Cuidar de uma planta

Como cuidar de uma planta de aloe vera

Como cuidar de uma planta de aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta que não deveria faltar em nenhum lar, pois esta possui várias propriedades benéficas tanto para a saúde[1]quanto para a beleza. Conhecida como "a planta milagrosa" por ter múltiplos usos, a espécie é uma carta na manga por servir tanto como decoração por ser uma presença natural e verde em seus ambientes quanto por ser recomendável de se ter no jardim ou no interior do seu lar em razão das propriedades medicinais que possui. A grande vantagem da planta é que ela não precisa de muita atenção já que são poucos os cuidados necessários para mantê-la em ótimas condições.

Se você começou a cultivar uma babosa e não tem muita prática com a espécie, veja nesse artigo do umCOMO todos os detalhes de como cuidar de uma planta de aloe vera.

Também lhe pode interessar: Como plantar aloe vera

Índice

  1. Como cuidar de aloe vera
  2. Adubo para babosa e substrato
  3. Babosa gosta de sol ou sombra?
  4. Propriedade das aloe vera

Como cuidar de aloe vera

Vaso

Aprender a cuidar de babosa em vaso exige atenção a um detalhe extra: o próprio vaso. Use um vaso largo e raso para esta planta, esqueça os vasos muito pequenos, além disso, é melhor que não seja pesado demais, assim você pode deslocá-la facilmente para o interior ou o exterior.

Outro fator muito importante a se prestar atenção em relação ao vaso do aloe vera é o material do qual o recipiente será feito. Por ser essa uma planta que não exige grandes quantidades de água[1], é preferível utilizar um vaso de material poroso, como é o barro, para que a água possa fluir e vazar, o que evitará grandes acúmulos de líquido. O cuidado é importante pois, quando inundamos plantas que não se adequam às grande umidades, acabamos por correr o risco de afogá-las, deixo-as com uma aparência descuidada ou então acabarmos com a babosa morrendo.

Se você tem a planta em casa e gostaria de aprender um pouco mais sobre como utilizá-la, veja como cortar as folhas do aloe vera.

Adubo para babosa e substrato

Um ponto muito importante e que merece nossa atenção na hora de aprender como cuidar de babosa é saber qual é o adubo ideal para a planta, afinal, cada espécie tem exigências diferentes de forma que o adubo para babosa, quando bem escolhido, poderá fazer toda a diferença na saúde de sua planta.

Misture um pouco de terra com areia ou perlita, já que as aloes precisam de um solo poroso e nutritivo. Este tipo de planta não gosta que suas raízes estejam na água, por isso precisam de um terreno de fácil e rápida drenagem.

Ao chegar a primavera, adube o solo com húmus de minhoca, você também o pode o fazer durante os transplantes.

Babosa gosta de sol ou sombra?

Luz

Saiba que a aloe vera é originária do norte da África[2], região que recebe bastante sol. Em razão de suas origens, podemos saber que essa é uma planta que lida muito bem com grande quantidade de luz, ou seja, devemos deixá-la em locais bastante iluminados onde a babosa receberá luz direta do sol durante o dia.

Se tiver a planta de aloe vera dentro de casa, coloque em um lugar onde receba a maior quantidade de luz natural possível. Caso você a coloque no exterior, procure um lugar à luz do sol, mas tenha em conta que quando chover ou tiver risco de geadas você deve cobri-la para protegê-la.

Água

Para aprender como cuidar de aloe vera é bastante importante saber que essa é uma espécie que não precisa de muita água para sobreviver[3], o que se dá justamente por ser uma planta suculenta que retém bastante líquido em suas folhas.

Em razão da capacidade de retenção de água que a alo vera possui, esqueça a ideia de andar com o regador todos os dias, você deve regar seu aloe vera a cada 15 ou 20 dias, utilizando pouca água e despejando-a diretamente sobre a terra, sem deixar o vaso transbordado de água. Tenha em conta que o aloe vera com muita água apodrece.

Apesar de geralmente serem um tanto similares, existem alguns tipos de aloe vera. Se você quer saber quais são e quais as suas diferenças, veja também quais são as espécies de babosa.

Como cuidar de uma planta de aloe vera -

Propriedade das aloe vera

Muito de fala sobre as características medicinais da aloe vera e de seu vasto uso, mas quais serão as vantagens que a planta pode trazer para a nossa saúde? Veja abaixo uma lista com todas as propriedades que tornam a babosa uma ótima planta para cultivarmos:

  • Cicatrizante;
  • Antibacteriana;
  • Antifúngica;
  • Antiiflamatória;
  • Antivirótica;[3]

Em razão de suas propriedades, a aloe vera é capaz de curar queimaduras, cicatrizar feridas, aliviar dores cutâneas.

Para usufruir das propriedades da planta, você pode utilizá-la in natura, entretanto, também é possível encontrar uma variedade de produtos comercializados que fazem uso da aloe vera[4] e que serão uma boa alternativa caso você não tenha a planta em casa.

Para aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir outras funções da planta, veja também quais são as propriedades da babosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma planta de aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol. 16, Nº 2, pp. 299-307, Campinas, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v16n2/20.pdf. Acesso em: 17/07/2020.
  2. PARENTE, L. M. L.; CARNEIRO, L. M.; TRESVENZOL, L. M. F.; GARDIN, N. E. Aloe vera: características botânicas, fitoquímicas e terapêuticas. Arte Médica Ampliada, Vol. 33, Nº 4, 2013. Disponível em: http://abmanacional.com.br/arquivo/b6cd193b5e9142a17b7ef973e1517676e0cd6064-33-4-aloe-vera.pdf. Acesso em: 23/07/2020.
  3. FALEIRO, C. C.; SANDRO, T. H. E.; CAVALCANTI, L C.; CAVALCANTI, A. S. S. O extrato das folhas de babosa, Aloe vera na cicatrização de feridas experimentais em pele de ratos, num ensaio controlado por placebo. Natureza on line, Vol, 7, Nº 2, pp. 56- 60, 2009. Disponível em: http://plone.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/o-extrato-das-folhas-de-babosa-aloe-vera-na-cicatrizacao-de-feridas-experimentais-em-pele-de-ratos-num-ensaio-controlado-por-placebo.pdf. Acesso em: 17/07/2020.
  4. Sousa, E. A. O.; Neves, E. A.; Alves, C. R. Potencial Terapêutico de Aloe Vera (Aloe Barbadensis): Uma Breve Revisão. Revista Virtual de Química, Vol. 12, Nº 2, pp. 378-388, 2020. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v12n2a09.pdf. Acesso em: 17/07/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
marisa moura
minha aloe vera esta em um vaso pequeno e ela esta crescendo muito como faço para podar ela
A sua avaliação:
Margarete Aparecida Maria
Tenho a minha aloevera, plantada no chão. Como devo proceder em época de chuva?
A sua avaliação:
Jaine
Amei a dica
maria albertina mota
tendo cortado aloe vera pode-se guardar? como
A sua avaliação:
Fernando
Olá boa tarde, preciso cultivar elóe vera ára tratamento de biabetes, como saber da sua qualidade já que existem 200 tipos ? alguem ai pode me ajudar ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernando! Pode aprender a plantar aloe vera seguindo estas indicações: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-aloe-vera-10406.html
Edilson Aparecido de Albuquerque
A minha aloe vera está meia amarelada o que anda acontecendo?
nilton gloria
legal gostaria de mais dicas
Veronica de Cássia lopes bezerra
Achei otimo todas essas orientações,gosto muito dessa planta babosa só que na minha casa não tem quintal pois moro num quitinete e é muito dificil a minha plantinha levar sol,espero q isso não venha causar nenhum dano.Gostei desse artigo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Veronica, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue a acompanhar-nos! ;)
Elaine
Olá estou amando tudo aqui.....POR FAVOR tenho uma dúvida e não sei se aqui já dispõe desta.....minha babosa está muito linda num vaso que agora nasceu uma linda flor o problema é que suas folhas ficam com as pontinhas secas e isso vai até a quebra das pontas.Sabe me dizer o que poderia estar causando isso?AGUARDO SUA ORIENTAÇÃO.
1 de 2
Como cuidar de uma planta de aloe vera