Como plantar Jacarandá
Existem cerca de cem espécies variadas de Jacarandá, árvore nativa da América do Sul, muito famosa nas grandes florestas e campos do Brasil, com a espécie Jacarandá mimoso, também conhecido como Jacarandá roxo.
Trata-se de uma árvore de grande porte, podendo chegar à 20 metros de altura. O que caracteriza esta planta são as suas folhas pequenas e em grande quantidade acompanhadas por flores que aparecem durante todo o ano, suas raízes são passivas, não agridem as estruturas do solo, sem roubar nutrientes de outras plantas. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre e ensina como plantar Jacarandá.
Passos a seguir:
O Jacarandá necessita de um local para plantio que esteja de acordo com as suas necessidades, sem entrar agora no mérito da fertilidade do solo, falamos sobre o espaço em que ele deve ser plantado.
Por mais que ele possua uma boa capacidade de adaptação, procure plantá-lo num local grande e que possua boa incidência de luz solar. O clima pode variar um pouco, não precisa ser necessariamente calor, ele pode até sofrer de problemas no desenvolvimento em locais excessivamente quentes, mas tolera climas levemente frios.
Ao preparar as mudas do Jacarandá procure utilizar métodos de multiplicação como a estaquia, você também pode fazer alporquia ou mergulhia, mas o método mais eficaz neste caso é o de estaca. Ou, se preferir, compre as mudas.
O plantio do Jacarandá deve ser feito numa cova preenchida com substratos para mudas somados de um pouco de areia grossa. É necessário que o solo seja devidamente adubado para deixá-lo fértil. O pé de Jacarandá pode ser adubado anualmente, utilizando adubo orgânico ou NPK 5-5-5, que é rico em fósforo e favorece a floração.
Vale lembrar que o Jacarandá é uma árvore de folhas caducas, logo, não espere por grandes quantidades de flores durante o período de inverno. O mesmo vale para as folhas que também costumam cair nesta época do ano.
A rega do Jacarandá deve ser realizada de forma constante, principalmente nos primeiros meses de vida da árvore e nos períodos mais quentes, como no verão e na primavera. O solo não deve ficar seco, a umidade deve ser aquela que ao colocar o dedo na terra você possa sentir que ela está um pouco mais fria e úmida do que no ambiente.
Em tempos de seca prolongada, a rega pode ser mais intensa, mas tente nunca deixar o solo encharcado, uma vez que desta forma facilita-se o surgimento de fungos que podem trazer doenças à planta.
Leia também: Como cuidar de manacá-de-cheiro
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Jacarandá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.