Partilhar

Como tirar mofo da máquina de lavar roupa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mofo da máquina de lavar roupa

Um dos problemas mais frequentes da limpeza de casa é o mofo. A umidade se incrusta nas zonas mais inesperadas de casa, incluindo na máquina de lavar roupa. Aprender a eliminar as manchas de mofo não é tão difícil e, ainda menos, com os conselhos que vamos dar para você, já que não só acabará com o desagradável cheiro a umidade, como também tirará as manchas de mofo da sua máquina de lavar tanto do interior como da borracha exterior. Para o ajudar, neste artigo do umComo.com.br vamos explicar como tirar mofo da máquina de lavar roupa.

Também lhe pode interessar: Como limpar a máquina de lavar roupa
Passos a seguir:
1

Com o passar do tempo é muito natural que se acumule mofo nas juntas da borracha e tanto faz secar a tampa com frequência, porque esse cheiro de umidade e essas manchas negras não desaparecerão do nada. É muito comum que a máquina de lavar roupa seja vítima do mofo, já que está em constante contato com a umidade; e se não for eliminada, é quando o mofo aparece e também seu desagradável cheiro, além disso, correrá o risco de se transferir para a roupa durante as lavagens.

Para eliminar essas manchas de forma definitiva precisa de algumas instruções que servirão para prolongar a vida útil da sua máquina de lavar. Uma vez eliminado, é importante que siga algumas recomendações para não voltar a aparecer.

2

Para eliminar o mofo da máquina de lavar roupa vai precisar de:

  • Vinagre
  • Água sanitária
  • Um spray difusor
  • Um pano macio
  • Luvas

Para começar com esta tarefa deve executar um ciclo de lavagem com água sanitária e água quente. Deve usar uma quantidade adequada ao tamanho da sua máquina e para uma carga de roupa. Se não puder usar água sanitária (porque nas instruções de manutenção da máquina de lavar diz que não o deve fazer), pode usar vinagre.

Como tirar mofo da máquina de lavar roupa - Passo 2
3

De seguida, coloque as luvas de borracha e misture uma parte da água sanitária com quatro de água e introduza em um spray difusor, use esta garrafa para borrifar e limpar todas as zonas das juntas da borracha mais inacessíveis. Tente que ao borrifar a mistura entre em todas as ranhuras nas quais há mofo e umidade, já que é aqui onde costumam se acumular.

Se as manchas forem muito resistentes, deixe que a solução de limpeza atue durante uns minutos antes de limpar. Após o tempo de repouso, deve enxaguar borrifando com água limpa e por último, passar um pano limpo por toda a superfície.

4

Para manter sua máquina de lavar roupa livre de mofo terá que repetir este processo uma vez por mês. Lembre-se que pode substituir a água sanitária por vinagre já que o uso continuado de água sanitária não costuma ser recomendável porque pode provocar o desgaste acelerado da borracha da porta. Mas para casos extremos e pontuais, pode usá-la.

A dica para que sua máquina de lavar não acumule umidade é mantê-la sempre seca, assim conseguirá impedir o aparecimento de mofo e não precisará limpá-la constantemente. Para que a junta esteja seca, o melhor que pode fazer é tirar a roupa molhada de forma imediata uma vez que o ciclo de lavagem tenha finalizado.

Como tirar mofo da máquina de lavar roupa - Passo 4
5

Uma vez retirada a roupa limpa, seque bem a borracha. É uma boa ideia deixar a porta um pouco aberta para o ar fluir, assim será pouco provável que acabe se formando mofo. Se sua máquina de lavar roupa estiver em uma zona com muita umidade e pouca ventilação, é conveniente que coloque perto um desumidificador durante um tempo.

Além de fazer o possível para que a máquina de lavar esteja sempre bem seca, existem certos detergentes e amaciantes que favorecem o crescimento do mofo. Se seu problema for recorrente, experimente trocar de produto.

6

Por último, para tirar o mofo da máquina de lavar roupa pode comprar produtos de limpeza específicos para a limpeza da porta frontal, já que são muito eficazes para tirar os restos de sabão que se acumulam e que fomentam o aparecimento do mofo.

Neste artigo de umComo temos alguns conselhos para que saiba limpar a máquina de lavar roupa já que é imprescindível tê-la em boas condições para que possa ter a roupa 100% limpa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mofo da máquina de lavar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar mofo da máquina de lavar roupa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
MAGDA KLOH RIBEIRO AREIAS
o mofo na minha máquina de 11kilos da brastemp e no plastico antes do tambor inox, não na borracha.Gostaria de saber como proceder? desde já agradeço!
MARLENE TASSI
o mofo na minha maquina de 11klos e no plastico antes do tambor inox gostaria de saber como proceder? desde já agradeço ...
José Euclides Ferreira da Silva
Estou com o mesmo problema na máquina de lavar 11 kilos da Brastemp. Obteve alguma orientação ou resposta?
Ana Maria v. Gomes
Minha máquina é Brastemp, quase nova e de uns tempo para cá, começou a mofar ou manchas pretas , na gaveta onde se coloca os produtos e enroda da maquina por dentro ( no Plástico da maquina)Já passei de tudo e nada.

Como tirar mofo da máquina de lavar roupa
1 de 3
Como tirar mofo da máquina de lavar roupa

Voltar ao topo da página