Limpar uma lavadora

Como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Com o uso habitual, a falta de ventilação e a ausência de cuidados é muito normal que a nossa máquina de lavar roupa comece a largar um cheiro desagradável, produto da umidade, que em algumas ocasiões passa para a nossa roupa, convertendo-se num problema para nós. Em umComo.com.br queremos ajudar com conselhos simples para que descubra como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa sem complicar demasiado.

Passos a seguir:

1

O primeiro passo que deve transformar num hábito é depois de uma lavagem deixar sempre a porta aberta durante o resto do dia, deste modo permitirá que a umidade se evapore adequadamente e a lavadora ventile.

2

Compre um pano especial para limpar superfícies molhadas (os dos vidros são ideais) e depois de uma lavagem passe-o pelo tambor da sua máquina de lavar roupa, deste modo absorverá o excesso de água que em algumas ocasiões fica nessa zona acumulando bactérias, originando o mau cheiro.

3

É importante que pelo menos duas vezes ao ano utilize os produtos especiais para limpar máquinas de lavar roupa que normalmente se vendem em pastilhas, deste modo fará uma limpeza profunda e eliminará bactérias acumuladas.

4

Esporadicamente, quando fizer uma limpeza de roupa branca pode fazer uma lavagem a 90 graus, deste modo a água quente limpará profundamente o tambor eliminando a sujidade que origina o mau cheiro.

5

Não se esqueça de limpar periodicamente o filtro para eliminar fiapos, restos de papel ou qualquer outra coisa que possa sair dos bolsos da sua roupa e que podem ser os causadores do mau cheiro da máquina de lavar roupa.

Mas, uma vez que o mau cheiro se instalou, o que fazer? Para eliminar o mau cheiro da lavadora você pode:

  • Fazer uma lavagem curta a mais de 30ºC usando apenas meio litro de vinagre branco. Este ingrediente é capaz de matar por completo as bactérias presentes na sua máquina de lavar roupa e deixá-la cheirando bem novamente.
  • Fazer uma lavagem com água sanitária, que também funciona eficazmente eliminando as bactérias. No entanto, a recomendação é que a lavagem seguinte seja com roupa branca para evitar manchas devido ao resíduo do produto.
  • Além disso, pode deixar um recipiente cheio de bicarbonato de sódio dentro da máquina de lavar roupa uma vez que tenha realizado qualquer uma destas duas lavagens. O bicarbonato ajudará a absorver o mau odor e a deixar que a sua máquina de lavar roupa fique completamente fresca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
maria sousa
BOM DIA GOSTARIA DE PERGUNTAR COMO DESENTUPIR O FILTRO DA MINHA MAQUINA LAVAR ROUPA ..E QUE NÃO SEI ONDE ESTA O FILTRO
HOTPOINT ARISTON FMG823 OBRIG AGRADECIA RESPOSTA
jerusa
muito bom.
Editor umComo.com.br
Oi Jerusa! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
ELIZANGELA
qdo estou lavando a roupa bate aquele cheiro de oleo, mas não esta vazando nenhum oleo, o que eu faço,ja lavei com vinagre,bicarbonato e tbm com agua sanitaria,lavei com todos esses produtos separadamente mas não resolveu muito,desde já agradeço.
A sua avaliação:
Ercília Pires
a minha roupa fica a cheirar a bafio quando a tiro da maquina de lavar, o que devo fazer?obg
Marcia
Bom dia...eu armazeno a agua da maquina de lavar roupa em um galao de 200 litros, mas ela fica com um odor de esgoto.Vcs teriam algum produto pra q nao fique com esse cheiro ?...obrigada
Alice
Basta adicionar uma colher de café de cloro para cada 200 l de água. repetir dosagem a cada 3 dias.....
Sergio
Bom dia. Gostaria de dicas para eliminar o mau cheiro que fica na água que sai da máquina e fica armazenada na "bombona" e que depois reutilizamos para lavar varanda, garagem, vasos, etc
luísa
experimente não guardar a agua por uma semana lavando só o recipiente com vinagre alternado com limão
Como eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa