Partilhar

Como plantar ameixa

Por Vanessa Lopes. 6 fevereiro 2017
Como plantar ameixa

A ameixeira, conhecida também como Prunus domestica, é uma árvore de folha decídua que é bastante conhecida pelos seus frutos. Para além disso, é das poucas árvores de frutos que podem ser plantadas em vasos e crescer de forma considerável. A ameixa contém no seu interior um caroço que leva a semente da fruta, o que torna possível plantar a ameixa através da semente que está no interior do caroço. Para aprender a germinar as sementes de ameixa e plantá-las depois em vasos ou na terra, de seguida no umCOMO vamos explicar tudo o que precisa saber sobre como plantar ameixa.

Também lhe pode interessar: Como plantar nêsperas
Passos a seguir:
1

Se desejar poderá plantar ameixa adquirindo a raiz da ameixeira em viveiros de jardins ou casas de jardins. Deve saber que a variedade de ameixeiras de raiz despida é a mais adequada para plantar em vasos.

Mas também poderá plantar ameixas através das sementes que estão no interior deste fruto. Para isso, deverá comprar ameixas maduras que tenham sido cultivadas regionalmente ou em um clima semelhante ao local onde se encontra.

2

Coma as ameixas de maneira a ficar com o caroço bem limpo. De seguida, deverá deixar os caroços das ameixas do lado de fora da janela durante alguns dias. Durante este tempo as sementes que se encontram no interior do caroço irão secar e encolher. Para além disso, o caroço depois de seco quebrará mais facilmente.

Depois de secos, deverá quebrar os caroços com cuidado com um quebra-nozes. Deve colocar o caroço de forma horizontal no quebra-nozes e quebrar com cuidado, pois se esmagar uma semente ela não poderá ser plantada.

Como plantar ameixa - Passo 2
Imagem: estratificandoafrio.blogspot.pt
3

Para saber se uma semente de ameixa é viável de germinar, deve colocá-la em um copo cheio de água. Se a semente afundar, então é porque é possível germiná-la, mas caso ela boie, então não deverá utilizá-la pois é provável que não germine.

4

Para germinar as sementes de ameixa, deve colocá-las em um copo de água e deixar de molho durante a noite.

Em seguida, deverá encher dois terços de um frasco com tampa ou saco de plástico hermético com terra adubada. Regue essa terra de maneira a ficar úmida, mas não encharcada.

5

Agora deverá plantar as sementes de ameixa na terra. Ou seja, deverá colocar as sementes no saco ou vidro, fechar o vidro ou saco e sacudir de maneira a que as sementes se movam para o fundo da terra.

6

As sementes de ameixa precisam agora de passar por um processo de estratificação para poderem germinar e serem plantadas. Para isso, deverá colocar o vidro ou saco na geladeira e deixar lá até sair a raiz e esta crescer um pouco.

Como plantar ameixa - Passo 6
Imagem: estratificandoafrio.blogspot.pt
7

Para plantar ameixa deve encontrar um local em que a planta fique protegida da exposição direta ao sol e à forte iluminação. Quanto ao vaso, o melhor é plantá-la num vaso que tenha vários furos de drenagem, seja resistente e que tenha o dobro da largura que a parte mais grossa da ameixeira.

8

Prepare o vaso onde vai plantar ameixa colocando uma camada fina de cascalho na base do mesmo. Isto vai permitir que a ameixeira drene de forma eficaz, ao mesmo tempo que está construindo uma base sólida para ela crescer. Pode utilizar o solo do seu jardim como terra de envasamento, certificando-se apenas de que não é um solo com muito fertilizante ou que tenha sido adubado recentemente. Encha 3/4 do vaso com a terra.

Como plantar ameixa - Passo 8
Imagem: wp.clicrbs.com.br
9

Retire as sementes do frasco ou saco de plástico hermético e coloque as raízes na terra envasadas, empurrando-as profundamente para o interior do solo. De seguida, deverá cobrir as raízes com mais terra de envasamento e colocar um pouco de água.

A melhor época para a plantação de ameixeiras é no início da primavera.

10

As ameixeiras precisam de estacas para crescerem corretamente e de forma saudável, ajudando a formar um tronco ereto da planta. Deve utilizar estacas de 15 centímetros e amarrá-las ao tronco principal com uma corda.

Quanto à rega da ameixa, deve saber que a ameixeira deve ser regada regularmente para crescer forte e saudável. Se viver num local em que chove moderadamente, então não precisa de regar a ameixa. Caso contrário, deverá regá-la uma vez por semana. Em climas mais quentes deve se certificar de manter as raízes úmidas. Deve evitar sempre a água em excesso.

11

É fundamental realizar uma poda sazonal à ameixeira para evitar pragas e doenças e para se certificar de que cresce de forma saudável. Deve podar os ramos mais velhos para garantir que os mais novos crescem em ângulos de cerca de 45 graus. Lembre-se que não é recomendável podar a ameixeira durante o inverno.

Para evitar pragas como os pulgões, pode utilizar algum dos remédios caseiros que explicamos neste outro artigo com remédios caseiros contra o pulgão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar ameixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar ameixa

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
flavia
já plantei varias vezes com casca e tudo e brotou bem, só esperei secar no sol uns 2 dias e plantei direto no solo.
Micas João
Em que tempo podemos fazer germinar ameixera?
Vanda
O artigo é muito bom, mas gostaria de saber se as raizes da ameixeira são muito grossas ou profundas e se há algum risco em plantá-la próximo á casas e paredes, pois dependendo do tipo de raiz pode abalar alicerces e estruturas da construção pois gostaria de plantar no meu quintal e não tenho muito espaço, pois meu terreno não é tão grande.
Joos
Bom... gostei
Editor umComo.com.br
Oi Joos! Que bom que você gostou do artigo. Continue seguindo nossas matérias :)

Como plantar ameixa
Imagem: estratificandoafrio.blogspot.pt
Imagem: estratificandoafrio.blogspot.pt
Imagem: wp.clicrbs.com.br
1 de 4
Como plantar ameixa

Voltar ao topo da página