Árvores de folha perene

Como cuidar de um limoeiro

Como cuidar de um limoeiro

O limoeiro é uma árvore cítrica frutífera de folha perene que pode chegar a medir 4 metros e viver 70 anos. Seu fruto, como você certamente já conhece, é o limão, um produto rico em vitamina C cheio de propriedades alimentares e estéticas. Quer plantá-lo em casa? Neste artigo de umComo te ensinamos como cuidar de um limoeiro.

Vai precisar de:

  • Adubo rico em nutrientes
  • Sementes de limoeiro
  • Água
  • Tesoura de podar
  • Alicates
Também lhe pode interessar: Como cuidar de kaizuka

Passos a seguir:

1

O limoeiro é uma árvore que precisa de luz e umidade, por isso você deverá plantá-la em um lugar onde pegue bastante sol e regá-la assiduamente. Será importante plantá-lo com uma terra argilosa, que filtre bem. Ele não tolera o frio e o vento, de modo que no inverno é recomendável cobri-lo. A temperatura ideal para plantá-lo é ente 17 e 28 graus, portanto, recomenda-se fazê-lo entre março e setembro.

2

Ao plantá-lo, é importante saber que precisa de muito adubo rico em nutrientes como o nitrogênio, o fósforo ou o potássio. De modo que ao introduzir as sementes na terra, não só é vital que a terra filtre, mas também serão necessários dois quilos de adubo.

3

A irrigação do limoeiro deve ser abundante durante todo o ano. Na época estival será diariamente e no inverno a cada dois ou três dias no máximo. O tipo de irrigação deve ser escolhido em função do terreno, se for grande ou um jardim você poderá escolher entre um borrifador, um regador ou um sistema de inundação. Na medida do possível você deverá utilizar água sem sal nem fertilizantes para melhorar a colheita.

Como cuidar de um limoeiro - Passo 3
Imagem: kerchak.com
4

Na primavera realiza-se a poda, que não deve ser excessiva, sobretudo nos primeiros anos. Eliminam-se os galhos secos e liberam-se os do interior para que a luz chegue mais facilmente.

Como cuidar de um limoeiro - Passo 4
Imagem: lahorticultura.com
5

Quando o limão estiver amarelo é o momento de sua colheita, os verdes ainda não estão maduros. Há várias florações ao ano, ainda que o normal seja colher entre o outono e o inverno. Para colhê-los, não se deve dar puxões, colhem-se com alicates e evitando a umidade, seja da chuva ou o orvalho da manhã.

Como cuidar de um limoeiro - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um limoeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
MARIA MARTINS
Boa Tarde,
Tenho um pequeno limoeiro com 1 ano aproximadamente.
Qual o adubo que lhe devo aplicar? Podem ajudar-me.
Muito obrigada,
Melhores cumprimentos,
Maria Martins
A sua avaliação:
Cicero Bartolomeu de Araujo
Gostei das informações sobre o plantio, cultivo e os cuidados com o limão taiti; gostaria de receber mais informações, planto limão t6aiti
A sua avaliação:
IRAN DE ALENCAR VALENTIM
Boa noite; Pergunta: Os frutos do meu limoeiro (Limão galego) estão caindo ainda muito pequenos (diametro de aproximadamente de 5 milimetros). Como resolver esta situação? Obrigado
Rosemary Marques De Oliveira Reis
tenho um pe de limao no vaso de plastico mas nunca deu fruto ja tem uns 3 anos me ajudem.
maria
nunca dara frutos em vasos,tem, que plantar no chao pra dar raiz.
George
Da. Plante em um jarro acima de 60 litros. Normalmente as duas primeiras floradas nao segura carga. Terceira em diante sim. Tenho varios tipos plantados em vaso. Siciliano, chines, imperial e Taiti. Todos
produzem. Compre na agropecuaria produto pra floracao.
ELAINE DEL GIUDICE
Oi Boa tarde.
Tenho 2 pés de limão plantado em vasos grandes. Ultimamente as folhas estão ficando amareladass e caindo. O que pode ser?
A sua avaliação:
Glauber
Folhas enrrugadas e baixa produtividade no limoeiro, provavelmente causada pela proliferação de fungos e ácaros, uma solução de uma colher de sobremesa de vinagre de maçã diluída em dois litros d'água, pode ser borrifada a noite uma vez por semana. Vale adubar com farinha de ossos e húmos de minhoca a cada três meses, sem exageros.
riosa schiavoni
meu pé de limão cravo esta plantado em vaso, só que as folhas estão enrrugadas e os limões dão bem pequenos o que devo fazer?
maria
Boa tarde Riosa Sch. Vc precisa arrancar o limao do vaso e plantar em espaço maior na terra para que as raizes cresça assim dao frutos sim . no vaso é muito abafado, nao cresce vai morrendo aos poucos.
A sua avaliação:
César Augusto Marques
Parabéns pela matéria sobre como cuidar do limoeiro! Aproveito para fazer uma pergunta: é possível replantar um limoeiro? Tenho um pé de limão siciliano que começou a produzir e está com alguns frutos, mas está em um vaso pequeno. É possível fazer o replante em um vaso maior? Agradeço se puder me enviar dicas sobre como fazer o replante da melhor forma.
alecssa
Oi, vc poderia me dizer como foi ploantado no vaso? que adubo usou e os cuidados? tenho um pé de limão cravo que que está num vaso grande que coloquei há 1 a no e meio e até agora nada.
andrea
Escorre agua da maquina de lavar sempre que eu lavo roupa, e vai bem em cima do pé de limão, ACHO QUE ESTA MATANDO OPÉ DE LIMÃO ,,, O QUE EU FAÇO PARA SALVA LO???? PORFAVOR
maria
Nenhuma agua suja serve para molhar plantas .Coloca adubo no pe de limao. evita molhar com agua suja.
marcio
tenho um limeiro, a mis ou menos uns 4 anos, agora no ano passado começou a dar limões. estou notando quae está com casca grossa e pouco suco. o que devo fazer para melhorar esta situação?
Luci
Infelizmente não vou te responder, pq o meu limoeiro tb está com casca grossa e pouquíssimo suco. Sinceramente tb gostaria de saber o porque. Não consigo ter essa resposta.
mario francisco alves
qual a melhor epoca de podar o limao.
Paulo Roberto Mendonça das Neves
Tenho uma gravioleira plantada no meu quintal. Gostaria de saber quais tipos de adubos ORGÂNICOS que devo utilizar como fertilizantes e o por quê dos frutos geralmente ficam escuros e caem antes de atingirem o tamanho ideal para a colheita. Grato.
rosicleia maticolli
boa tarde eu tenho um pé de limão rosa plantado num vasao na minha casa a ja vai pra 3 anos não cresce esta com 1 .200 de altura eata bonito mas não cresce não enche pros lados e também não da frutos oque posso fazer por favor bate sol nele só na parte da manha poe favor me ajude
Antonio Souza Filho
Qual o melhor adubo foliar para o limão taiti que já tem 06 meses. desde já muito obrigado
ketty Ipanema Rio.
Coloca uma cebola media perto do pe de limao, nao precisa enterrar, so coloca ok ? seu limao vai criar folhas novinhas vai te surpreender, nao pergunta porque, eu nao sei me ensinaram eu coloquei, em duas semanas deu folhinhas novas pra tds os lados, haaaaa? coloca pedacos de canela em pau dentro da agua, e regue, Adeus pragas pode colocar, canela nao faz mal as folhas ok ? Antonia abs.
edilaine
moro nos estados unidos e tenho um pe de limao plantado no vaso a mais ou menos 9 anos ele nunca deu fruto mais tambem nunca morreu...mais este ano 2017 as folhas estao secando e caindo mais tem algumas folhas verdes ainda o que faco????
A sua avaliação:
juventino piva fioravante piva fioravante
onde consigo comprar sementes de eucaliptpo , ipê e , cefro arueirajacaranda
Alice
Como evitar largatas no limoeiro
Imagem: kerchak.com
Imagem: lahorticultura.com
1 de 4
Como cuidar de um limoeiro