Lavadoras de roupa

Como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 junho 2023
Como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato

A máquina de lavar roupa é um dos itens que às vezes esquecemos de limpar. As pessoas estão frequentemente preocupadas em manter a casa limpa, livre de bactérias e maus cheiros, realizando um ritual que põe um fim à sujeira generalizada. Entretanto, esta rotina raramente inclui a limpeza interna da máquina de lavar, algo que, a longo prazo, pode ter sérias consequências, tais como um cheiro muito desagradável na roupa.

No entanto, não há necessidade de alarde. Há uma solução fácil e natural para este problema que limpará efetivamente o interior de sua máquina de lavar, sem ter que recorrer a outros produtos químicos que podem ser muito invasivos. Descubra como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato. Neste artigo do umCOMO lhe dizemos tudo o que você precisa saber sobre como limpar a máquina de lavar com bicarbonato de sódio e lhe damos algumas dicas para evitar o acúmulo de sujeira.

Índice

  1. Pode usar bicarbonato para limpar a máquina de lavar?
  2. Como limpar máquina de lavar com vinagre e bicarbonato
  3. Conselhos para limpar a máquina de lavar

Pode usar bicarbonato para limpar a máquina de lavar?

Hoje em dia, há uma infinidade de produtos no mercado que oferecem soluções para os problemas de sujeira que muitas vezes surgem quando se usa a máquina de lavar roupa. Estes produtos podem ser uma solução rápida para evitar problemas futuros. Entretanto, geralmente são bastante caros e podem conter certas substâncias nocivas ao meio ambiente. Por este motivo, sugerimos que você limpe a máquina de lavar roupa de forma caseira com produtos que você certamente terá em casa.

Um produto muito eficaz e econômico para a limpeza da máquina de lavar é o bicarbonato de sódio. Este composto sólido cristalino pode ser usado como produto de limpeza para a máquina de lavar, eliminando também os restos de sujeira e maus cheiros. Mas como limpar máquina de lavar com bicarbonato? Tudo o que você precisa fazer é adicionar meio copo à gaveta do sabão e iniciar um programa de lavagem sem lavar roupa.

Agora que você sabe como usar bicarbonato de sódio para limpar a máquina de lavar, recomendamos outro produto muito eficaz: o vinagre. Agora, se sua máquina de lavar roupa estiver muito suja, o melhor a fazer é aprender como limpá-la usando uma mistura de bicarbonato e vinagre.

Como limpar máquina de lavar com vinagre e bicarbonato

Se a limpeza da máquina de lavar roupa com bicarbonato de sódio sozinho não funcionar para você, a máquina de lavar roupa pode estar mais suja do que o esperado. Neste caso, você precisará de outro tipo de preparação para desintegrar todos os vestígios de sujeira. Para isso, você pode fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, dois produtos naturais com propriedades antissépticas e de limpeza.

Para fazer esta mistura, siga estes passos:

  1. Encha meio copo de vinagre.
  2. Adicione colheres de sopa de bicarbonato de sódio até que a mistura engrosse.
  3. Mexa até obter uma pasta uniforme.
  4. Coloque parte da mistura sobre as áreas que resistiram à primeira lavagem somente com o bicarbonato de sódio.
  5. Deixe por algumas horas e enxugue com um pano limpo até secar e verifique os resultados.

Se quiser descobrir como limpar o filtro da máquina de lavar, leia este outro artigo.

Conselhos para limpar a máquina de lavar

A máquina de lavar é um dos elementos mais importantes em nossa casa, pois garante que nossas roupas estejam limpas, o que é muito saudável para nossa pele. É por isso que devemos mantê-la e cuidar dela para sua correta manutenção. Se você quer evitar danos, agora que sabe como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato, aqui estão uma série de dicas de manutenção que garantirão que sua máquina de lavar esteja sempre em perfeitas condições:

  • Não sobrecarregue a máquina de lavar roupa porque ela pode danificar sua roupa e danificar o aparelho.
  • Mantenha a tampa da máquina de lavar aberta após cada lavagem, de modo que o interior da máquina possa ser ventilado.
  • Mantenha a parte de borracha da máquina de lavar roupa limpa com lixívia, pois é aqui que se acumula a maior parte da sujeira.
  • Limpe o filtro de vez em quando. É uma tarefa um pouco cansativa, pois temos que esvaziar e desconectar a máquina de lavar e limpar os restos de água, mas é no filtro onde todos os restos de sujeira e detergente se acumulam.
  • Lavar a máquina de lavar em água quente com vinagre branco e depois deixá-la ao ar durante todo o dia, colocando um pouco de bicarbonato no tambor para remover o mau cheiro da máquina de lavar.
  • Limpe a gaveta de vez em quando, ou seja, onde você coloca o detergente e o amaciante, pois ela pode acumular muita sujeira que entra no tambor a cada lavagem. Se o detergente estiver na forma de pó, este acúmulo será ainda maior.
  • Tente realizar esta manutenção de limpeza pelo menos uma vez por mês se você usar sua máquina de lavar frequentemente. Isto evitará que a situação se agrave e, como resultado, exigirá uma manutenção mais específica e invasiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar máquina de lavar roupa com vinagre e bicarbonato