O cultivo de plantas

Como cultivar plantas medicinais

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cultivar plantas medicinais

Algumas plantas são poderosas no que se refere a melhorar nossa saúde e bem estar, são as chamadas ervas ou plantas medicinais. Apesar de atualmente muitos de nós as ignorarmos, estas plantas têm vindo a ser usadas há milhares de anos, o que credibiliza suas propriedades benéficas. É possível incorporar plantas medicinais no nosso cotidiano usando-as como temperos na comida, para perfumar a casa e para fazer chá. A lista de plantas medicinais é extensa, pelo que neste artigo de umComo.com.br acerca de como cultivar plantas medicinais vamos nos limitar às mais comuns e de fácil cultivo. Continue lendo e aprenda conosco!

Também lhe pode interessar: Como cultivar Yucca

Índice

  1. Aloe Vera
  2. Valeriana
  3. Erva doce
  4. Camomila
  5. Alecrim
  6. Melissa ou erva cidreira
  7. Salsinha
  8. Gengibre

Aloe Vera

Eficaz na desinfecção de feridas e cicatrização, bem como para melhorar o aspeto da pele, o Aloe Vera é uma das plantas medicinais a ter por casa, seja no interior ou exterior.

Prefira plantar Aloe Vera em partes iguais de estrume e substrato, num vaso de barro ou terracota, o material ideal para uma planta como a Aloe Vera que não aprecia muita umidade no solo. Por esta razão regue-a apenas uma vez por mês.

Quer a coloque dentro ou fora de casa, procure um local bem iluminado com luz de sol direta. No exterior deverá evitar as temperaturas baixas, bem como chuva e geada. Se essas condições ocorrerem muito no local onde vive, será preferível manter sua Aloe Vera no interior.

Veja mais dicas acerca de como cuidar de uma planta Aloe Vera!

Como cultivar plantas medicinais - Aloe Vera
Imagem: panoramio.com

Valeriana

Esta planta medicinal muito popular é benéfica sobretudo para quem sofre de ansiedade, depressão, nervosismo e insônias. Se em sua casa vive alguém com estas características, não deixe de incluir a Valeriana no cultivo de plantas medicinais!

Em primeiro lugar você irá necessitar de sementes de Valeriana. Encontre-as facilmente em lojas de produtos de jardim ou agricultura. Prepare um canteiro que receba, pelo menos, 6 horas de sol por dia e de solo argiloso e disponha-as com 3 a 5 mm de profundidade. Durante os primeiros dias regue as sementes de forma a manter o solo úmido, mais tarde continue regando diariamente caso não chova.

Agora que sabe como cultivar Valeriana, saiba também como tomar valeriana!

Como cultivar plantas medicinais - Valeriana
Imagem: robsplants.com

Erva doce

A erva-doce, também chamada de funcho, é outra planta medicinal que você poderá cultivar facilmente em sua casa e usufruir das suas propriedades positivas. Elas se baseiam em melhorar a qualidade do sono, ajudar a emagrecer e beneficiar o funcionamento dos rins e combater o envelhecimento da pele.

O plantio de erva doce é feito através de sementes, colocadas com 5 a 30 mm de profundidade em uma mistura de terra e areia. O local escolhido deverá ser ensolarado ou estar a meia sombra durante grande parte do dia. Para que a planta se desenvolva bem, será necessário regá-la diariamente e, em dias de muito calor, de manhã e à noite.

Quando a erva doce estiver bem desenvolvida, aproveite suas folhas e sementes para fazer chá de erva doce.

Como cultivar plantas medicinais - Erva doce
Imagem: fazfacil.com.br

Camomila

Usufrua das propriedades medicinais da camomila ao cultivá-la em seu jardim! Esta planta florida beneficia sobretudo o aparelho digestivo e ajuda a baixar os níveis de colesterol.

O cultivo de camomila é muito simples e deve ser iniciado no verão, espalhando algumas sementes em solo composto com terra e substrato, num local bem iluminado pelo sol. Para que a planta se desenvolva como esperado, será necessário que a regue diariamente, mantendo o solo úmido.

Quando tiver suas camomilas devidamente desenvolvidas, aprenda como usar esta planta no dia a dia!

Como cultivar plantas medicinais - Camomila
Imagem: hortas.info

Alecrim

Muito utilizado na gastronomia devido ao seu aroma e sabor agradável, o alecrim é também considerada uma planta medicinal devido às suas propriedades calmantes, ajudando ainda a purificar as vias respiratórias e combater a flatulência.

O alecrim se dá melhor em clima mediterrâneo, de onde é originário, mas também pode ser cultivado no interior de casa. Para isso coloque algumas sementes em um vaso com substrato pela altura da primavera. As sementes deverão receber luz solar direta durante grande parte do dia e a rega não deve ser feita com frequência, bastará uma vez por semana.

Ao cultivar alecrim no exterior, a planta irá formar um arbusto, do qual você pode colher alguns talos e usar, por exemplo, para fazer sabão de alecrim.

Como cultivar plantas medicinais - Alecrim
Imagem: terapiasalternativascuritiba.wordpress.com

Melissa ou erva cidreira

Muito provavelmente você já ouviu falar do popular chá de melissa, também chamada de erva cidreira. Ele é muito apreciado sobretudo para ajudar a resolver problemas digestivos, mas esta planta medicinal também apresenta muitas outras propriedades benéficas para nosso organismo.

A melissa deve ser cultivada em um local com temperaturas amenas (entre os 15°C e 20°C), sombra parcial ou luz solar direta. A planta não exige um solo muito rico em matéria orgânica, por isso pode espalhar as sementes onde preferir, colocando-as a cerca de 6 mm de profundidade. Regue a melissa regularmente, pois ela não suporta períodos de seca muito longos, e dentro de uma a duas semanas as sementes irão germinar.

Como cultivar plantas medicinais - Melissa ou erva cidreira
Imagem: aplicaciones2.colombiaaprende.edu.co

Salsinha

Também incluída no grupo das ervas aromáticas, a salsinha pode ser facilmente cultivada em sua casa, para que a possa usar para conferir sabor aos seus cozinhados e ainda usufruir dos seus benefícios para a saúde, tais como ação diurética e fortalecimento de cabelo e unhas.

O local escolhido para cultivar salsinha deverá ser bem iluminado, de preferência com luz solar direta. Espalhe as sementes no solo argiloso ou composto por substrato mas não muito profundamente, regando com frequência. A salsinha tem uma germinação lenta, por isso não estranhe se tiver passado um mês e ainda não notar brotos.

Agora que sabe como cultivar salsinha facilmente em sua casa, não abdique de o fazer e usufrua de suas propriedades!

Como cultivar plantas medicinais - Salsinha
Imagem: denisevi-rosadosventos.blogspot.pt

Gengibre

O gengibre é uma planta medicinal originária da China e Índia, apreciada há mais de 2 mil anos por suas propriedades incríveis, de entre as quais destacamos a diminuição de dores musculares, alívio de cólicas intestinais, combate à pressão alta, entre muitas outras.

Esta planta não é tão fácil de cultivar como as anteriores mas, se você seguir os passos que aqui apresentamos, a chance de ser bem sucedido será maior! Para começar você irá necessitar de brotos, para isso coloque um pedaço de gengibre em água morna durante algumas noites. Quando conseguir os brotos a partir da raiz de gengibre, coloque-a a 2 cm da profundidade em um vaso com, pelo menos 40 cm de profundidade, com terra e um terço de adubo. O vaso não deve receber luz solar direta e o solo deve ser mantido úmido, não encharcado.

Usufrua de todas as propriedades do gengibre utilizando-o na cozinha e fazendo chá com a raiz.

Como cultivar plantas medicinais - Gengibre
Imagem: armazemdasespeciarias.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar plantas medicinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Anaianci couto
Muito completo obrigada
Iracélia Santos de Pinho
Apreciei bastante o artigo, algumas destas plantas tenho . Gostaria de saber como conseguir muda de Aloe Vera, Valeriana, Iracélia
Imagem: panoramio.com
Imagem: robsplants.com
Imagem: fazfacil.com.br
Imagem: hortas.info
Imagem: terapiasalternativascuritiba.wordpress.com
Imagem: aplicaciones2.colombiaaprende.edu.co
Imagem: denisevi-rosadosventos.blogspot.pt
Imagem: armazemdasespeciarias.com.br
1 de 9
Como cultivar plantas medicinais