Partilhar
Partilhar em:

Como fazer um aromatizador caseiro de limão

Como fazer um aromatizador caseiro de limão

O limão é um fruto com muitas propriedades benéficas tanto para o organismo como para a limpeza. Pode se beneficiar das suas propriedades de muitas formas, mas neste artigo vamos lhe ensinar como fazer um aromatizador caseiro de limão, para conseguir um agradável odor cítrico em todos os cômodos de sua casa. Os cítricos são frutos com propriedades bactericidas e desinfetantes. O limão, além de possuir um odor agradável, ajuda a neutralizar os mãos cheiros de casa. Tome nota das diferentes opções de aromatizadores caseiros para a sua casa que lhe vamos dar neste artigo do umCOMO, e converta a sua casa em um sítio muito mais agradável e pessoal.

Também lhe pode interessar: Aromatizadores caseiros para a cozinha

Aromatizador de limão de varetas caseiro

Este aromatizador caseiro é o que lhe vai durar mais. O seu efeito é intenso, idêntico ao dos aromatizadores de varetas que pode encontrar à venda no supermercado. Para o fazer, vai precisar de:

  • Palitos de churrasco ou de bambu
  • Casca de um limão
  • Álcool de 96º (do que se usa para desinfetar feridas)
  • Óleo essencial de limão
  • Um pouco de água
  • Um frasco de vidro pequeno

Coloque a casca do limão no frasco vazio para aumentar o cheiro do seu aromatizador caseiro. Tendo como referência a capacidade do seu frasco, verta três quartos de álcool no seu interior e o resto de água com a ajuda de um pequeno funil.

Adicione 10 gotas de óleo essencial de limão. Corte a ponta redonda dos palitos de churrasco e coloque-os no frasco aromatizador. Pode adicionar outros óleos essencial (como alecrim ou tomilho) para conseguir um cheiro mais completo e intenso.

Lembre-se de mudar de lado as varetas para aumentar a intensidade do cheiro.

Aromatizador de hortelã e limão: anti-mosquitos

A hortelã é uma planta conhecida pelos seus múltiplos benefícios para a saúde. Além de ser digestiva em infusão, plantada como tal afugenta os mosquitos da sua janela ou do sítio onde a tiver. Tome nota de como fazer um aromatizador com hortelã e limão para conseguir as propriedades destas duas plantas em sua casa:

  1. Ferva 3 xícaras de água com hortelã (um raminho) e o suco de um limão.
  2. Deixe repousar 15 minutos, mexa com uma colher de pau e verta a mistura em um frasco com pulverizador.

Espalhe o aroma por toda a sua casa, especialmente pelas zonas abertas para o exterior. As propriedades bactericidas do limão purificarão o ar, enquanto que a hortelã tem o seu efeito anti-mosquitos para evitar que o piquem.

Aromatizador de casca de limão, bicarbonato e vinagre

Este aromatizador é feito com os três produtos naturais mais populares na limpeza de casa. Os três têm propriedades desinfetantes, neutralizadoras de odores e bactericidas. Por isso é um aromatizador ideal para casas de fumadores.

Para o fazer, só precisa de ferver um pedaço da casca de limão em 3 xícaras de água. Adicione um fio de vinagre e deixe ferver durante 5 minutos. Depois retire do fogo.

Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato em um frasco pulverizador e verta a mistura nele depois de deixar esfriá-la. Agite bem e pulverize um pouco de aromatizador pelos cômodos de sua casa, especialmente nos sítios onde se costuma concentrar o mau odor que deseja eliminar.

Lembre-se de agitar bem o frasco cada vez que o usar para conseguir que o bicarbonato se misture.

Aromatizador de cravo da índia, canela e casca de limão

Este simples truque vai servir para lhe dar um toque de odor a um cômodo que acaba de ventilar. Ou seja, não é o aromatizador mais eficiente se o que quer é acabar com um cheiro forte que tem em casa, mas estes três ingredientes farão com que durante um tempo um cômodo com o ar limpo e neutro cheire bem.

Este aromatizador é ideal quando está quase a receber uma visita em casa, limpou o seu quarto e quer dar-lhe um toque especial. Siga estes passos para fazer este aromatizador:

  1. Coloque para ferver em uma panela pequena um pouco de água com a casca de meio limão, um pau de canela e cinco cravos da índia.
  2. Deixe ferver por 10 minutos e depois verta o líquido em um copo de água, como se fosse uma infusão.
  3. Coloque o copo no sítio que quiser que cheire bem e deixe ficar.

Se esfriar e quiser mais, basta simplesmente aquecê-lo. Pode utilizar frascos de vidro que não use, tapá-los com a sua tampa e fazer pequenos furos para evitar que o seu conteúdo saia de uma vez.

Velas caseiras de limão

Outro aromatizador caseiro muito fácil de fazer é em forma de vela e só precisa de um limão e uma vela velha que possa derreter. Para fazer esta vela caseira de limão siga estes passos:

  1. Coloque a vela em uma panela em banho-maria (uma panela grande com água e dentro dela um recipiente com a vela que vai derreter). Quando a cera se derreter, tire o pavio.
  2. Corte o limão a meio e esvazie-o com uma colher. Verta a cera quente no limão e cubra bem as bordas.
  3. Espere 5 minutos para que cera endureça um pouco e coloque o pavio na vertical, no centro da vela de limão. Coloque esta vela em um prato e está pronta!

Esta vela dura cerca de 5 dias por se tratar de um produto orgânico. Mas se gosta da ideia, pode adicionar à cera quente umas gotas de óleo essencial de tomilho ou lavanda, para conseguir um odor mais forte.

Saiba mais sobre como fazer velas aromáticas em casa neste outro artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um aromatizador caseiro de limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer um aromatizador caseiro de limão

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um aromatizador caseiro de limão
1 de 3
Como fazer um aromatizador caseiro de limão