Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Pitaia

Passo a passo
Avaliação: 4,9 (389 votos)
30 comentários
252 vezes partilhado
 
Como plantar Pitaia
Fonte: hdwallpapersfit.com

A pitaia ou pitaya é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, que produz um fruto bizarro que pela sua aparência também é conhecido como 'Dragon fruit' ou fruto do Dragão. É adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra escamas e por isso é chamada de fruta do dragão.

Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar pitaia.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
1

Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Não sei dizer exatamente qual a raridade dessa semente mas em todo o caso, na internet se acha de tudo.

O vaso deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso você pode preencher com terra.

2

Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos.

A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.

3

A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.

4

Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.

Fonte: Monique van der Lint flickr
5

Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio.

6

Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.

A estaca pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura. As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.

Fonte: Monique van der Lint flickr
7

Esta planta produz as suas flores durante a noite e é através dessas flores que nascerão os seus frutos. Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.

Fonte: thewholesomefoodcompany.com
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem dúvidas ou sugestões não deixe de classificar e comentar, nos dê a sua opinião!

9

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como plantar Pitaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Relacionados
Comentários (30)

Escrever comentário sobre Como plantar Pitaia

Muito útil
30 comentários
ligia milhomem pereira
Sua avaliação:
esta cactacea produz nas terras do norte do brasil?
tania barbosa lima
Sua avaliação:
bom dia , tenho uma plantacao de oito meses estao florindo mas as flores estao caindo sem dar o fruto poderia me orientar ?obrigada
Nathalie
Olá,Pare de regar a pitaia no fim do inverno. Se a planta estiver ao ar livre, coloque uma lona de plástico ao redor de sua base para tentar repelir a chuva. A falta de água faz com que a planta experimente uma seca, que é o que a induz a florescer.
Dennys Pessoa
Sua avaliação:
Seria uma boa alternativa em caso de eu ter pouco espaço em casa plantar essa fruta num garrafão de água de 20 litros, e deixar ele sem estacas, crescendo como samambaia?
Ilse Maria F. Comin
Sua avaliação:
Qual o tempo de vida de uma Pitaia e quantas vezes ao ano ela dá frutos. O tempo da floração até a colheita do fruto.
Obrigada
Ilse Comin
Sua avaliação:
gostaria de saber onde eu acho a semente, quanto custa, em quanto tempo depois de plantada começa a dar frutos e eu vi uma plantação no site. , ela é plantada no alto em cima de postes? ou como é, em vasos e o vaso é colocado em cima de postes?. Algumas informações., no caso de eu querer fazer uma plantação de Pitaia. E também se tem comércio e o preço do kilo da fruta. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Ilse! Você pode encontrar toda a informação que está procurando no artigo acima.
Carlos Antônio Braga
Sua avaliação:
Tenho algumas mudas de pitaya que já estão dando botões,só que em poucos dias eles caem,o que pode estar acontecendo.Sera falta de nutrientes.Gostaria de uma orientação.Grato
Maria Lucia do Amaral Carvalho
Sua avaliação:
Plantei pitaia há dois anos mais ou menos, está dando flor , mas depois de um dia ou dois ela cai. E o fruto , onde está?
Walldecer
Sua avaliação:
Gostei muito. Onde comprar mudas?
Editor umComo.com.br
Oi Walldecer! Você pode adquirir mudas de pitaia em lojas de jardinagem ou em sites como o Mercado Livre. Obrigado pelo seu comentário!
machado
Sua avaliação:
muito bom esse sistema passo a passo.
Editor umComo.com.br
Oi Machado! Que bom saber que as informações foram úteis. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
MARIA AP M LIMA
Sua avaliação:
EU PLANTEI UMA MUDA DE PITAYA JA TEM TREIS ANOS MAIS ELA SO ESTA SUBINDO NO PE DE MANGA E NAO DA O QUE EU FAÇO ?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como plantar Pitaia
Fonte: hdwallpapersfit.com
Fonte: Monique van der Lint flickr
Fonte: Monique van der Lint flickr
Fonte: thewholesomefoodcompany.com
1 de 4
Como plantar Pitaia