Partilhar

Qual é a melhor hora para regar as plantas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a melhor hora para regar as plantas

Uma das tarefas mais importantes que devem ser realizadas no jardim é, sem dúvida, regar as plantas. Muitos fatores contribuem para o tipo de irrigação que se requer, como o clima ou a espécie da planta, grama ou arbusto principalmente. No entanto, existem certas normas que devem ser seguidas se quer que o seu jardim ou pátio fique lindo em qualquer época do ano. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você qual é a melhor hora para regar as plantas, pois assim como nós precisamos de um certo horário para nos alimentarmos, as nossas plantas ficarão mais saudáveis se forem regadas em horários mais específicos. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como regar as plantas no verão
Passos a seguir:
1

A pior hora para regar as plantas é ao meio-dia. As horas de maior exposição solar não são boas para abastecer nossas plantas de nutrientes. Pense que, por causa da insolação, a água evapora mais rápido, fazendo com que a planta não receba todo o alimento necessário para se manter saudável e forte.

2

Durante estas horas, as folhas podem se queimar facilmente se estiverem molhadas. Além disso, regando as plantas com sol forte podemos danificá-las gravemente por causa do choque térmico que a água fria produz em contato com a planta quente pela exposição solar.

3

Por estes e outros motivos, a melhor hora determinada para regar a maioria de plantas (e principalmente a grama do jardim) é ao amanhecer. De manhã bem cedo, as plantas aceitarão muito bem a água, que poderão drenar antes de que haja maior exposição solar.

4

Além disso, regando as plantas cedinho conseguirá economizar mais água, já que a essas horas a evaporação é mínima e as plantas aproveitarão melhor uma quantidade de água menor.

5

Por outro lado, as plantas precisam de mais água quando o sol nasce, pois a sua atividade metabólica inicia quando o sol começa a esquentar. A necessidade de vitaminas e nutrientes para iniciar o trabalho é muito maior nessas horas, portanto se dermos água para as plantas na primeira hora do dia elas poderão realizar as suas atividades com mais rendimento.

6

Regar as plantas nessa hora também ajuda a não criar muita umidade que aumente a possibilidade de fungos ou de infecções causada por eles, já que o calor do dia ajudará a que as plantas consumam a água e ao mesmo tempo sequem mais rápido.

7

Se não puder regar as suas plantas de manhã cedinho, a segunda melhor opção é fazer isso à tarde-noite. Mas lembre-se: o chão permanecerá úmido por mais tempo devido ao ar fresco e ao orvalho da noite, o que pode favorecer o aparecimento de fungos.

8

Por outro lado, abastecer as plantas de água durante a noite não é muito recomendável, já que a água não será aproveitada. Imagine que, como nós, as plantas descansam à noite, e o seu rendimento e atividade metabólica é menor. Assim, precisam de mais água de manhã para poderem se manter ativas durante o dia.

9

Se estiver interessado, você também pode consultar em umComo Como regar as plantas na primavera e Como regar as plantas no verão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor hora para regar as plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Qual é a melhor hora para regar as plantas

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é a melhor hora para regar as plantas
Qual é a melhor hora para regar as plantas

Voltar ao topo da página