Cultivo de frutas

Como plantar Jabuticaba

Como plantar Jabuticaba
Imagem: jabuticabeiras.blogspot.com.br

A jabuticabeira é uma das árvores preferidas das crianças, elas adoram escalar a árvores para colher e se deliciar com seus frutos. Mesmo ela podendo chegar a uma altura de até 10 metros, ela é uma árvore muito fácil de subir, por isso para colher e se fartar de tanto comer jabuticabas não é necessário que se faça muito esforço. A jabuticabeira gera frutos saborosos e bem docinhos que agradam ao paladar. Se você quer saber como plantar jabuticaba, veja as dicas que nós separamos para vocês em umComo.com.br

Também lhe pode interessar: Como fazer mudas de jabuticaba

Índice

  1. A Jabuticaba
  2. As jabuticabeiras
  3. Cultivando a jabuticabeira

A Jabuticaba

A jabuticaba possui a casca bem brilhante e fina, sua cor pode variar um roxo-claro a um roxo-escuro (quase na tonalidade preta). As frutas saborosas da jabuticabeira, possuem o formato de "bolinhas" bem pequenas, parecem as bolinhas de gude com que os meninos costumam brincar.

A jabuticaba pode possuir um tamanho de três centímetros de diâmetro e sua polpa é branca e muito suculenta, normalmente são consumidas puras sem realizar qualquer preparação, basta lavá-las bem e elas já estão prontas para o consumo.

A jabuticaba também podem ser consumidas em preparações como sucos, licores, aguardentes e doces.

Como plantar Jabuticaba - A Jabuticaba
Imagem: wikiaves.com.br

As jabuticabeiras

As jabuticabeiras possuem o crescimento bem lento, devido a isso os frutos podem levar anos para aparecer, mas não seja ansioso, espere com calma que os frutos aparecerão, e quando eles aparecerem, a espera terá valido a pena.

Os frutos são belos, eles brilham em meios aos ramos e folhas constituindo uma linda árvore. A planta de jabuticaba se adapta bem às regiões tropicais brasileiras, mas também são capazes de tolerar fortes geadas.

Cultivando a jabuticabeira

Se você está morrendo de vontade de plantar uma jabuticabeira em sua casa, saiba que ela pode ser cultivada em seu jardim, quintal e até em vasos! Compre sementes de jabuticaba em pontos comerciais que vendem este tipo de produto, plante-as e regue-as regularmente. Tenha paciência, como já disse anteriormente, os frutos tardarão um pouco a aparecer.

Enquanto os frutos não aparecem, você vai cuidando e cultivando da planta com carinho e atenção, não se esqueça de molhá-la que um dia ela irá fornecer frutos deliciosos e ser motivo de muita alegria para as crianças de sua família que irão amar a aventura de escalar seus galhos.

Alguns especialistas recomendam que a plantação das mudas de jabuticabeiras devem ser realizadas próximo a outras árvores frutíferas e em áreas de gramado. Se você tiver um sítio ou uma área em que haja outras árvores frutíferas plantadas, plante a jabuticabeira perto dessas árvores.

Também é importante que você planeje bem o espaço que deseja plantar em seu quintal, lembre-se que a árvore pode atingir até 10 metros de altura, escolha um local que possua espaço suficiente, plante-a cerca de 6 metros de distância das outras árvores em um local que permita que ela receba bastante sol. A jabuticabeira precisa de sol constante, pois, se ela estiver em um local de sombra, seus ramos irão se secar e isso dificultará ainda mais a produção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Jabuticaba, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Comece a plantar agora mesmo, quanto antes você plantar, mais cedo irá colher os frutos! Você já plantou alguma jabuticabeira ou outras árvores? Comente, vamos adorar saber a sua opinião!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
anasilverio99@gmail.com
minha jabuticabeira, já faz mais de 4 anos que a plantei, está muito pequena ainda, ais ou menos 1 metro de altura, esse ano tentei fazer o enxerto que ensinam no gougou , mas não deu certo, quando tirei o amarrei o broto caiu, estava completamente seco. não sei como se escreve gugou .será que vou ter que esperar muito tempo ainda??? obrigada.
Célia Maria de Campos Paes
Boa noite já plantei jabuticaba tenho umas 5 mudas todas novinhas mais dum aspecto lindo planteielas de semente plantei mudas laranjas mexericas pêssego caqui amora fruta do conde gabiroba café mangá bananeira pitanga pitaia mais a pitaia não desenvolve abacate maçã pera alguns até já colhi o caqui por exemplo laranja mexericas mangá amora bananas outras estão formando lentamente amo as todas elas fora as ornamentais e tão prazeroso que não dá para explicar ....Boa noite
Fernando Pereira
Tenho uma jaboticaba tem , tem um metro e 20 centímetros foi de alporquia tem 8 anos e ainda não frutificou porque obrigado
Cândida
Oi Fernando, por certo que você fez alporquia de uma jaboticabeira muito nova que ainda não estava dando fruto. Alporquia se faz de um galho que já deu fruto. Talvez esteja precisando de adubo para florescer e frutificar.
A sua avaliação:
maria clara jesus miguel
onde posso arranjar esta planta jabuticaba?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Você pode procurar em lojas de jardinagem ou em sites como o Mercado Livre.
A sua avaliação:
Marinaoliveira
Olá ,comprei uma muda de jabuticaba de enxerto ja com frutos, ainda está no vaso se plantar no chão ,vai crescer muito. Gostaria muito da opinião de vcs.
Editor umComo.com.br
Oi Marina! A jabuticaba pode ser plantada em vasos ou no solo, por isso não tem problema. Muito obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
Itamar Jorge Lopes
Qual seriam o formato e dimensões ideais do vazo, a muda está com 01 ano e 60 cm.
maria neusa tomarolli
comprei uma muda de jaboticabas produzindo; com mais ou menos 1,5 mts de altura. produziu por 3 meses seguidos e desde de novembro não dá mais frutos. a terra está bem adubada, coloco bastante água diariamente. a arvore está linda; o que pode ter acontecido?
Toshio
Como a maioria das frutas, existem épocas de safra, pode ter sido isso
maria neusa tomarolli
Sr. Tochio obrigada por responder a minha curiosidade sobre a minha jaboticabeira parar de produzir. quem sabe não falta um tipo de adubo específico para ela; o sr. pode me indicar algum? muito grata abraços ma.neusa
Gami
Tenho plantado na chacara 20 pés de maracujá doce, preciso poda los? Que adubo devo usar?
Eliane Lermen
Que cuidados devo ter para q a minha muda de jabuticaba desenvolva melhor?
bianca
Eu coloco aquele fertilizante liquido acho muito bom mas só coloco a caca três meses pq muito fertilizante pode mater a planta e esterco de vaca também e muito bom.....
Alana Martins
Olá Bianca, obrigada por partilhar conosco :) Continue nos acompanhando!
Alana Martins
Olá Eliana, pode ver essa informação aqui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-mudas-de-jabuticaba-12094.html Obrigada por comentar e continue nos acompanhando!
bianca
Tenho dois pe de jabuticaba elas são de bonsai estão crescendo mas demora pra cresce kkkkkk.....
Imagem: jabuticabeiras.blogspot.com.br
Imagem: wikiaves.com.br
1 de 2
Como plantar Jabuticaba