Partilhar

Como fazer mudas de jabuticaba

Como fazer mudas de jabuticaba
Imagem: remedio-caseiro.com

A jabuticaba tem o formato arredondado e sua coloração varia de um tom roxo claro a um tom roxo escuro semelhante ao preto, seus frutos forram todos os galhos, até os ramos mais baixos da árvore. Pode ser consumida pura e também em preparações como geleias e licores. Se você quer ter uma árvore dessa frutinha deliciosa em sua casa, aprenda como fazer uma muda de jabuticaba aqui em umComo.com.br

Também lhe pode interessar: Como plantar Jabuticaba

Saiba mais sobre a jabuticaba

A jabuticaba também é muito utilizada para extração de corantes, sua madeira é bem dura e resistente, por isso é utilizada também para confecção de vigas. As flores da jabuticabeira também são utilizadas como fontes para que as abelhas produzam mel.

A jabuticaba, quando ingerida, traz diversos benefícios à saúde, possui a capacidade de controlar diarreias e disenterias; é muito indicada para tratar esses problemas intestinais. A jabuticaba também contém ferro, potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, e vitaminas do complexo B e C.

As espécies de jabuticabeiras mais comuns são a paulista ou ponhema, a branca, rajada, coroa e a sabará. A sabará é uma das espécies mais cultivadas.

Grande parte das plantações de jabuticabeiras frutíferas ocorrem em pomares e cultivos caseiros. As frutas devem ser colhidas quando estão bem maduras e já podem ser consumidas.

Como plantar uma semente para fazer a muda

As sementes de jabuticaba que você deseja plantar não podem secar por tempo prolongado, se isso acontecer elas irão desidratar e perderão seu poder de germinar quando plantadas.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados quando se deseja fazer mudas de jabuticabas por meio das sementes. Se você não tem experiência quanto a isso, veja algumas dicas importantes:

  • As jabuticabas devem ser colhidas somente quando estão bem maduras.
  • Tire a polpa da fruta com as mãos, arrebente a casca e lave-as, retire o excesso de polpa branca para que o caroço seja evidenciado. Tome todos os cuidados para que a semente não venha a ser contaminada por insetos e fungos.
  • Coloque as sementes para secar em local onde haja sombra por aproximadamente 2 dias, isso irá retirar o excesso de umidade.
  • Encontre um canteiro onde haja boa luminosidade do sol durante os períodos da manhã e da tarde.
  • Afofe a terra onde você irá plantar a semente, adicione adubo (esterco de gado por exemplo), isso fará com as sementes germinem de forma mais saudáveis.
  • Cave a terra e enterre as sementes pelo menos a um centímetro de profundidade em relação a superfície, regue o local sem encharcar de água.
  • Mantenha o local sempre úmido e espere as mudinhas começarem a brotar.
  • Quando as mudinhas brotarem só retire-as quando elas tiverem alcançado de 5 a 10 centímetros de altura, depois que ela tiver alcançado esse crescimento você já poderá transportá-las aos balainhos (local plástico onde se coloca as mudas para vendê-las ou transportá-las).
  • É necessário retirar as mudas em períodos chuvosos para que a planta não desidrate e morra.
  • Depois que as mudas atingirem uma boa altura (de 15 a 20 centímetros) elas já podem ser replantadas em outros locais.
Como fazer mudas de jabuticaba - Como plantar uma semente para fazer a muda
Imagem: tecnologiaetreinamento.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mudas de jabuticaba, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Faça bons cultivos e que o tempo passe rápido para que você possa colher os frutos de suas jabuticabeiras! Você já plantou alguma jabuticabeira? Conte para gente, comente!

Escrever comentário sobre Como fazer mudas de jabuticaba

O que lhe pareceu o artigo?
33 comentários
A sua avaliação:
joao
boa tarde
jabuticaba hibrida da sementes?onde como comprar viveiros certificados lugares que me derem 100% que são
hibridas?
amadeu da silva
muito bom,,gostei do conteúdo parabéns
Editor umComo.com.br
Oi Amadeu! Que bom que as dicas foram úteis para você. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Adriana Pires Santos
como manter essas plantas frutíferas em vasos como goiaba,jabuticaba, morango, pessêgo?
Katia david
Qual o tempo para jaboticabeira dar frutos.....
Editor umComo.com.br
Oi, Katia. Pode demorar entre 5 a 10 anos para frutificar.
RICARDO AMARAL
OLA! GOSTEI MUITA DO CONTEÚDO DESSE SITE. ESTOU PRETENDENDO MORAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO, E ESTAS MATÉRIAS TEM ME AJUDADO MUITO A ENTENDER O CULTIVO DE ARVORES FRUTÍFERAS . SITE MUITO BOM
Editor umComo.com.br
Oi Ricardo! Que bom que você gostou das dicas do site. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :) Valeu pelo comentário!
ivan silva
tenho pé de jaboticaba ja produzino esta soutando brotos nas rais tem como se pranta essas mudas
Sérgio Ilmar Vergara dos Santos
Tenho um mudinha de jabuticabeira de + ou - 10cm em vaso, gostaria de ter mais mudas, como conseguir sementes, e se minha região ela se adapta. moro em Capão do Leão, clima temperado de terras baixas.
Vagner Doniseti Bergamo
Posso plantar sementes de jabuticabas mesmo sendo de pé com enxerto mesmo ou tem que ser de pé nativo sem enxerto e a germinação pode ser feita deixando de molho na agua ou direto na terra mesmo?
José Carlos de Oliveira
Que tipo de composição de solo devo utilizar após as sementes terem germinado?
De Lima
Tenho uma jabuticabeira em vaso há 10 anos e está com 120cm e ainda não deu frutos. O que posso fazer para ajudá-la?
Editor umComo.com.br
Oi! Antes de mais, para que a jabuticaba cresça de forma saudável e se desenvolva bem, deve contar com um solo fértil, úmido e profundo. Depois deve fazer podas de limpeza e formação. Deve retirar galhos secos e doentes e deixar a copa a 80 cm do solo, lembrando que copas arejadas beneficiam a frutificação e floração. Também é importante que os ramos fiquem afastados uns dos outros, cerca de 20 a 30 cm. Espero que com estas dicas consiga ajudar sua jabuticabeira!

Como fazer mudas de jabuticaba
Imagem: remedio-caseiro.com
Imagem: tecnologiaetreinamento.com.br
1 de 2
Como fazer mudas de jabuticaba

Voltar ao topo da página