Partilhar

Qual é o melhor sabão para lavar roupa de bebê?

Roupas de bebê costumam ser muito mais delicadas que roupas de adultos, pois costumam demandar tecidos mais suaves e confortáveis para não incomodar e irritar o bebê. Justamente por isso, essas peças precisam de uma lavagem de maior cuidado para conservar a beleza e a durabilidade das roupas. Além disso, é necessário um cuidado especial com qual sabão será utilizado para não irritar nem a pele nem as mucosas do nenê.

Pensando nisso, umCOMO reuniu dicas e informações essenciais sobre o assunto para responder à pergunta: "Qual o melhor sabão para lavar roupa de bebê?" Fique atento às orientações desse artigo e aprenda a ter as roupas do seu bebê sempre lavadas da melhor forma possível.

Também lhe pode interessar: Como lavar roupa delicada à mão

Qual é o tipo de sabão ideal para roupas de bebê?

Antes de tudo, é preciso ter em mente que, quando falamos de roupa de bebê, não falamos apenas da roupa de vestir, mas também toda a roupa de cama, babadores, gazes, fraldas e demais tecidos que entrem em contato constantemente com a pele do nenê. Quando for hora de lavar a roupa de vestir, lave também todas essas peças.

Ao fazer a lavagem, não utilize o mesmo sabão, nem amaciante nem alvejantes que você usaria nas lavagens comuns. Em todos os supermercados hoje em dia, existem uma variedade de opções de sabões para roupas delicadas, e é exatamente esse que você deve comprar. Se o sabão para roupas delicadas for específico para a lavagem de roupas de bebê, melhor ainda: esses produtos costumam ser neutros e ainda hipoalergênicos. Na dúvida, o indicado é sempre ler os rótulos dos produtos para garantir a compra de um sabão que não causará nenhum tipo de dano ao seu bebê.

Pode lavar roupa de bebê na máquina?

Não há problema em lavar a roupa de bebê na máquina, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar o procedimento. Lave a roupa do seu bebê separado de todas as outras. Isso é especialmente importante principalmente até os primeiros seis meses de vida.

Como lavar roupa de bebê pela primeira vez

Não há segredo para lavar roupa de bebê pela primeira vez. É preciso passar todas as roupas que foram lavadas. As roupas que serão utilizadas primeiro devem ser guardadas normalmente, e outras peças (como roupas um pouco maiores, roupas de frio, etc) devem ser guardadas dentro de uma embalagem de plástico para evitar o contato com a poeira.

Como higienizar a máquina para lavar roupa de bebê

Esse é um detalhe importante, uma vez que, após lavar as roupas usando sabão convencional, podem existir resíduos do sabão e do amaciante na máquina e que não devem contaminar a roupa do bebê. Para evitar essa contaminação, basta ligar a máquina novamente em algum programa de enxágue com ela vazia e esperar o ciclo terminar, para que, seguramente, ela esteja preparada para receber as roupas do seu bebê.

Como lavar roupa de bebê para ficar cheirosa

Neste item, reforçamos a importância de se utilizar um sabão líquido para lavar roupa de bebê neutro ou até mesmo um sabão de coco. Não é necessário cheiros fortes, amaciantes, alvejantes ou quaisquer substâncias do tipo. Também não é necessário utilizar muito sabão para que as roupas fiquem cheirosas. O truque é, antes da lavagem, deixar as roupas do bebê de molho no sabão por cerca de duas horas (principalmente roupas de cama e semelhantes). Utilize o menor ciclo de lavagem na máquina, ou lave as roupas na mão. Siga essas orientações para lavar roupa de bebê já usada.

Leia também: Como cuidar de roupas delicadas

Como lavar cobertor de bebê

Você pode optar por lavar à mão e também na máquina de lavar, o que for mais fácil. Antes de tudo, reforçamos que também é importante lavar todas as roupas do bebê antes mesmo delas serem utilizadas. Assim, você garante uma maior segurança à saúde do seu nenê. Pode-se usar sabão de coco para lavar o cobertor de bebê, mas também quaisquer sabões que sejam neutros. A dica é: quanto menos cheiro, melhor. Não é recomendado o uso de amaciantes.

Para lavar cobertor de bebê, utilize o menor ciclo de lavagem e opte por fazer a lavagem em um dia quente e de sol, para que seque o mais rápido possível e evite a proliferação de micro-organismos no tecido.

Sugestão: Como organizar um chá de bebê simples

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o melhor sabão para lavar roupa de bebê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Qual é o melhor sabão para lavar roupa de bebê?

Voltar ao topo da página