Partilhar

Como plantar abacaxi em casa

Como plantar abacaxi em casa
Imagem: pt.wikinoticia.com

O abacaxi é uma das frutas mais apetecíveis para comer no verão. O abacaxi é uma fruta fresca e doce, excelente para recuperar os líquidos perdidos no verão ou depois de fazer esporte, além disso tem um componente diurético muito importante. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como plantar abacaxi em casa, basta seguir estes passos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como plantar abacate em casa
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é escolher um abacaxi bonito, não deve estar muito maduro nem muito verde, deve estar no ponto. O abacaxi deve ter as folhas verdes e não amarelas ou marrons e casca deve ser de uma tonalidade dourada. Para se certificar que o abacaxi não está maduro demais, deve puxar levemente as folhas, se elas saírem com facilidade, então o abacaxi está maduro demais.

Como plantar abacaxi em casa - Passo 1
Imagem: queroserfina.blogspot.pt
2

De seguida, corte o topo do abacaxi mesmo por debaixo das folhas que o abacaxi tem na parte superior, deixando apenas alguns centímetros.

Como plantar abacaxi em casa - Passo 2
Imagem: pinterest.com
3

Retire toda a polpa da coroa do abacaxi, deixando apenas a parte central que é dura e fibrosa. Deixe secar a coroa por dois ou três dias num local bem iluminado, para evitar o apodrecimento das raízes.

Como plantar abacaxi em casa - Passo 3
Imagem: pinterest.com
4

Depois, encha o recipiente de plástico até que a água fique a dois dedos da extremidade. Coloque a coroa do abacaxi na água e verá que dentro de alguns dias as raízes começarão a crescer. Mantenha este recipiente afastado de temperaturas extremas.

Como plantar abacaxi em casa - Passo 4
Imagem: rickswoodshopcreations.com
5

Quando vir as raízes a crescer na coroa, deve plantá-la num vaso de cerca de 15 centímetros de diâmetro. Deve fazer uma mistura de terra leve com cerca de 30% de matéria orgânica. Pressione bem a terra à volta da coroa e, não deixe que a terra tape as folhas.

Como plantar abacaxi em casa - Passo 5
Imagem: hint4.me
6

Deve manter a planta apenas úmida, num local onde apanhe sol e onde a temperatura noturna não fique abaixo dos 18ºC. O abacaxi pode ser regado entre uma a duas vezes por semana, no meio da coroa, dependendo se o plantou dentro de casa ou fora.

Como plantar abacaxi em casa - Passo 6
7

Em casa pode plantar muitos outros frutos, como o abacate, os morangos e as laranjas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar abacaxi em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar abacaxi em casa

67 comentários
Nair
Gostei de saber como podemos cultivar plantas em vasos e os cuidados espesificos de cada planta
Joao Roberto
Tenho um abacaxi que plantei no meu canteiro e ja tem fruto, gostaria de saber qual a época de colher o fruto. Obrigado.
abacaxi
vários brotos saem abaixo do abacaxi . Tem que retirar os brotos para a fruta crescer?
evelyn lais marino
Plantei um abacaxi em um vaso. Está lindo e com fruto. Cheio de mudas. Gostaria de saber quando colher. Está com 16 cm de fruto e 28cm contando com a coroa. No aguardo de uma resposta, agradeço. Evelyn
Maria Cristina Alves de Godoy Oliveira
Eu planto direto na terra. Já tenho uns cinco plantados. Estão bonitos. Plantando assim tem problema? Eles não produzem??
A sua avaliação:
Ione
Amei a dica, já havíamos plantado uma vez mas não deu resultado. Vou testar de novo.
MARCELA CLAUDINO
GOSTEI MUITO EU TENHO UM QUINTAL BEM GRANDE E UM JARDIM ,MAIS COMO EU FAÇO MATERIAIS OGANICO GOSTARI DE SABER E VOU COM PARILHAR OBRIGADO

moacir camilo leite
gostei simples vou plantar já tenho as coroas já as coloquei no sol agora vai pro recipiente
Editor umComo.com.br
Oi Moacir! Que bom que gostou da dica. Continue nos acompanhando :)
Pascoal Van-dunem
Gostaria de saber quantas ananas uma planta de ananas pode ter duma só vez. Eu planto uma coroa do abacaxi e espero 2-3 anos e quanta ananas esta mesma planta poderá florescer? Muitíssimos obrigados.
benedita a p rodrigues
quero saber se posso plantar na garrafa plastica
Amauri Brevilheri
Uma pergunta: Se plantar direto na terra não nasce?
Editor umComo.com.br
Oi Amauri! Para plantar da forma como explicamos no artigo, deve colocar primeiro em um recipiente com água. Obrigado pelo comentário e boas plantações :)

Como plantar abacaxi em casa
Imagem: pt.wikinoticia.com
Imagem: queroserfina.blogspot.pt
Imagem: pinterest.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: rickswoodshopcreations.com
Imagem: hint4.me
1 de 7
Como plantar abacaxi em casa

Voltar ao topo da página