Partilhar

Como cultivar alamanda amarela

Como cultivar alamanda amarela

A Alamanda sp, nome científico da popularmente conhecida como alamanda, é uma planta ornamental, trepadeira, originária do Brasil mas cultivada no mundo inteiro. A sua popularidade deve-se ao fato de que ela combate pragas devido à sua toxicidade, sendo um pesticida natural. Além da floração amarela, a alamanda também pode ser rosa ou roxa. É uma planta muito utilizada no paisagismo também por conta de sua beleza exuberante, e costuma ser mais encontrada em territórios ao norte e nordeste do Brasil. Neste artigo do umCOMO, traremos informações e dicas importantes para que você entenda perfeitamente como cultivar alamanda amarela. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre essa belíssima flor.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das margaridas

Como cuidar de alamanda amarela

Se você deseja cultivar um pé de alamanda amarela em casa, deve tomar alguns cuidados importantes para garantir a beleza da planta:

  • A planta precisa estar exposta à luz do sol direta e deve-se evitar plantá-la próxima a cercas e muros frágeis, uma vez que a ramagem da alamanda é tão vistosa que pode acabar sendo pesada para essas construções mais fragilizadas.
  • O solo ideal para o cultivo de alamanda precisa ser bem drenado e com adubo orgânico composto (de adubo animal e folhas decompostas) rico em fósforo para ajudar na florada. Abra uma cova, coloque humus de minhoca, adubo granulado NPK 10-10-10, dessa forma, você garante que a sua planta nasça forte e rapidamente.
  • A alamanda é uma planta que cresce principalmente em climas quentes, e nesses casos faz-se necessário regá-las frequentemente. O ideal é regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Em climas mais amenos a frios, basta regar a planta quando não houver chuvas.
  • A alamanda é uma planta que floresce o ano inteiro – mas desenvolvendo-se muito melhor em época de primavera e de verão, por conta da luz do sol e do calor. Reforçamos a necessidade da planta de receber luz direta para o seu bom desenvolvimento.

Como podar alamanda amarela

  • A alamanda é uma planta de médio porte, podendo chegar até mesmo a 3 metros de altura quando cultivada de maneira adequada – mas esse crescimento é gradual e moderado, o que permite o jardineiro acompanhá-la e podá-la melhor.
  • Por ser uma trepadeira, a alamanda precisa de podas de formação ou de condução para que cresçam direcionadas ao lugar de sua preferência. Mas atenção: as podas só podem ser feitas após a floração.
Como cultivar alamanda amarela - Como podar alamanda amarela

Sim, alamanda amarela é tóxica

Um cuidado fundamental é decidir aonde plantar a muda de alamanda, uma vez que a planta possui certo grau de toxicidade, que falaremos mais à frente. Certifique-se de plantar a sua alamanda longe do contato e do alcance de crianças e pets como cachorros e gatos.

No entanto, uma precaução essencial deve ser tomada na hora de plantar sua muda de alamanda. A beleza da planta esconde seu potencial tóxico que está presente no látex resinoso e venenoso, por toda a planta. Em contato com a pele, esse látex pode causar o aparecimento de dermatites e outras doenças da pele. Esse alerta vale não apenas para a alamanda amarela, mas também para a alamanda roxa e outras plantas da mesma espécie.

Em casos de ingestão da planta, os efeitos colaterais são náuseas, vômitos, diarreias, cólicas e consequente desidratação.

Leia também: Como plantar hibiscos

Como cultivar alamanda amarela - Sim, alamanda amarela é tóxica

Como fazer pesticida de alamanda

É esse mesmo veneno tão tóxico para os humanos da alamanda que a torna um verdadeiro pesticida natural contra pragas de jardim, principalmente pulgões e cochonilhas:

  1. Recolha as folhas da alamanda e faça um chá.
  2. Espere a água esfriar e, com a ajuda de um borrifador, espalhe o líquido na vegetação atacada pelas pragas.
  3. Faça o uso desse procedimento quantas vezes forem necessárias para a recuperação da planta.

Cuidados essenciais com o pesticida de alamanda

Tome cuidados extras na hora da aplicação e depois: lembre-se de utilizar luvas na hora de cortar as folhas para preparar o chá, não reutilize o borrifador para outras finalidades e faça a completa higienização das mãos e braços quando terminar de mexer com a planta. O chá deve ser preferencialmente aplicado em um dia sem sol ou no início da noite, e não deve ser guardado para ser reutilizado posteriormente pelas características voláteis do composto. Outra precaução é não aplicar o chá nas plantas em épocas de chuva, pois diluiriam o pesticida e diminuiriam sua eficácia.

Outras opções em: Como fazer pesticidas naturais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar alamanda amarela, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar alamanda amarela

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Marilene Machado Dias
Tenho uma alamanda plantada a muito tempo mas, ela esta secando e eu plantei ela na sombra sera por iss
Patrícia
Tenho uma muda de alamanda plantada em um vaso, qual o solo ideal?
Editor umComo.com.br
Oi, Patrícia. O solo indicado para o cultivo de alamanda precisa ser bem drenado e com adubo orgânico composto rico em fósforo.
A sua avaliação:
Soraia
como podar alamanda amarela?

Como cultivar alamanda amarela
1 de 3
Como cultivar alamanda amarela

Voltar ao topo da página