As rosas

Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados

Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados

Adubo para roseira florescer pode ajudar sim! A rosa é uma flor antiga que já existia desde os tempos do Império Romano e que continua sendo muito conhecida e relevante por sua beleza única e aroma inigualável. Sendo símbolo do amor e da paixão, a rosa é uma ótima escolha na hora de presentear a pessoa amada, além disso, a roseira também é uma ótima escolha para decorar o jardim de casa, juntando a sofisticação da sua aparência com o frescor da natureza. Apesar de ser ótima no jardim, a roseira por vezes não dá flores, ainda que a planta pareça bem e saudável, se sua roseira não floresce e você quer saber como resolver esse problema, esse artigo do umCOMO te ajuda a solucioná-lo e deixar seu jardim mais bonito do que nunca!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma roseira

Índice

  1. Minha roseira não dá flor: o que fazer?
  2. Adubo caseiro para roseiras
  3. Como podar roseiras

Minha roseira não dá flor: o que fazer?

A roseira é muito fácil de ser plantada por ser pouco exigente, entretanto, devemos tomar o mínimo de cuidado para que ela receba nutrientes suficientes para florescer e crescer.

A primeira coisa em que se deve prestar atenção quando sua roseira não dá flor é o ambiente, o ideal para ter uma roseira florida e saudável é cuidar do ambiente onde ela será plantada antes mesmo do plantio, para isso, é necessário que o solo esteja com pH neutro (entre 6,5 e 7). Além do pH neutro, é recomendável fazer uma mistura de esterco e farinha de ossos ao solo, ela não é necessária mas pode ter certeza de que ajudará.

Apesar de não ser essa uma planta exigente, a roseira precisa de bastante sol, o ideal é deixá-la em local onde receba ao menos 6 horas de sol por dia e onde chova pouco, afinal, a roseira é sensível ao ar úmido, que pode fazer com que cresçam fungos em suas folhas, enfraquecendo a planta. Caso você tenha passado por infestações, veja como eliminar pragas da roseira.

Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados - Minha roseira não dá flor: o que fazer?

Adubo caseiro para roseiras

Após se certificar de que o ambiente onde sua roseira está é adequado para o crescimento da planta, é a hora de checar o solo. Mesmo após fazer a mistura inicial de esterco e farinha de ossos, a terra da roseira precisa ser adubada e o melhor adubo de todos é o caseiro, nem pense em comprar misturas prontas, elas podem sair mais caras e sempre serão menos eficazes do que as caseiras. A adubação da terra da roseira deve ser feita 3 vezes ao ano. Para o adubo caseiro de roseira você vai precisar de:

  • 200g de farinha de ossos;
  • 200g de pó de café;
  • 2kg de composto orgânico.

Após preparar a mistura, basta colocá-la ao redor da planta, tome cuidado com as quantidade pois muito adubo pode fazer mal para sua roseira, queimando as raízes. Se você não plantou sua roseira no solo e quer saber como adubar roseira em vasos para ter rosas sempre lindas, saiba que o procedimento é o mesmo, basta colocar o adubo ao redor da planta, não misture muito com a terra pois isso pode prejudicar as raízes. Outra dica muito importante em relação à terra: procure misturar uma terra argilosa com 1 terço de areia para permitir a passagem de ar e não sufocar sua planta.

O adubo caseiro para mini rosas é o mesmo, entretanto, deve-se diminuir a quantidade visto que uma planta menor não precisa de tantos nutrientes.

Como podar roseiras

Para roseiras arbustivas a poda recomendada a pode recomendada deve seguir os seguintes passos:

  1. Faça uma limpeza inicial removendo os galhos, folhas e flores velhos ou com má formação.
  2. Tenha como base o ponto mais forte e central da roseira, meça a planta e na altura de aproximadamente 1 metro remova os galhos mais finos que ultrapassarem essa altura, não os remova completamente, apenas pode o suficiente para que a altura seja nivelada.
  3. Não pode ou remova os galhos mais grossos e fortes.
  4. Faça sempre cortes diagonais.

Para roseiras pequenas a poda deve ser um pouco mais agressiva para permitir que novos galhos e flores surjam, veja como podar roseiras pequenas:

  1. Faça uma limpeza inicial removendo os galhos, folhas e flores velhos ou com má formação.
  2. Corte todo os galhos deixando-os com no máximo 25 centímetros a partir da bifurcação no "tronco".
  3. Faça sempre cortes diagonais.

Quando devo podar minha roseira?

Não existe época precisa para podar sua roseira, as podas podem ser feitas a partir do primeiro ano de sua planta e deve acontecer sempre que houver muitos galhos e folhas fracas, mortas e velhas. É recomendável que se faça uma poda mais severa durante o início do inverno para favorecer o florescimento de sua roseira na primavera.

Veja mais em: Como cuidar de uma roseira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Renata Cançado
Vou agora mesmo plantar um rosa, adorei!!!
1 de 2
Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados