Partilhar

Como regar as plantas no verão

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como regar as plantas no verão

Regar as plantas é importante durante todo o ano, tanto as de interior como as exteriores. Mas é no verão quando a água é de importância vital para o crescimento das plantas. Além disso, é necessário saber como cuidar das plantas no verão e ter alguns fatores em conta para que o risco não se torne prejudicial em vez de benéfico. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe com detalhe como regar as plantas no verão.

Também lhe pode interessar: Qual é a melhor hora para regar as plantas
Passos a seguir:
1

É verdade que devemos regar mais as plantas no verão do que no inverno, mas nunca devemos cometer o erro de as encharcar, pensando que precisam de maiores quantidades de água pelo calor. O abuso de água levará apenas a que as raízes apodreçam e, portanto, a que a planta morra.

2

Desta forma, o recomendável será incrementar a frequência de rega em vez da quantidade de água que colocamos nas nossas plantas e flores. Não existem uns valores universais quanto à rega, isto funcionará consoante o clima da zona em que viver.

3

Note-se também que a melhor hora do dia para regar as plantas será ao entardecer ou ao amanhecer. De pouco servirá colocar água nas flores e plantas em pleno sol, visto que esta se irá evaporar e não cumprirá nenhuma função. Da mesma forma, em algumas espécies, a combinação de sol e gotas de água podem queimar as suas folhas, uma vez que a água funciona como uma lupa.

4

Quando se trata de regar jardins no verão, e não plantas em vasos, torna-se mais conveniente regar umas duas ou três vezes por semana de forma abundante, em vez de o fazer todos os dias; e quando se rega durante pouco tempo, a água fica na parte superficial e não chega a alcançar as raízes.

5

No caso das plantas, ora sejam plantadas diretamente sobre o solo ou em vasos, deverão regar-se diretamente sobre a base, para que a água penetre melhor. Além disso, recomenda-se cobrir a terra com cascalho ou casca de pinheiro para manter a umidade durante mais tempo.

6

Se tem previsto ir de férias mais de uma semana, será necessário que deixe alguém encarregue das suas plantas ou jardim para evitar que a vegetação morra por falta de água. Além disso, existem alguns sistemas e truques para regar durante a sua ausência; por exemplo, introduzir o extremo de uma corda de algodão em um cubo de água e enterrar o outro extremo na terra da planta ou vaso. Desta forma, por capilaridade, a planta irá absorvendo a água à medida que for precisando.

7

No nosso artigo sobre como cuidar das plantas no verão, encontrará mais conselhos sobre os cuidados necessários na época de verão para que estas se mantenham em perfeitas condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regar as plantas no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como regar as plantas no verão

O que lhe pareceu o artigo?

Como regar as plantas no verão
Como regar as plantas no verão

Voltar ao topo da página