maioria deve ser lavada à mão e a uma temperatura baixa (30º aproximadamente). No entanto, as novas tecnologias também chegaram a algumas de nossas máquinas de lavar que têm programas que simulam a lavagem à mão através do movimento de balanço suave. E, se não quisermos que as peças saiam amassadas, devemos evitar carregar muito a nossa máquina de lavar.

Guarde-as corretamente

Para cuidar da roupa delicada é melhor pendurá-la em nosso armário ao invés de dobrar. É algo muito simples que podemos fazer para cuidar dela. Se não formos usar a roupa durante muito tempo, é aconselhável pendurá-la, mas dentro de bolsas indicadas para este fim.

Se o nosso armário tiver gavetas, estantes ou prateleiras, evite sobretudo apertar as peças, é melhor que fiquem soltas. Há quem diga que fazendo rolos em vez de dobrar evita que se amassem tanto. Pode experimentar.

Prefira cabides acolchoados

É aconselhável que os cabides que utilizar para pendurar as suas peças sejam acolchoados. Claro que são mais caros que os habituais de madeira ou de plástico, mas vale a pena ter alguns para as peças mais delicadas. Se você é habilidoso, pode fazer o seu próprio cabide acolchoado aproveitando os cabides que tiver. Se não quiser complicar muito, uma forma de fazer pode ser com algodão e esparadrapo.

Evite a secadora

Ainda que seja mais cômodo pôr a roupa na secadora, evitar a secadora é benéfico para a nossa roupa delicada. Estender a roupa corretamente tem a sua técnica, já que pendurá-la bem pode prolongar a sua duração e nos poupará muito ferro. Vamos dar a você umas dicas simples de como a pendurar:

  • As camisas sempre penduradas em cabides.
  • As camisetas bem estendidas e penduradas pelas bordas (assim evitamos a marca das cordas)
  • Peças mais delicadas, sem pendurar, deitadas no varal ou sobre uma superfície lisa (assim evitamos que se deformem).

Peças de tricô

Com certeza que tem peças de tricô em seu armário. Este tipo de roupa precisa de cuidados específicos, com pequenos truques, podemos cuidar e prolongar a sua vida.

  • Ainda que as peças possam ser lavadas à máquina, utilize sempre programas curtos ou de lavagem à mão (movimento balanço).
  • Lave sempre do avesso.
  • Fuja do sabão em pó (endurece as fibras) e do amaciante (destrói a sua elasticidade).
  • A secagem, assim como dissemos antes com as peças mais delicadas, sobre uma superfície lisa sem pendurar, para evitar que se deformem com seu próprio peso. Também é importante pôr para secar à sombra ou dentro de casa. Além disso, em épocas de frio também fará que se sequem antes.

Cuidado com manchas

É importante ter cuidado para não nos mancharmos. Se temos o azar de isto acontecer, devemos mergulhar a peça rapidamente em água gelada para evitar que a mancha grude no tecido.

Se, além disso, a situação nos impedir de poder trocar de imediato de roupa, há um truque que às vezes é eficaz. Peça um pouco de farinha e coloque sobre a mancha. A farinha empapará a mancha evitando que se estenda. Já alguma vez tentou?

Sugestão: Qual é o melhor sabão para lavar roupa de bebê?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de suor da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Na hora de fazer exercício é normal que transpiremos mais e a nossa roupa fique com cheiro a suor. No entanto, para minimizar este cheiro é importante escolher a roupa adequada para fazer exercício físico. Deverá prestar atenção na qualidade do tecido e se tem alguma tecnologia que permita uma melhor respiração e, por conseguinte evite que o odor a suor fique impregnado.
Referências
  1. https://w2.fop.unicamp.br/dcf/fisiologia/downloads/db210-termorregulacao_2009.pdf
  2. https://www.shape.com/lifestyle/mind-and-body/bacteria-causes-body-odor

Escrever comentário sobre Como tirar cheiro de suor da roupa

O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
Emilly
O que eu faço depois de ter colocado o limão
Editor umComo.com.br
Oi Emilly! Depois de colocar o limão, lave a peça de roupa normalmente e deixe secar no exterior.
A sua avaliação:
RICARDO CARDOSO MENDES
Sofri com mau cheiro nas minhas camisas por anos, tentei de tudo e não conseguia resolver. Por um instante tive a ideia de aplicar álcool com um borrifador nas camisas, na região onde fica as axilas. Foi coisa de Deus!! Resolvi de uma vez por todas este problema que me incomodava por anos. Aplique o álcool após a lavagem, pode ser antes ou depois de passar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
JACQUELINE
vou experimentar e depois comento
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jacqueline! Ficamos aguardando o seu feedback! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
gloria camoes
como posso tirar o cheiro da gordura de chouriças ,numa manta
A sua avaliação:
celia oliveira
Estas dicas são bem-vindas sempre para a dona de casa e para estudantes que moram sozinhos, principalmente. Gostaria de que vocês me ensinassem como limpar a máquina de lavar roupa que fica com mau cheiro, acredito que seja de sabão mesmo e umidade, Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Celia! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Quanto a lavar a máquina de lavar roupa, siga essas indicações: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-limpar-a-maquina-de-lavar-roupa-4761.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
joana maria
muito bom adorei as dicas obrigada valeu mesmo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ana
Essa do vinagre é balela! Eu não tenho cheiro nas axilas devido a um gene recessivo q não produz os aminoácidos dos quais as bactérias se alimentam (isso q dá o famoso cheiro de sovaco). Assim sendo, meu nariz não está acostumado, logo sinto cheiro de budum de longe. Uma menina inglesa me deu um vestido e já deixei de molho no vinagre 4 vezes e o cheiro de budum com desodorante simplesmente continua o mesmo.
ELIZABETH
GOSTEI MUITO DAS DICAS QUE SÃO BEM SIMPLES DE FAZER.
Maria
Muinto bom!!! O brigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que a informação foi do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Nany
Boa dicas mas o bicabornato ser for por en roupa colorida nao macha pode ser colocado no sabao en po.

Como tirar cheiro de suor da roupa
Imagem: greenideareviews.com
1 de 3
Como tirar cheiro de suor da roupa

Voltar ao topo da página