Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Pitaia

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (390 votos)
42 comentários
252 vezes partilhado
 
Como plantar Pitaia
Fonte: hdwallpapersfit.com

A pitaia ou pitaya é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, que produz um fruto bizarro que pela sua aparência também é conhecido como 'Dragon fruit' ou fruto do Dragão. É adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra escamas e por isso é chamada de fruta do dragão.

Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar pitaia.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Instruções:
1

Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Não sei dizer exatamente qual a raridade dessa semente mas em todo o caso, na internet se acha de tudo.

O vaso deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso você pode preencher com terra.

2

Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos.

A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.

3

A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.

4

Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.

Fonte: Monique van der Lint flickr
5

Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio.

6

Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.

A estaca pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura. As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.

Fonte: Monique van der Lint flickr
7

Esta planta produz as suas flores durante a noite e é através dessas flores que nascerão os seus frutos. Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.

Fonte: thewholesomefoodcompany.com
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem dúvidas ou sugestões não deixe de classificar e comentar, nos dê a sua opinião!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar Pitaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (42)

Escrever comentário sobre Como plantar Pitaia

42 comentários
Erico Bonifácio Lunkes
Achei muito importante. Há muito procuro mudas e orientação quanto ao cultivo. Nom sistema de estacas no alto com o tempo se forma um tipo de "cabeleira"- Deve-se podar a planta? Vai se erguendo, ou sub indo na estaca uma só planta, mas como se forma aquela copa que produz flores e frutos em sua volta.- Plantei tres mudas de pitaya no quintal, mas não prosperaram. Qual a época do plantio.? Pretendo visitar uma plantação em município proximo. Nunca imaginei que existia semente de Pitaya. =- Deixo o meu AGRADECIMENTO.
Gustavo
Olá boa noite Plantei uma centena de mudas de pitaya vermelha e branca. Esse ano deu 2 anos e as plantas estão ficando amarelas e morrendo. O que pode ser? Solo ou alguma praga?
jose ferreira da silva
tenho uma area de 6.000m2 quantos covas posso plantar de pitaya,qual tempo vou comessar a ter o retorno,??? qual o custo p/cova?? qual a melhor qualidade em produtividade,,?
renato balaminut
EXISTE ÉPOCA CERTA PARA O PLANTIO DA ESTACA DE PITAYA ?
PLANTEI ALGUMAS ESTACAS DE PITAYA COM APROXIMADO 50 CM DE COMPRIMENTO SÓ QUE OS BROTOS ESTÃO SAINDO RETORCIDOS E NÃO QUER SUBIR, É DOENÇA?
Marlene Barbosa Rocha
Estou com uma pequena plantação de pitaya,abre a flor mas não segura o fruto. o que pode estar acontesendo.
Rogers
Marlene, dependendo da espécie de pitaya você deve fazer a polinização manualmente, adubar com adubos ricos em potássio e magnésio e um pouco de farinha de ossos lhe dará bons frutos e evitarão sua queda,lembre-se que a adubação deve ser natural pois adubos químicos passam seu sabor para a pitaya, use esterco de galinha, casca de banana e farinha de ossos.
EDSON MORAES DA SILVA
o mês certo do plantio da pitaia porque me interesou muito esta fruta ela é muito gostosa
Ana Ramos
amo pitaia quero plantar na minha casa.
zelia
ótimo a explicação obrigada amei
Nídia do Carmo
Oi Zelia!

Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando os nossos artigos!

Valeu pelo comentário :)
Raimundo Batista Botelho
Bom dia, gostaria de saber se ela se adapta em terreno arenoso, pois tenho uma muda em meu jardim e é arenoso, já está com 2 anos e com tamanho de 50 centímetros mais ainda não tem uma flor. Obrigado!
osvane de paula toledo toledo
Bom dia qual a distancia entre cada pé se for plantado diretamente no chão
Editor umComo.com.br
Oi Osvane! Para plantar pitaia diretamente no solo deve deixar um espaçamento de cerca de 2 metros entre mudas. Obrigado pelo seu comentário e boas plantações :)

Como plantar Pitaia
Fonte: hdwallpapersfit.com
Fonte: Monique van der Lint flickr
Fonte: Monique van der Lint flickr
Fonte: thewholesomefoodcompany.com
1 de 4
Como plantar Pitaia