Partilhar

Como limpar o filtro da máquina de lavar

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o filtro da máquina de lavar

Uma das partes da máquina de lavar que não deve esquecer de limpar profundamente é o filtro. Um mau funcionamento do mesmo pode estragar este eletrodoméstico e prejudicar a lavagem adequada da roupa. Por isso, se não quiser ficar sem a máquina de lavar em pouco tempo, continue lendo este artigo. No filtro deste aparelho acumulam-se restos de papel, fibras e todo o tipo de materiais que, à medida que usa a máquina de lavar, podem acabar por entupir o filtro. Se acumular uma grande quantidade de resíduos, sua máquina de lavar começará a lavar pior toda a roupa e pode ser que acabe se estragando. Em umComo.com.br vamos contar para você, com detalhes, como limpar o filtro da máquina de lavar.

Também lhe pode interessar: Como limpar a máquina de lavar roupa
Passos a seguir:
1

Limpar o filtro da máquina de lavar é uma tarefa que não deve ignorar; o recomendável é fazer isso com alguma frequência para garantir que a roupa lavada sai limpa e cheirosa. Além disso, seu eletrodoméstico terá uma vida bem mais longa, algo bom para a sua carteira. É, ainda, conveniente combinar a limpeza de calcário com a do filtro, assim o resultado será bem mais eficaz.

Para limpar o filtro, vai precisar de uma bacia pequena (ou outro recipiente de plástico de tamanho reduzido), luvas, panos e um rodo para secar a água que cair no solo. Se quiser, pode usar também um pouco de sabão suave para eliminar os maus cheiros. No seguinte artigo pode encontrar a resposta à pergunta de Por que a máquina de lavar roupa cheira mal.

Como limpar o filtro da máquina de lavar - Passo 1
2

Para começar com a tarefa de limpar e eliminar toda a sujeira e os pelinhos que se acumulam, primeiro deve esvaziar por completo a máquina de lavar. Não deve ter roupa no interior e deve realizar um programa de esvaziamento para ficar limpa. De seguida, deve afrouxar o filtro. O normal é que quando abra, comece a sair um pouco de água acumulada. Para evitar sujar tudo, coloque um dos panos sob o mesmo para recolher o líquido que sair. Depois, deve retirar o filtro e limpar os restos de dentro ou da bomba.

3

Certifique-se de que não haja nenhum material que sirva de obstáculo para que a água passe. Depois, molhe o pano com um pouco de sabão suave e passe pelo local. Assim, deixará um cheiro agradável e retirará qualquer mancha deixada pelos resíduos acumulados. Por último, enxágue bem o pano para passar de novo pela superfície, elimine todos os restos de sabão e, por último, seque todo o interior.

Como limpar o filtro da máquina de lavar - Passo 3
4

Quando tiver terminado de retirar a sujeira do filtro, coloque-o no mesmo lugar e feche bem. Não faça isso com pressa e certifique-se de fechar bem, caso contrário, quando colocar a máquina de lavar a trabalhar a água sairá toda. Quando estiver em seu lugar, o filtro estará perfeitamente limpo para funcionar de novo e verá como notará os resultados nas próximas lavagens.

5

Além da limpeza do filtro, é importante cuidar da manutenção de outras partes importantes da máquina de lavar, como a borracha, que pode favorecer o aparecimento de mofo e manchas pretas.

Como limpar o filtro da máquina de lavar - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o filtro da máquina de lavar, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar o filtro da máquina de lavar

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar o filtro da máquina de lavar
1 de 4
Como limpar o filtro da máquina de lavar

Voltar ao topo da página