Partilhar

Como cultivar a planta aranto

 
Por Julia Latorre, Editora. 14 fevereiro 2020
Como cultivar a planta aranto

Aranto é uma planta suculenta que também é conhecida como Kalanchoe daigremontiana, de nome científico Bryophyllum daigremontianum. No Brasil, além de aranto, ela também pode ser chamada em alguns lugares de mãe-de-milhares, calanchoê, espinha-do-diabo, planta-maternidade...

Trata-se de uma planta endêmica da ilha de Madagascar, no sudeste da África. Dentre as mais de 125 espécies de kalanchoe, essa é uma das que é conhecida pelas propriedades medicinais devido à presença da substância homônima que é utilizada na elaboração de medicamentos contra a insuficiência cardíaca, contra dores no corpo e problemas de pele. As características marcantes dessa plantinha é são as suas flores com aspecto de sinos em tons rosados e as folhas rodeadas por brotinhos. Você também quer uma dessa no seu jardim? Neste post do umCOMO nós explicamos como cultivar a planta aranto e cuidar direitinho dela para que esteja sempre bonita e saudável.

Também lhe pode interessar: Como cultivar gerberas

Como cultivar a planta aranto

A maneira mais simples de cultivar a planta aranto é a partir dos próprios brotinhos que se desenvolvem ao redor das folhas mas, para que a planta aranto se desenvolva lindamente, alguns cuidados durante o seu cultivo podem fazer toda a diferença e evitar a troca do seu subtrato posteriormente. Por isso, siga o passo a passo:

Como plantar aranto

  1. Você pode optar por plantar o brotinho ou criar uma muda de aranto por estaquia a partir de seu folha, ambos os processos funcionam. Tenha a sua opção em mãos;
  2. Prepare o substrato para o cultivo da aranto. Você pode comprar um substrato específico para cactos e suculentas ou preparar uma mistura de terra com matéria orgânica, que tenha uma textura drenável e levemente arenosa;
  3. Se você tiver em casa, forre o fundo do vaso com pedrinhas ou areia, isso ajudará na drenagem da planta. Então, preencha o vaso o com o substrato e deixe dois dedos de distância entre a borda do vaso e a superfícies coberta de terra;
  4. Umedeça o substrato sem encharcar;
  5. Acomode o brotinho sobre a terra, sem enterrá-lo ou enfinque metade da folha de aranto com a parte exposta para baixo. Nos primeiros 30 dias você pode cobrir o vasinho com plástico, fazendo uma estufa caseira, para manter as condições de umidade, mas isso é opcional.
Como cultivar a planta aranto - Como cultivar a planta aranto

Como cuidar de aranto

Agora que você já sabe como plantar aranto, é importante ter os seguintes cuidados para que ela se desenvolva de maneira saudável. Você verá que ela cresce rapidamente:

  • Escolha um ambiente a sol pleno ou meia-sombra para que a kalanchoe daigremontiana se desenvolva, ela é uma planta que gosta de luz;
  • Na fase de brotamento, umedeça o substrato sempre que notá-lo seco. Quando a planta já estiver desenvolvida, regue-a seguindo a mesma regra sem nunca encharcá-la ou as raízes podem apodrecer e matar a planta. A aranto é uma planta de rega moderada;
  • Apesar de não ser tão comum no Brasil, a aranto não resiste bem a temperaturas muito baixas. Por isso, em dias muito frios o ideal é levá-la para dentro de casa e evitar chuvas intensas sobre ela para prevenir o encharcamento.
  • Se você notar a presença de insetos na planta aranto, retire-os manualmente para evitar a sua propagação;
  • Quanto à poda, o ideal é eliminar as folhas e flores secas, doentes ou antigas. Se você perceber que as folhas estão muito pesadas por causa dos brotinhos, também pode ser o momento de replantar a sua kalanchoe daigremontiana.
Como cultivar a planta aranto - Como cuidar de aranto

Muda de aranto

Além dos brotinhos em volta das folhas e da multiplicação por estaquia das folhas, pode ser que após algum tempo de cultivo apareçam mudinhas em volta da sua kalanchoe daigremontiana. Nesse caso, você pode separar essas mudinhas e replantá-las em outro vaso seguindo as mesmas instruções e cuidados comentados no início. Na hora de separar a muda, tenha cuidado para não cortar a sua raiz ou a raiz da planta mãe.

Para que serve a planta aranto?

A aranto é conhecida pelas suas propriedades antissépticas, regeneradoras, hidratantes, calmantes, analgésicas e estimulantes do sistema imunológico. Ainda assim o seu consumo deve ser feito com conhecimento prévio, preferencialmente com indicações profissionais. Nessas intenções é muito importante ter certeza de que se trata da Kalanchoe daigremontiana e não de outra espécie de kalanchoe ou calandiva.

Portanto, com finalidades de consumo, o ideal é adquirir a planta já pronta para ser consumida em forma de gel, chá ou pomada. Esses produtos costumam ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar a planta aranto, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • ARRIOLS, Enrique. Ecologia Verde. Planta kalanchoe: cuidados y para qué sirve. Disponível em: https://www.ecologiaverde.com/planta-kalanchoe-cuidados-y-para-que-sirve-1851.html. Acesso em de fevereiro de 2020.
  • CHACÓN, José Yvanosky Vázquez. Kalanchoe daigremontiana: características, habitat, propiedades. Disponível em: <https://www.lifeder.com/kalanchoe/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Como cultivar a planta aranto

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cultivar a planta aranto

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como cultivar a planta aranto
1 de 3
Como cultivar a planta aranto

Voltar ao topo da página