Outros Limpeza da cozinha e utensílios

Como tirar o calcário dos copos

Como tirar o calcário dos copos

Às vezes, costuma acontecer que ao limpar nossas peças de vidro da louça como copos, taças ou jarras, apareçam manchas esbranquiçadas que fazem com que o vidro não esteja 100% limpo e brilhante. São chamadas de manchas de água dura ou restos de calcário e geralmente acumulam-se em alguns minerais que se encontram na água. Geralmente aparecem nos copos pela dureza da água ao limpá-los ou por um excessivo uso de detergente utilizado no lava-louças.

Você acha que sãs manchas difíceis de eliminar? Então, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br e tome nota dos seguintes conselhos. De seguida, vamos explicar para você como tirar o calcário dos copos de forma rápida, simples e eficaz. Se quer que sua louça brilhe como nova, não hesite em seguir os seguintes conselhos.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar copos de vidro

Passos a seguir:

1

Antes de começar a limpar seus copos manchados de calcário, deve saber do que se trata esta mancha. Geralmente, é o resultado da calcinação das substâncias alcalinas e outros minerais que encontramos na água. A falta de abrilhantador na lavagem, a falta de sal no lava-louças, o excesso de detergente na lavagem ou a dureza da água e seu alto conteúdo em calcário podem gerar o aparecimento das manchas brancas no vidro. Por isso, é comum encontrá-las em copos e taças de vidro ou outros objetos do mesmo material.

2

Existem várias soluções caseiras e muito econômicas que ajudarão você a eliminar com facilidade os restos de calcário da sua louça ou tentar que as manchas possam chegar a essas peças. Por exemplo, com o sempre útil bicarbonato e o poder do limão poderá limpar o lava-louças e evitar, assim, que desprenda calcário em cada lavagem. Como fazer isso?

É simples. Deverá esvaziar completamente este eletrodoméstico e fazer uma lavagem curta com um limão aberto e bicarbonato. Quando tiver acabado o programa rápido, verifique se o bicarbonato desapareceu e se os filtros da máquina estão limpos. Depois, volte a colocar os copos manchados de calcário no lava-louças, adicione um pouco mais de bicarbonato e programe uma lavagem rápida. Vê como brilham agora?

Como tirar o calcário dos copos - Passo 2
3

Se o problema se encontra após ter lavado as taças ou copos de vidro no lava-louças, preste atenção em outro grande clássico da limpeza. Desta vez vamos usar vinagre e limão para conseguir que as nossas peças fiquem totalmente brilhantes e transparentes, sem nenhuma mancha branca, já que o vinagre contém propriedades de limpeza que contribuirão para deixar o copo como novo.

Encha um recipiente ou a pia da cozinha com água quente, adicione um pouco de vinagre branco e coloque lá dentro as taças para deixá-las de molho durante quinze minutos aproximadamente. Passado esse tempo, os restos de calcário terão desaparecido, mas para eliminar o cheiro e o sabor de vinagre que terá ficado nas peças, recomendamos que você volte a lavar os copos e as taças desta vez com água quente e limão. Pronto!

Como tirar o calcário dos copos - Passo 3
4

Seguindo o truque anterior, pode realizar uma mistura de vinagre branco e água quente em partes iguais, mergulhar os copos com restos de calcário e depois tornar a lavá-los, mas desta vez com a ajuda de sabão suave. Uma vez acabado o processo de limpeza, seque-os à mão com a ajuda de uma toalha para ter a certeza de que os restos de calcário desapareceram.

5

Por último, queremos dar a você alguns conselhos para se certificar de que seu lava-louça não deixará restos de calcário em seus copos ou taças de vidro. Tome nota:

  • Controle que nos depósitos do eletrodoméstico sempre tenha quantidade suficiente de sal, abrilhantador e detergente.
  • Controle os filtros do lava-louças e troque-os se necessário.
  • Utilize produtos de limpeza de calcário de vez em quando para lavar os filtros e se certificar de que o lava-louça funciona corretamente.
  • Coloque sempre uma rodela de limão em cada lavagem. Isto irá permitir reduzir os restos de calcário e, ao mesmo tempo, evitará que se acumulem maus odores no lava-louça.
  • Por último, não hesite em fazer uma lavagem com o lava-louça vazio à base de bicarbonato uma vez por mês para que não se acumule o calcário e se manchem suas peças de vidro.

Neste artigo de umComo damos a você alguns conselhos sobre limpar o lava-louça que certamente ajudarão você a mantê-lo em ótimas condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o calcário dos copos, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
viviane terra
gostei da dica, usei o bicarbonato com limão e resolveu, tirou quase todas as manchas de formas de vidro que estavam bem esbranquiçadas.Vou repetir outras vezes.
Edilson
Fiz o procedimento da água quente com o vinagre branco respeitando inclusive os 15 minutos mas obtive sucesso, nem se quer diminuiram as manchas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edilson! E já experimentou a solução do limão com bicarbonato de sódio?
1 de 3
Como tirar o calcário dos copos