Roseira

Como cuidar de uma roseira

Como cuidar de uma roseira

As roseiras são uma das plantas mais comuns em casas e jardins, já que suas flores embelezam qualquer canto. As rosas, com sua inequívoca fragrância e sua diversidade de cores, são ao mesmo tempo uma das flores preferidas na hora de fazer ramos para presentear. Por este motivo, plantar roseiras em casa é uma ideia genial, mas você deverá saber quais são os cuidados que esta planta necessita. Descubra com este artigo de umComo.com.br alguns truques sobre como cuidar de uma roseira.

Também lhe pode interessar: Como podar uma roseira

Passos a seguir:

1

As roseiras devem ter luz solar por pelo menos 6 horas por dia. A exposição direta ao sol de 4 a 6 horas por dia faz bem, inclusive para as rosas, que preferem a sombra.

2

É necessário que o solo tenha uma boa drenagem de água para evitar o acúmulo, embora também devamos comprovar que retenha alguma umidade.

3

As rosas secas que tenham ficado na roseira devem ser eliminadas para que deixem espaço para as novas rosas.

4

Um dos cuidados principais que as roseiras precisam é uma correta poda, que fará que floresça mais e tenha melhor saúde. A roseira deve ser podada em pleno inverno, quando a planta está adormecida, sendo o mês de fevereiro ou março a data limite para realizá-la (no hemisfério norte).

5

Realizaremos a poda com umas tesouras bem afiadas, e os cortes deverão realizar-se de maneira enviesada para dentro para ajudar que a água não se acumule e, além disso, devemos tentar não cortar sobre os nós para melhorar o crescimento.

6

Também será necessário tomar medidas preventivas para as pragas que podem afetar as nossas rosas ou toda a planta. O pulgão e o besouro são os insetos que mais poderão afetar a nossa roseira, portanto, você deverá ir a uma loja especializada para adquirir algum produto contra as pragas.

7

Quando a sua roseira floresça, poderá cortar suas flores para fazer um bonito ramo.

Veja também: Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma roseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
diosdete alves da silva
molha as roseiras quantas vezes por semana
A sua avaliação:
Queliane
Tenho uma roseira branca ela botou 3 rosas e logo em seguida secou tudo até os ramos ,o q eu faço para recuperar?
A sua avaliação:
vanderlei henrique borges
boa tarde, tenho roseira branca, com rosas muito lindas, mas murcham muito rapido porque ? por favor me oriente e me ajude...muito obrigado
maria das gracas silva nascimento
como cuidar de uma Cecilia que ganhei em um jarrinho .estou aguando levemente deixo meu expediente pegando sol e meio expediente na sombra meu filho e minha nora compraram em um jardim e orientaram que quando a folha muchar e secar eu tire
Maria Alice
Tenho um canteiro de um cliente para remodelar e nele existe uma roseira que deverá ser mantida, porém precisa de poda e preciso fazer neste mês de verão. Corre algum risco ?
A sua avaliação:
NEUSA NONATO
adorei suas dicas obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Neusa! Que bom que gostou das dicas :) Continue acompanhado os nosso artigos!
A sua avaliação:
Maria Cecilia Buck Cavinatto
minha roseira esta secando o que pode ter acontecido e como posso fazer para ela voltar
A sua avaliação:
cely de coelho
como plantar mudas de rosa no chão devo tirar do vasinho que veio
Zoya Ribeiro
Tenho uma "rosa menina", dentro de casa (apartamento), que já floriu, mas agora não sei como cuidar dela.
Cristina de Santana lima
Eu gostaria de saber como fazer a roseira crescer e da muitas flores
maria iolanda de carvalho pinto
minha roseira da nuitos botoes quando estar perto de abrir uma roga vira uma bola e cai eu uso adubo de vaca
Alvanir
Boa tarde. Tenho uma roseira que não desabrocha os botões. Eles acabam murchando se abrir a rosa.O que eu posso fazer para resolver o problema? Obrigada
Vanessa
Minha roseira,quando coloca um botão, este já abre murcho e com as pétalas enferrujadas. O que devo fazer?
Aparecido
Minha roseira estava bonita e as flores abrindo de um dia pró outro as folhas amarelaram mucharam .u que devo fazer pra recuperar
marta
boa noite gostaria de saber como plantar mudas de rosas no jardim obrigada pela atenção
Yone
Foi muito ùtil para essa matéria. Mas, gostaria que fizessem outra matéria falando dos cuicados e como fazer mudas de calandivas. Mim ajudem!
Cati Simone
Olá, tenho alguns pés de rosas, eles tem no max. 90cm, estão bem, com flores, só que as flores estão pesadas que o caule entorta, elas ficam quase no chão. O que estou fazendo de errado?? Falta adubo??Qual o melhor??Obrigada!!!!
Maria Fraga dos Santos.
BVom dia! As informações sobre as rosas foram muito úteis. Agora preciso de informações sobre gerânios. Como plantar e cuidar e em que época, em que época mudar, qual o adubo e a terra corretos. desee há , obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, pode encontrar informações sobre como cuidar de gerânios aqui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-geranios-2876.html
maria candida migliani campana
Minhas roseiras apresentam folhas amarelas e os botões coberto por uma pele branca parecida com teia de aranha o faço para eliminar.
preta
ótimo artigo, me foi muito útil gosto muito de roseiras.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Enedina, que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada por comentar e continue acompanhando o nosso site :)
preta
como fazer que uma roseira que não deu flor floresça?
Como cuidar de uma roseira