Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Pitaia

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (389 votos)
30 comentários
252 vezes partilhado
 
Como plantar Pitaia
Fonte: hdwallpapersfit.com

A pitaia ou pitaya é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, que produz um fruto bizarro que pela sua aparência também é conhecido como 'Dragon fruit' ou fruto do Dragão. É adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra escamas e por isso é chamada de fruta do dragão.

Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar pitaia.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Não sei dizer exatamente qual a raridade dessa semente mas em todo o caso, na internet se acha de tudo.

O vaso deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso você pode preencher com terra.

2

Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos.

A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.

3

A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.

4

Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.

Fonte: Monique van der Lint flickr
5

Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio.

6

Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.

A estaca pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura. As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.

Fonte: Monique van der Lint flickr
7

Esta planta produz as suas flores durante a noite e é através dessas flores que nascerão os seus frutos. Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.

Fonte: thewholesomefoodcompany.com
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem dúvidas ou sugestões não deixe de classificar e comentar, nos dê a sua opinião!

9

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar Pitaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (30)

Escrever comentário sobre Como plantar Pitaia

30 comentários
A sua avaliação:
ligia milhomem pereira
esta cactacea produz nas terras do norte do brasil?
Editor umComo.com.br
Oi Ligia! Sim, a pitaia adapta-se bem em qualquer região. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações!
A sua avaliação:
tania barbosa lima
bom dia , tenho uma plantacao de oito meses estao florindo mas as flores estao caindo sem dar o fruto poderia me orientar ?obrigada
Nathalie
Olá,Pare de regar a pitaia no fim do inverno. Se a planta estiver ao ar livre, coloque uma lona de plástico ao redor de sua base para tentar repelir a chuva. A falta de água faz com que a planta experimente uma seca, que é o que a induz a florescer.
A sua avaliação:
Dennys Pessoa
Seria uma boa alternativa em caso de eu ter pouco espaço em casa plantar essa fruta num garrafão de água de 20 litros, e deixar ele sem estacas, crescendo como samambaia?
A sua avaliação:
Ilse Maria F. Comin
Qual o tempo de vida de uma Pitaia e quantas vezes ao ano ela dá frutos. O tempo da floração até a colheita do fruto.
Obrigada
A sua avaliação:
Ilse Comin
gostaria de saber onde eu acho a semente, quanto custa, em quanto tempo depois de plantada começa a dar frutos e eu vi uma plantação no site. , ela é plantada no alto em cima de postes? ou como é, em vasos e o vaso é colocado em cima de postes?. Algumas informações., no caso de eu querer fazer uma plantação de Pitaia. E também se tem comércio e o preço do kilo da fruta. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Ilse! Você pode encontrar toda a informação que está procurando no artigo acima.
A sua avaliação:
Carlos Antônio Braga
Tenho algumas mudas de pitaya que já estão dando botões,só que em poucos dias eles caem,o que pode estar acontecendo.Sera falta de nutrientes.Gostaria de uma orientação.Grato
A sua avaliação:
Maria Lucia do Amaral Carvalho
Plantei pitaia há dois anos mais ou menos, está dando flor , mas depois de um dia ou dois ela cai. E o fruto , onde está?
A sua avaliação:
Walldecer
Gostei muito. Onde comprar mudas?
Editor umComo.com.br
Oi Walldecer! Você pode adquirir mudas de pitaia em lojas de jardinagem ou em sites como o Mercado Livre. Obrigado pelo seu comentário!
A sua avaliação:
machado
muito bom esse sistema passo a passo.
Editor umComo.com.br
Oi Machado! Que bom saber que as informações foram úteis. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
MARIA AP M LIMA
EU PLANTEI UMA MUDA DE PITAYA JA TEM TREIS ANOS MAIS ELA SO ESTA SUBINDO NO PE DE MANGA E NAO DA O QUE EU FAÇO ?
Jacira
Ela precisa de sol para produzir. A mangueira faz muita sombra
Raquel
a Pitaya leva 5 anos para dar frutos por isso tem que ter muita paciencia

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Como plantar Pitaia
Fonte: hdwallpapersfit.com
Fonte: Monique van der Lint flickr
Fonte: Monique van der Lint flickr
Fonte: thewholesomefoodcompany.com
1 de 4
Como plantar Pitaia