Partilhar

Como plantar Pitaia

Como plantar Pitaia
Imagem: hdwallpapersfit.com

A pitaia ou pitaya é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, que produz um fruto bizarro que pela sua aparência também é conhecido como 'Dragon fruit' ou fruto do Dragão. É adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra escamas e por isso é chamada de fruta do dragão.

Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar pitaia.

Também lhe pode interessar: Como plantar pitanga
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Não sei dizer exatamente qual a raridade dessa semente mas em todo o caso, na internet se acha de tudo.

O vaso deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso você pode preencher com terra.

2

Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos.

A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.

3

A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.

4

Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.

Como plantar Pitaia - Passo 4
Imagem: Monique van der Lint flickr
5

Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio.

6

Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.

A estaca pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura. As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.

Como plantar Pitaia - Passo 6
Imagem: Monique van der Lint flickr
7

Esta planta produz as suas flores durante a noite e é através dessas flores que nascerão os seus frutos. Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.

Como plantar Pitaia - Passo 7
Imagem: thewholesomefoodcompany.com
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem dúvidas ou sugestões não deixe de classificar e comentar, nos dê a sua opinião!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Pitaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Pitaia

77 comentários
Almira Fernandes
Tenho pé de pitaia em minha casa, plantado em vaso. Ganhei um galho para mudar. Já faz mais ou menos uns quatro anos.
Gostaria de saber se preciso tomar alguma providência para este pé começar a florir. Até hoje não me deu nenhuma flor.
Leoncio Condori Crispin
preciso comprar mudas de pitaya por favor pelo menos 200 pitayas dependendo do preço e espaço de uma pitaya para outro qual e a distancia.
Vanilda
Bom dia!!! Quero comprar muda de pitaya com raiz onde posso encontrar na região de Laguna, tubarão, Imbituba. Fico no aguardo com urgência. Grata
Antonio Mauro Cardoso
Onde comprar semente de pitaya? sou de Colatina Espirito Santo.
no aguardo Mauro
Luis Carlos
Compre estacas de pitaya, ao invés de sementes. As estacas produzirão frutos em média após 1 ano e as originadas por semente, demorarão uns 5 anos. Pesquise mais como cultivar e comprar nos sites de busca (google).
Edite Macedo de Jesus
Comprei as mudas de pitaya hoje. Gostei da explicação. Obrigada. Bom dia!!!
jane da silva
tenho a planta pitaya a 2 anos mas nao fruta
A sua avaliação:
Edson Nordi
Muito bom artigo.
Editor umComo.com.br
Oi Edson! Que bom que você gostou da informação. Continue acompanhando as dicas do umCOMO :)
A sua avaliação:
Alzira
Depois que como a pitaya, posso plantar as sementes direto na terra sem nenhum outro procedimento? Obrigada
Ediana Spacini Morgan
Já tenho algumas plantas. Elas estão plantadas em estacas e começaram a produzir. Gostaria de saber que tipo e quantidade de adubo devo usar?
lenoel marques
Gostaria de conseguir algumas mudas, voces pode me ajudar.

Como plantar Pitaia
Imagem: hdwallpapersfit.com
Imagem: Monique van der Lint flickr
Imagem: Monique van der Lint flickr
Imagem: thewholesomefoodcompany.com
1 de 4
Como plantar Pitaia

Voltar ao topo da página