O cultivo de plantas

Como plantar aloe vera

Como plantar aloe vera
Imagem: expobellezab2b.es

A aloe vera é uma planta cujo uso se estende desde o âmbito decorativo até ao medicinal e cosmético. O gel que se acha no interior de suas folhas oferece uma infinidade de benefícios tanto para nossa pele como para a saúde. Suas propriedades cicatrizantes e antissépticas convertem-no no remédio natural perfeito para tratar as feridas e queimaduras leves. Dessa forma, permite reduzir a aparência da acne graças às suas propriedades antibacterianas. Por tudo isso e muito mais, ter uma planta de aloé vera em casa nos proporcionará muitas vantagens. Se quer saber como plantar aloe vera, não perca este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma planta de aloe vera
Passos a seguir:
1

Primeiro, na hora de plantá-lo devemos ter em conta a época e o clima. Este tipo de planta requer um lugar que não seja nem muito úmido nem muito frio. Por isso, o ideal é plantar em um vaso de barro ou terracota porosa. Assim, a melhor época do ano para fazê-lo é o outono ou a primavera.

Como plantar aloe vera - Passo 1
Imagem: decomansl.es
2

A melhor forma de plantar aloe vera é a partir de um dos brotos ou mudas de uma planta adulta. Deve saber que sem raiz nem sementes da mesma, não é possível gerar uma nova. As sementes de aloe vera são mais complicadas de conseguir, por isso a melhor opção é plantar mediante uma das mudas. Para isso, coloque na base do vaso uma drenagem de cascalho de uns dois dedos de altura para se certificar que crescerá em excelentes condições.

3

Depois, deverá acrescentar terra comum de jardim e estrume em partes iguais. Acrescente também adubo orgânico, nunca químico. Se tiver uma planta adulta e quiser tirar as mudas, primeiro identifique-as. Os brotos são aqueles que cresceram ao redor da planta mãe, são mais pequenos (devem medir entre 15 e 20 cm). Retire a planta do vaso, selecione uma das mudas, agarre todas suas folhas e, com uma faca de untar para evitar danificar a planta, comece a cortar com muito cuidado.

4

É muito importante que não danifique a raiz do broto, já que constitui a parte principal para que uma nova planta possa crescer. Depois só deve introduzi-lo no vaso e cobrir a planta de terra até ao nascimento das folhas. É aconselhável começar a regá-la após duas semanas desde sua plantação. Neste artigo contamos como cuidar de uma planta de aloe vera para que conheça a periodicidade para regá-la.

Como plantar aloe vera - Passo 4
Imagem: hogar.mapfre.com
5

Deve se certificar que a planta mãe é aloe vera e não outra das variantes do aloe, já que não contam com as propriedades medicinais e cosméticas da primeira. É recomendável que deixe a planta nova em um lugar onde receba a luz do sol e, se possível, seja um pouco úmido. Durante a primeira etapa da plantação, a umidade favorece seu crescimento, por isso não deve ficar em um lugar frio.

6

Lembre-se que a planta quando estiver adulta (entre os dois e cinco anos após tê-la plantado) você deverá separar a mãe das mudas e repetir todo este processo para reproduzi-la. E, se deseja plantá-la no jardim em vez de vaso, é importante que deixe uma separação entre planta e planta de dois metros para evitar que suas raízes se entrelacem.

Sugestão: Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

Como plantar aloe vera - Passo 6
Imagem: web-tribune.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se dispõe de sementes de aloe vera, deve saber que a preparação da terra é a mesma que a da plantação a partir dos brotos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Fernando Barreira
Francamente útil, bem hajam.
Jorge
Ola´, gostaria de plantar aloevera , estou nos Açores o clima temperado marítimo sera que se da´

como consigo as primeiras plantas , aguardo

Obrigado
Augusta rocha
Boa tarde . Gostava de saber se posso cortar as flores do Aloé vera sem danificar e se assim a planta não enfraquece para poder continuar a fazer o xarope com a receita do Frei Zago . Muito obrigada
A sua avaliação:
Denise
Gostaria de saber como seria o plantio da semente da babosa, já que possuo muitas, e as quatro grandes estão florescendo. As flores são grandes e estão protegidas no interior de cada tubinho... lá dentro há muitas sementes. O que fazer e como plantá-las? grata.
MARTA TEDESCO GUARNIERE
Pq a minha planta Aloe Vera, esta murchando ??? Estava tão linda.....será pq choveu mt nos ultimos meses ??? Replantei em um vaso de plastico.....será o ideal ??? Obrigada.!!!
eliade
muito bom me ajudou muito mesmo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliade! Que bom saber que a informação foi de ajuda para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ana
Moro nod Estados Unidos - Boston. E possivel eu plantar aloe Vera?
Lilian
Ana, acredito q sim, pois moro tb em um pais clima frio e tenho duas amigas que cultivam dentro de casa em um vaso.
Imagem: expobellezab2b.es
Imagem: decomansl.es
Imagem: hogar.mapfre.com
Imagem: web-tribune.com
1 de 4
Como plantar aloe vera