Limpar uma lavadora

Como limpar a máquina de lavar roupa

Como limpar a máquina de lavar roupa

A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que requer manutenção constante e limpeza frequente, para evitar que se estrague e para conseguir bons resultados quando usada. Além de fazer pequenas ações diariamente, também é necessário limpá-la a fundo de forma periódica para mantê-la em perfeitas condições. Neste artigo de umComo explicamos com detalhe como limpar a máquina de lavar roupa.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é necessário destacar que existem algumas pequenas ações que podemos fazer diariamente ao usar a máquina para que ela se mantenha limpa e em perfeito estado durante muito mais tempo. Por exemplo, carregar corretamente a máquina fará que ela não se estrague e os resultados da lavagem serão melhores.

2

Da mesma forma, é fundamental após lavar a roupa deixar a porta da máquina aberta para ventilar e evitar que acumule umidade. Deixar a porta fechada, além da proliferação de mofo, faria seu eletrodoméstico cheirar mal e portanto, sua roupa também. Neste artigo de umComo explicamos Como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa.

3

Por outro lado, também devemos tentar sempre que o exterior da máquina esteja limpo; devemos tentar eliminar as manchas no momento em que elas sejam produzidas, por exemplo manchas de detergente ou amaciante que muitas vezes caem sobre a máquina. Use um pano molhado com água e detergente para mantê-la impecável.

4

Para limpar a máquina você também precisa cuidar das juntas de borracha de vez em quando. Dessa forma, deverá limpar com um pano umedecido a junta da porta da máquina onde normalmente a sujeira se acumula, com restos de detergente, botões perdidos, etc.

5

A caixinha do detergente é outro dos lugares que mais devemos cuidar na hora de limpar a máquina de lavar roupa. Com certa frequência é fundamental retirá-la e lavá-la com água morna para eliminar qualquer acúmulo de sabão ou amaciante. Certifique-se também de que fica limpo o espaço da máquina onde você insere a caixinha.

6

Alguns modelos de máquina também requerem limpeza do filtro para retirar os restos de sujeira acumulados ali. Para isso, deverá consultar o manual da sua máquina, onde se explica a forma de retirar e limpar o filtro e a frequência com que deve ser feita esta manutenção.

7

Além disso, também é recomendável realizar lavagens de manutenção: programar um ciclo de lavagem com água quente (temperatura máxima) com o tambor vazio. Deverá acrescentar o mesmo detergente que em uma lavagem normal e dessa forma conseguirá eliminar os acúmulos de calcário e sujeira.

8

Como manutenção habitual da máquina e para facilitar sua limpeza, recomenda-se o uso de produtos anticalcário que ajudam a evitar que este mineral se acumule nos encanamentos e demais mecanismos do eletrodoméstico. Ele é necessário principalmente em zonas geográficas com água "dura", ou seja, alta presença de calcário na água, porque afeta tanto a roupa como a máquina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a máquina de lavar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maria dos Prazeres Costa
Ex. Senhores gostaria que me dessem uma solução de como limpar um maquina de roupa pois já limpei várias vezes todo que ela exige mas o problema é que ela tem manchas pretas na borracha que não saem como me deixa a roupa com mau cheiro o que devo fazer pedia a vossa ajuda espero ter uma resposta da minha parte um muito obrigado e comprimentos. Maria dos Prazeres Costa.
Margarete Santos
Oi, tenho uma maquina de lavar roupa LG com abertura por cima. Ela tem um ano e comecou a deitar umas peliculas pretas que sujam a roupa e como passar do tempo so tem vindo a aumentar. ja chamei a assistencia mas nada adiantou. Como faco para limpar a maquina uma vez que so lava com agua fria e ainda nao a instalei a tubagem para a agua quente. Sera que a agua quente resolve.
Dagmar sena
Minha marquina não de deicha a roupa cheirosa coloco amaciaste e não fica cheiro porque.
Como limpar a máquina de lavar roupa