Cuidados de árvores

Como cuidar de kaizuka

Como cuidar de kaizuka
Imagem: resources.edb.gov.hk

A kaizuka é uma árvore de origem chinesa mas se adapta muito bem aos diversos climas de diversas regiões do mundo. É muito frequentemente usada para a confecção de bonsais por sua aparência rústica e tronco avermelhado, em seu país de origem pode chegar aos 25 metros de altura, mas ela cresce de acordo com o espaço que possui, logo, pode se adaptar à muitos tipos de ambiente e é muito comum encontrá-las dentro de apartamentos. O formato das suas folhas muda conforme a idade sendo que, quando mais jovens suas folhas possuem aparência mais clara e larga e quando adultas, as folhas se tornam escuras e compactas. Neste artigo umComo te mostra como cuidar de kaizuka.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um limoeiro

Passos a seguir:

1

A incidência de luz sobre a Kaizuka deve ser intensa, durante a maior parte do ano com exceção do verão ou dos dias mais ensolarados, nestes casos a planta não deve tomar sol diretamente ou deve estar protegida do sol do meio dia ao menos.

Durante o inverno ou períodos de constante frio, suas folhas internas costumam se queimar e secar, você pode retirá-las, isso ajuda no desenvolvimento das folhas que estão saudáveis.

Como cuidar de kaizuka - Passo 1
Imagem: casabelablog.com
2

A rega deve ser realizada de acordo com a estação atual. Como plantas naturalmente chinesas eles podem ser bem rígidas nessa questão.

Na primavera, o melhor momento para se regar é assim que a terra secar ou não apresentar umidade no substrato.

Geralmente no verão ou em períodos de calor ou acima de 25º é aconselhável regar a sua kaizuka todos os dias. Deve se evitar deixar o vaso encharcado, ou então se ele ainda estiver com a terra úmida, adie a rega.

No inverno ou em períodos mais frios deve se tomar cuidado ao deixar a terra muito úmida, a frequência de rega deve ser reduzida pois se a terra ficar encharcada é provável o aparecimento de fungos ou bactérias que podem fazer mal às raízes da sua planta.

3

A adubação do kaizuka deve ser feita com adubos orgânicos, de preferência de decomposição lenta. Você pode usar o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) 10-10-10 ou 10-05-10, esses adubos podem ser facilmente encontrados em lojas de jardinagem e a troca de terra desta árvore pode ser feita de 4 em 4 anos, quando ela crescer além do vaso, lembrando que, ela pode facilmente se adaptar a vasos que não sejam muito grandes. Como já foi dito esta planta é comum de se ver em apartamentos ou cômodos pequenos pela sua alta capacidade de adaptação. Caso você pretenda mantê-la dentro de casa, apenas lembre se de que deve ser num local com bastante iluminação e circulação de ar.

Como cuidar de kaizuka - Passo 3
Imagem: caiopaisagismo.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de kaizuka, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Michele Garcia
Boa tarde!

Comprei 4 Kaizukas e plantei elas no chão, porém começaram a ficar com algumas folhas marrons, resolvi colocar um pouco de ureia em volta delas, isso irá ajudar ou irá piorar?
AMAURI
vc obteve sua resposta? gostaria de saber
Alexandre de Castro
Bom dia! Caso possa me ajudar, tenho uma dúvida: comprei uma kaizuka pequena (no Carrefour rs), de uns 1,4 metro de altura, e por enquanto ela está naquele pote (30L?) em que ela vem. Pretendo comprar mais duas kaizukas e tb tenho que esperar os vasos que vou encomendar chegar, o que deve demorar no mínimo uns 15 dias. Mas agora bateu a dúvida: Tem problema deixar a kaizuka que comprei tanto tempo (talvez até um mês) no pote de 30L pra depois plantá-la no outro vaso? E de quanto em quanto tempo devo ir regando? A boa notícia é que moro em uma cobertura no topo de um morro então lá tem muuuuuito sol pra kaizuka.
vanilde
Bom Dia! Por gentileza, gostaria de saber eu tenho 3 kaizukas e ja varias vez elas sao atingida por abelhas pretas que sulgam os troncos e galhos eu nao sei o que fazer das outras vezes passei venenos estes spray pra perniçongo e outra vez eu jogo bastante agua nos trancos e galhos, mas nao sei se e correto. Gostaria da sua ajuda por favor. Grata! Vanilde
A sua avaliação:
leiladonauer
kaizuka, troco e sempre ficam amareladas
A sua avaliação:
walter aparecido do espirito santo
De 10 kaizukas plantadas em vaso grande em area externa, 4 estão secando, nunca joguei agua nelas, Sera que estão morrendo por causa frio ? obrigado orientação
rodrigo
olá, existe a possibilidade de controlar a altura do kaizuka? como proceder? pois no local que será plantado passa fios de luz, então quero mante-lo no máximo com 3 metros.... a poda seria viável ou estragaria o pé?
Sandra Coletti
Boa tarde, gostaria de uma informação sobre como recuperar as minhas kaizukas que são 6 e com 5 metros de altura.Elas tem 10 anos muito lindas ,mas de repente começaram a secar suas ramas bem no meio no centro delas e a ramas de fora estão lindas. O que fazer? qual a causa ? SE puder me ajudar lhe agradeço!!!!
Helenita
Ela está amarela e está caindo as do linhas q devo. Ela e pequena está no vaso pequeno no mesmo q comprei acho q ela está morrendo
Andre costa
Oitra coisa comprei ela pra faser bomsai sera que ja posso aramar ela pra fivar do meu jeito amigo
Andre costa
Amigo bom dia comprei uma kaizuka tem ums 60cm e queria botar em outro vaso .
Celso Botta
Boa noite! Plantei 3 kaizukas em 3 vasos e estou percebendo que as folhas estao ficando escuras (cor meio marrom), diferente de antes que eram bem verdes. Elas ficam dentro de casa com iluminação e ventilação adequadas. Nas pontas das folhas estão aparecendo um tipo de teias como se fossem teias de aranha. Será que estou regando muito? Será que estão morrendo? Preciso adubá-las? Caso não tenham respostas, poderiam indicar um contato para me ajudar! Desde já agradeço. Att. Celso Botta
rennan
plantei minha kaizuca a tres meses . quando comprei e plantei ela tinha 1metro de altura contratei um jardineiro profissional para planta-la com adubo e com uma terra adubada depois que a plantou ele me pediu para regala somente 1 veze por semana . fiz o sugerido.depois de um mês comecei a notar que as folhas começarão a secar e ficarem amarelas ,e ele me disse que era normal no começo só que hoje elas estao muito amarelas e secas por favor o que eu faço
Rafael
Olá Rennan, não sou profissional, mas eu mesmo cuido das minhas plantas, tenho 2 kaizukas, uma filhotinha, outra com 1,80 já comprei grandinha, ela recém plantada tem que regar diariamente, principalmente no verão, como estamos no inverno não rego todos os dias, porém como a sua tem pouco tempo recomendo rega-la, mas preste atenção se o solo não está encharcado porque elas realmente não gostam, e se VC tem cachorro, procure cercar a planta, meu cachorro urinou na minha, e as folhas baixas secaram depois disso, justamente no local que ele urinou, então cerquei, as folhas no local ainda estão ressecadas, mas ela está desenvolvendo, já cresceu uns 30 centímetros.
Imagem: resources.edb.gov.hk
Imagem: casabelablog.com
Imagem: caiopaisagismo.blogspot.com
1 de 3
Como cuidar de kaizuka