Cultivar morangos

Como cuidar dos morangos

Como cuidar dos morangos

Plantar morangos no jardim de casa ou na horta é uma ótima opção para poder desfrutar desta fruta rica que encanta adultos e crianças. É uma fruta que pode ser semeada em vasos de barro ou diretamente sobre o solo, pois se adaptará a qualquer espaço. Não é difícil cultivá-la, ainda que seja necessário efetuar uma série de cuidados básicos para que o pé de morango cresça saudável e forte. Por isso, neste artigo de umComo queremos explicar como cuidar dos morangos para que não fiquem dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como cultivar morangos em vasos
Passos a seguir:
1

Para poder desfrutar do morangos em casa ou na horta, primeiro você deve plantá-los, seja através de sementes ou plântulas. Assim, poderá escolher entre pô-lo em vasos ou colocá-los diretamente no solo, como preferir. Se quer conhecer mais detalhes sobre o processo de semeadura, consulte nosso artigo sobre como semear morangos.

Como cuidar dos morangos - Passo 1
2

Um dos pontos mais importantes para os cuidados dos pés de morango será a irrigação, já que deverá assegurar que recebam água constantemente, mas sem chegar a encharcá-los. Caso contrário, as raízes do pé de morango apodrecem e morrem afogadas.

3

Deste modo, recomendamos usar a irrigação por gotejamento se tiver uma superfície considerável com pés de morangos, ou regá-los frequentemente, mas com pouca quantidade de água. Se tiver os pés de morango em vasos de barro, será fundamental contar com um sistema de drenagem para evacuar a água restante e evitar a putrefação.

Como cuidar dos morangos - Passo 3
4

Quanto ao fertilizante para os pés de morango, sugerimos usar frequentemente um adubo orgânico como o esterco. Deste modo, conseguirá que suas plantas cresçam mais fortes e saudáveis.

5

Também é necessário impedir que os morangos toquem no solo para evitar que apodreçam devido à umidade do solo ou que os frutos sejam atacados por insetos e outros pequenos animais. Deste modo, será necessário montar algum sistema para que fiquem pendurados e não permaneçam apoiados sobre o substrato.

Como cuidar dos morangos - Passo 5
6

Durante o inverno ou nos meses de frio, será importante proteger e cuidar dos pés de morango por causa das geadas para que não se estraguem, embora seja uma planta muito resistente. Por isso, se eles não estiverem dentro de casa ou em uma estufa, você pode optar por cobrir as plantas com palha; também é possível usar a palha para evitar que os morangos fiquem sobre o solo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos morangos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Adriana Maria da Silva
Gostaria desaber pq os primeiros morangos da minha plantação ficaram escuras no fundo ?
A sua avaliação:
Nelson palheta
As dicas sobre o cultivo do morango, são ótimas. Gostaria de saber, pra cultivar morango em vaso tem que ser vaso de barro.
A sua avaliação:
Lucia da Palma Nogueira
Os meus morangueirosteem folhas enormes,penso que isso tem haver com o desenvolvimento dos morangos?Devo cortar as folhas? Obrigada
A sua avaliação:
lidiane
gostei muito
Joao Sabino
quanto um pe de morangueiro precisa de agua diariamente
claudete Gomes Esdras
O que devo fazer pois as folhas do morangueiro secam e o fruto nao desenvolve?
euridice pereira dos santos
meus morangos estão no chão e lindos muitos protos gostaria de saber quanto começar dar morangos como posso proteger eles para não estragarem obrigada
carla
Olá!! Ganhei um pezinho de morango, e moro em apartamento, será que dá para cultivar até que dê frutos?
Aguardo comentários!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carla! Dá sim, siga estas indicações para plantar morangos em vasos: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-morangos-em-vasos-20831.html
A sua avaliação:
Irailde Dias de Melo
Gostei de saber mais sobre como cuidar de morangos em casa.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Irailde! Se quiser cultivar os morangos em vasos, basta seguir estas dicas: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-morangos-em-vasos-20831.html
A sua avaliação:
MARIA DO SOCORRO silva
boa tarde, plantei semente, de morango! quando nasce as mudinha! morre como devo fazer não a acontecer! por favor me ajuda-a cuida deste fruta que eu amo! já plantei mais de mil semente!
Cristina S. paixão
A é muito lindo essa plantas! tenho alguns pés de morangos , mas os frutos são muito pequenos! por favor me ajude quero ter frutos grandes. Obrigada!
francielle
boa tarde meu tio tempo uma plantaçao pequena de morangos no quintal de casa ele tem uma duvida se tem necessidade de cobrir os morangos por causa de vento.pois morra em santa catarina e a tarde geralmente sempre tem vento se ele pode cobrir com plastico ou tem que ser com a palha e as mudas dele esta nacendo um cabinho junto as folhas tem necessidade de retirar a agora nessa epoca ele ja esta fazendo mudas novas pode fazer agora ou so em abril
Francisca
Tenho uns pes de morangos na minha horta suspensa só 15 pes,mas eles estão com morangos bem pequenos e já nascem vervelhos e logo mucham. Aqui em Joao Pessoa venta muito e esta chovendo muito.Preciso cobrir esses pes de morangos?Ate agora não teve nenhum morango de tamanho normal.Agradeço Dra. Francisca.
maria diana barbosa oliveira
como cobrir o solo com palha? que tipo de palha usar.
1 de 4
Como cuidar dos morangos